Como funciona a responsabilidade por fato dos serviços dos profissionais liberais?

Perguntado por: Filipe Francisco Vicente Sousa Ramos  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

A responsabilidade civil dos profissionais liberais é apurada mediante verificação de culpa, ou seja, sujeita-se à comprovação de que os danos causados decorreram da negligência, da imprudência ou da imperícia do agente, nos termos do disposto no artigo 14, § 4º, do Código de Defesa do Consumidor.

Como o profissional liberal oferece serviços ele tem total responsabilidade no serviço prestado?

Via de regra, na maioria dos serviços prestados por profissionais liberais é assumida uma obrigação de meio e isso pelo tipo de atividade que exercem, já que em grande parte das situações não poderá ser garantido um determinado resultado. A definição das obrigações de meio é incontroversa, pacífica na doutrina.

Como se caracteriza a responsabilidade do profissional liberal justifique?

A responsabilidade do profissional liberal é subjetiva, ou seja, é necessário que se demonstre a culpa do profissional, ou nos dizeres de Silvio Rodrigues3, in verbis: ... De modo que a prova da culpa do agente causador do dano é indispensável para que se surja o dever de indenizar.

Como é a responsabilidade civil dos prestadores de serviços profissionais liberais pelo fato do serviço?

Em regra a responsabilidade do fornecedor pelo fato do serviço é objetiva, ou seja, o fornecedor responde independentemente de culpa pelos danos causados aos consumidores. Entretanto, o art. ... 4º A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

O que se entende por Atividade-meio como se caracteriza a responsabilidade do profissional liberal?

De maneira geral, nas obrigações de meio, o profissional tem o dever de agir de forma diligente, sem necessariamente estar vinculado ao resultado da atividade. Já nas obrigações de resultado, a atividade almeja um resultado certo e determinado, sendo esse objetivo a própria obrigação.

CDC- Responsabilidade do profissional liberal

34 questões relacionadas encontradas

O que é um profissional liberal?

Trabalhe por conta própria e seja um profissional liberal

O profissional liberal é aquele que pode trabalhar por conta própria, sem vínculo empregatício e sem a necessidade de registros profissionais, mas precisa estar registrado a uma ordem ou conselho profissional.

O que são profissionais liberais Cite dois exemplos?

O profissional liberal tem formação universitária ou técnica e tem liberdade para executar a sua atividade, podendo ser empregado ou trabalhar por conta própria. Exemplos: médicos, advogados, arquitetos, dentistas, jornalistas.

Como se caracteriza a responsabilidade civil dos profissionais liberais?

A responsabilidade civil dos profissionais liberais é apurada mediante verificação de culpa, ou seja, sujeita-se à comprovação de que os danos causados decorreram da negligência, da imprudência ou da imperícia do agente, nos termos do disposto no artigo 14, § 4º, do Código de Defesa do Consumidor.

O que é ação de responsabilidade civil?

O objetivo da Responsabilidade civil é reparar o dano causado que tenha levado a diminuição do bem jurídico da vítima, sendo que sem dano não há reparação, só podendo existir a obrigação de indenização quando existir dano, que pode ser de ordem material ou imaterial.

O que vem a ser responsabilidade civil por ato de outrem?

Existem duas responsabilidades, a do causador direto do dano, e a da pessoa também encarregada de indenizar, assim se faz necessário que o agente tenha agido com culpa, ou no caso de incapazes, que tenha ocorrido uma conduta contraria ao Direito.

Como se define o profissional liberal para fins de direito do consumidor?

No caso dos profissionais liberais sua responsabilidade pessoal perante os consumidores será subjetiva. O profissional liberal é aquele que tem ausência de subordinação e realiza atividade no exercício permanente de uma profissão, geralmente relacionadas com conhecimento técnico especializado.

O que é responsabilidade objetiva e subjetiva?

Responsabilidade civil: subjetiva X objetiva

A diferença é que na responsabilidade civil subjetiva a vítima precisa provar a culpa do agente, enquanto que na responsabilidade civil objetiva não há necessidade comprobatória de culpa.

É possível afirmar que a responsabilidade numa relação de consumo é subjetiva Justifique sua resposta?

Devido às peculiaridades da relação de consumo entretida entre consumidor e profissional liberal, a responsabilidade civil aplicável ao caso é a subjetiva, não importando se se trata de vício ou defeito na prestação do serviço.

Como o consumidor pode garantir seus direitos em uma prestação de serviço?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, o cliente tem até 90 dias para reclamar de defeitos ou problemas no serviço recebido. ... II – 90 (noventa) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e produto duráveis.”

Como consumidor pode garantir seus direitos em uma prestação de serviço?

Exija o recibo de todo o pagamento efetuado, além da nota fiscal de serviço do material utilizado. Nunca efetue o pagamento antecipado. Caso o prestador de serviços exija um adiantamento, nunca pague mais que 50% do valor combinado. Depois de executado o serviço, verifique se ele ficou conforme o solicitado.

O que fazer quando um serviço não é prestado?

No caso do serviço não prestado, é importante reconhecer o dano sofrido e a obrigação de a empresa em ressarcir os prejuízos. Além da reparação do dano material, que pode ocorrer através de indenização ou abatimento/compensação proporcional, o consumidor também pode exigir a reparação do dano moral.

Quando cabe a responsabilidade civil?

Basta à responsabilidade civil, portanto, que no momento da conduta, ou o sujeito causou prejuízo intencional a outrem, no caso do dolo, ou o causou por agir sem o dever de cuidado, no caso da culpa stricto sensu. Há imprecisões doutrinárias quanto à culpa como elemento da responsabilidade civil.

Quais são os requisitos da responsabilidade civil?

artigo 927 do Código Civil de 2002

A responsabilidade civil objetiva caracteriza-se com a demonstração de três requisitos: conduta (ação ou omissão), dano e nexo de causalidade, não sendo exigido, portanto, a demonstração da culpa do agente.

São elementos da responsabilidade civil?

Os elementos ou pressupostos gerais da responsabilidade civil são os seguintes: conduta ou ato humano, nexo de causalidade e o dano ou prejuízo.

O que é responsabilidade objetiva e subjetiva no CDC?

A diferença entre a responsabilidade subjetiva e a objetiva reside, basicamente, no fato de que a primeira depende da comprovação de dolo ou culpa, enquanto a segunda, estará caracterizada desde que o nexo causal esteja comprovado.

Quais os fatos que podem ensejar o dever de indenizar na seara da responsabilidade civil do profissional liberal?

Percebe-se que a responsabilização civil dos profissionais liberais se traduz em uma exceção à regra, insculpida pelo Código de Defesa do Consumidor; pois, deverá ser apurada, mediante a comprovação não somente do dano e seu nexo de causalidade; mas também, da culpa por parte do causador.

Qual a sua opinião pessoal sobre a questão dos Engenheiros enquanto profissionais liberais poderem ser responsabilizados subjetivamente?

O engenheiro, por se tratar de prestador de serviço e, portanto, profissional liberal, somente, responderá se comprovada sua culpa, ou seja, sua responsabilidade é pessoal e subjetiva. No momento em que ele só assume elaborar o projeto de construção, estará assumindo uma obrigação de meio que segundo Gagliano (2011, p.

Quais os tipos de profissionais liberais?

Alguns exemplos de profissionais liberais são:
  • médicos.
  • dentistas.
  • corretores de imóveis.
  • arquitetos.
  • advogados.
  • jornalistas.
  • engenheiros.
  • arquivista.

O que é um profissional liberal ou autônomo?

O trabalhador autônomo atua por conta própria e conta com independência financeira e econômica. Ao contrário do profissional liberal, trabalhador autônomo não precisa de uma qualificação para realizar suas atividades.

Qual a diferença de profissional liberal e autônomo?

O trabalhador autônomo é aquele que trabalha por conta e não necessariamente têm uma formação – ou seja, qualquer pessoa pode ser tornar um. ... Outra característica é que o autônomo pode prestar serviços a empresas, mas não pode ter vínculo empregatício com ela – diferentemente do liberal.

Artigo anterior
Qual era o principal objetivo do neocolonialismo?
Artigo seguinte
Como desbloquear Hulu?