Como funciona contrabando?

Perguntado por: António Raúl Pinto Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

Contrabando é a prática da importação ou exportação clandestina de mercadorias e bens de consumo que dependem de registro, análise ou autorização de órgão público competente. Já o descaminho é a entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem passar pelos trâmites burocrático-tributários devidos.

Como funciona o contrabando no Brasil?

Sem pagar impostos e sem atender às normas brasileiras, o produto contrabandeado desequilibra o mercado nacional ao ganhar vantagem competitiva sobre o que é produzido e comercializado pelo mercado formal, prejudicando a criação de empregos e os investimentos em educação, cultura e segurança pública.

Quais são os tipos de contrabando?

Aludido artigo prescreve dois tipos penais, consistindo o primeiro na exportação ou importação de mercadoria proibida e o segundo na ilusão, total ou parcial, de tributo ou direito devido pela exportação ou importação de mercadorias não proibidas.

Qual a diferença entre pirataria e contrabando?

Pirataria X contrabando

É importante entender a diferença entre os dois. “O contrabando é a introdução no mercado nacional de mercadorias proibidas, por exemplo o cigarro sem autorização da Anvisa. A pirataria é um outro ilícito que não necessariamente é uma mercadoria estrangeira. Ele pode ser feito também no Brasil.

Como contrabando afeta a vida das pessoas?

Muitos dos problemas de segurança, saúde, educação e desenvolvimento socioeconômico do país têm sua origem nas fronteiras, na entrada de produtos ilegais de contrabando e de tráfico de armas e drogas, que prejudicam a indústria nacional e compro- metem diretamente a qualidade de vida da população.

Entenda como funciona o esquema de contrabando de produtos no Brasil

43 questões relacionadas encontradas

Como o contrabando afeta a economia?

PREJUÍZOS DO CONTRABANDO E DESCAMINHO NA ECONOMIA

O contrabando e o descaminho são causa desse desequilíbrio mercadológico nos mais diversos setores da sociedade, o que impede a criação de milhões de empregos por ano e prejudica a economia formal.

O que caracteriza crime de pirataria?

O crime da pirataria se refere principalmente à violação de direitos autorais, conforme consta no artigo 184 do Código Penal brasileiro.

Quais são os tipos de pirataria?

Cinco tipos principais de pirataria de software
  • Falsificação. Este tipo de pirataria é a duplicação, a distribuição ou a venda ilegal de materiais com copyright, cuja intenção é imitar o produto original. ...
  • Pirataria na Internet. ...
  • Pirataria feita pelo usuário final. ...
  • Uso excessivo do cliente-servidor. ...
  • Instalação no disco rígido.

O que é pirataria no Brasil?

Pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.

Quais são os principais produtos contrabandeados no Brasil?

O cigarro é o principal produto contrabandeado. Em 2019, foram apreendidos 45 milhões de maços. O que representa 76% a mais do que em 2018. Em segundo lugar, aparece a apreensão de celulares.

Quais são os produtos mais contrabandeados no Brasil?

  • Cigarros. Cigarros foram os campeões nas apreensões da Receita Federal em 2018, com um valor de R$ 1,3 bilhão. ...
  • Brinquedos. ...
  • Eletrônicos. ...
  • Vestuário. ...
  • Veículos. ...
  • Óculos de sol. ...
  • Informática. ...
  • Relógios.

Quais são os produtos de contrabando?

Entre os principais produtos que os contrabandistas tentaram trazer para o Brasil por rios e estradas clandestinas estão cigarros, veículos e eletrônicos, segundo a Receita Federal e da Polícia Federal no Paraná. Houve registros até de produtos sendo transportados equipamentos manuseados com controle remoto.

Qual a pena para o crime de contrabando?

A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão. Algumas mercadorias, como drogas, armas e medicamentos falsificados, são objeto de crimes específicos, geralmente chamados de tráfico e punidos com penas maiores.

Quem é o maior contrabandista de cigarro do Brasil?

Maior contrabandista de cigarros do Brasil está preso em Curitiba
  • Já está preso em Curitiba o maior contrabandista de cigarros do país. ...
  • Luiz Henrique Boscatto foi entregue pelas autoridades paraguaias para Polícia Federal brasileira na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Tem fiança para contrabando?

O Superior Tribunal de Justiça vai decidir, em breve, se acusado de crime de contrabando pode pagar fiança para ficar em liberdade. A questão será analisada pela 6ª Turma do STJ no pedido de Habeas Corpus de Janete Teresinha Queirós e Wides Leivinha Schuck.

Qual a causa da pirataria no Brasil?

Recursos públicos escassos, uso de tecnologia avançada nos crimes, sistema judicial desatualizado que dificulta a punição a infratores. Essas são algumas razões apontadas por especialistas para os parcos resultados obtidos até hoje na redução da pirataria no Brasil.

É crime consumir pirataria?

Pirataria é crime e está previsto no art. 184 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. Já para aquele que compra o produto pirateado sabendo desta qualidade, pratica o delito de receptação, punido com pena de até um ano de prisão, além de multa (art. 180 do CP).

Quais são os produtos mais pirateados?

Prejuízo do comércio com a pirataria chegou a R$ 822 milhões no ano, segundo o levantamento feito pela Fecomércio. Roupas lideram as compras de produtos falsos.
  • Brinquedos (17,3%)
  • Relógios (16,3%)
  • Programas de computador (13,3%)
  • TV por assinatura (11,2%)
  • Cigarros (10,2%)
  • Perfumes (9,2%)
  • Artigos esportivos (7,1%).

Quais os maiores exemplos de pirataria que acontecem hoje?

Top 5 – Os produtos piratas mais vendidos
  1. CD e DVD. CDs e DVDs encabeçam a lista de produtos piratas mais consumidos no Brasil desde que a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) iniciou estudos anuais sobre o assunto, em 2006. ...
  2. Óculos. ...
  3. Roupas. ...
  4. Tênis. ...
  5. Equipamentos eletrônicos.

Quais são as causas da pirataria?

Além de sonegar milhões em direitos intelectuais de inventores, artistas e autores, a pirataria elimina empregos, afugenta capitais e inviabiliza a competição com empresas sérias que investem em pesquisa, pagam seus impostos e cumprem todas as exigências legais e fiscais.

O que é a pirataria de software?

Pirataria de software é a cópia ou download de algum programa de computador, sem que haja autorização clara do autor, ou seja, sem a licença de uso. Essa prática é ilegal mesmo se for reproduzida em pequenas quantidades ou para uso doméstico.

O que não é considerado pirataria?

A cópia adquirida por meios erroneamente considerados ilícitos para uso privado e sem intuito de lucro não pode ser considerada pirataria; sendo pirataria, então esta não é crime.

Quando a pirataria foi considerada crime?

Foi publicada, em 2/7/2003, a Lei nº 10.695, que altera o Código Penal e o Código de Processo Penal no que diz respeito aos crimes de violação de direito de autor e dos direitos conexos, sendo considerada como a nova arma para o combate à pirataria.

Quando a pirataria virou crime?

O termo “pirataria”, no entanto, foi tratado inicialmente pela Lei de Direitos Autorais, criada em 1998 (Lei n.º 9.610/1998).

Qual a diferença entre contrabando e tráfico?

E qual a diferença entre o contrabando e os tipos de tráfico internacional, como por exemplo, o de drogas, pessoas ou armas? Tem como significado o Contrabando, como o ato de importar ou exportar mercadoria proibidas e o Tráfico como um negócio clandestino ou comércio ilegal.

Artigo anterior
Quanto tempo o ceratocone evolui?
Artigo seguinte
O que significa renúncia excedente 60 salários?