Como funciona a transformação isovolumétrica?

Perguntado por: Renato Pinheiro Mendes  |  Última atualização: 6. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

Transformação isocórica ou isovolumétrica é quando um gás, submetido a um sistema fechado, sofre alteração de temperatura e pressão, mas mantém o volume.

O que é um processo Isovolumétrico?

Transformações isovolumétricas são aquelas que ocorrem sem que haja variações no volume da substância de trabalho. Nas transformações isovolumétricas, o gás não realiza trabalho, nem o sistema pode realizar trabalho sobre o gás, uma vez que o recipiente que o encerra é rígido.

O que acontece na transformação isométrica?

Isometria é uma transformação geométrica que, aplicada a uma figura geométrica, mantém as distâncias entre pontos. Ou seja, os segmentos da figura transformada são geometricamente iguais aos da figura original, podendo variar a direção e o sentido. Os ângulos mantêm também a sua amplitude.

Como explicar a transformação isobárica?

A transformação isobárica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, a pressão permanece constante durante o processo. Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles e Gay-Lussac.

Como ocorre a transformação isotérmica?

A transformação isotérmica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, a temperatura permanece constante durante o processo. Essa transformação também recebe o nome de Lei de Boyle-Mariotte.

Transformação isocórica - Brasil Escola

39 questões relacionadas encontradas

Qual a fórmula da transformação isovolumétrica?

Para você entender a representação matemática da Lei de Gay-Lussac: P = k.T , veja que 'P' é a Pressão; 'T' é a Temperatura, e 'k' é uma constante de proporcionalidade.

Qual a diferença entre transformação isobárica e isotérmica?

Transformação isotérmica – qualquer expansão ou contração lenta de um gás que ocorra em uma temperatura constante. Transformação isobárica – resfriamento do gás contido em uma bexiga colocada para esfriar num refrigerador.

Quais são os 4 tipos de transformações gasosas?

Existem quatro tipos de transformações gasosas: isobárica, isotérmica, isovolumétrica e adiabática.
  • → Transformação isobárica.
  • → Transformação isotérmica.
  • → Transformação isovolumétrica.
  • → Transformação adiabática.
  • → Lei de Boyle.
  • → Lei de Gay-Lussac.
  • → Lei de Charles.

Qual é a fórmula da transformação isobárica?

Transformação Isobárica

Numa expansão isobárica, o volume e a temperatura aumentam. Portanto, aumenta a temperatura e consequentemente a energia interna: ΔU > 0. Mas, pela primeira lei, temos que ΔU = Q – T.

O que é transformação isovolumétrica exemplos?

A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão. Por exemplo, imagine uma lata do tipo spray. Em seu rótulo é dito que não se deve incinerá-la.

Quais os tipos de transformações Isometricas?

A isometria inclui simetrias de reflexão, translação e rotação. A reflexão é uma transformação que espelha todos os pontos de um lugar geométrico em relação a um ponto, uma reta ou um plano. Já a translação desloca uma figura original segundo uma direção, um sentido ou um comprimento.

Qual é a fórmula da transformação isométrica?

A fórmula matemática que expressa a transformação isotérmica é dada por: P.V = k, porque quando duas grandezas como essas são inversamente proporcionais, o seu produto é sempre uma constante.

O que é um processo isométrico?

Nos processos isotérmicos, a temperatura do sistema se mantém constante durante todo o processo. Sendo assim, para gases ideais a energia interna também se mantém constante. Ouça o texto abaixo!

Como ocorre a transformação isocórica?

A transformação isocórica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, o volume permanece constante durante o processo. Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles.

Quais são as transformações dos gases?

As transformações gasosas podem ser: isotérmica, isobárica e isovolumétrica. Ouça o texto abaixo!

Qual é a lei geral dos gases?

Ela pode ser enunciada da seguinte maneira: “para uma quantidade fixa de gás ideal, mantida à pressão constante, o volume por ele ocupado é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta”.

Qual é o nome dado a transformação gasosa onde não há troca de calor?

Compressão adiabática: há um grande aumento na pressão do gás e uma diminuição de seu volume sem que haja trocas de calor. Expansão adiabática: há um grande aumento no volume do gás e uma diminuição da pressão sem que haja trocas de calor. Expansão isobárica: há um aumento no volume do gás sob pressões constantes.

O que é uma transformação isobárica e exemplos?

Uma transformação isobárica é uma variação do volume e da temperatura de determinado gás, porém com a pressão constante. Daí o significado do termo “isobárica”, que é uma palavra que vem do grego: iso = igual; e baros = pressão; ou seja, a pressão permanece igual, não varia.

O que é uma transformação isotérmica exemplo?

Um gás sofre uma transformação isotérmica quando há a variação da sua pressão e do seu volume, com a temperatura sendo mantida constante. Nesse caso, surgiu a Lei de Boyle, que diz que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais.

Para que serve a transformação isotérmica?

Uma transformação isotérmica é uma transformação termodinâmica que ocorre a temperatura constante em um sistema fechado, sistema este que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança.

O que é transformação química 5 Exemplos?

Exemplos de transformações químicas:

a queima de uma folha de papel; uma comida que estraga; um vinho que azeda; formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.

Artigo anterior
O que é melhor aguarrás ou thinner?
Artigo seguinte
Quando emagrece as estrias diminui?