Como funciona a prospecção de clientes?

Perguntado por: Tomás Gonçalves Pires  |  Última atualização: 10. März 2022
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Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.

Como fazer a prospecção de clientes?

10 dicas para a prospecção de clientes em seu negócio
  1. Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
  2. Não misture as tarefas. ...
  3. Peça indicações aos clientes atuais. ...
  4. Olhe para o seu portfólio. ...
  5. Esteja on-line. ...
  6. Conheça o cliente. ...
  7. Visite feiras e convenções. ...
  8. Ajuste o foco.

O que faz a prospecção de clientes?

A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.

Quais são os tipos de prospecção?

Conheça os tipos de prospecção de clientes
  1. Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
  2. Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
  3. Referral Marketing. ...
  4. Canais.

Quais são os meios mais eficazes na prospecção de clientes?

Quais as melhores técnicas de prospecção de clientes?
  • Construir o perfil de público ideal. ...
  • Traçar metas e objetivos. ...
  • Usar tecnologias na prospecção. ...
  • Montar roteiro de vendas. ...
  • Usar e-mail de prospecção. ...
  • Fazer cold call. ...
  • Adotar técnicas de follow-up. ...
  • Estar preparado para as objeções.

Como prospectar Clientes - 5 coisas que não falham na máquina de crescimento

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Qual o principal objetivo da prospecção?

A prospecção é a parte inicial de qualquer processo de vendas. Nela, busca-se identificar pessoas ou empresas com o perfil que se deseja e depois qualificá-las para uma abordagem comercial.

O que falar em uma prospecção?

Informe o motivo do seu contato, diga quem você é, qual é sua empresa e que tipo de soluções tem a oferecer. Nem muito mais, nem muito menos. Procure despertar o interesse por uma conversa mais aprofundada para que chegue a seu objetivo: a visita propriamente dita.

Quem faz a prospecção?

Quando se fala em prospecção ativa, a área comercial é a responsável por conseguir novos clientes. Nesse caso, os vendedores ou pré-vendedores buscam contato com o prospect por meio de um determinado canal – essa escolha pode variar bastante, pois depende das características do seu público.

O que faz um agente de prospecção?

Prospecção de clientes. Estudar o cliente antes de entrar em contato. Ligar, enviar e-mail ou usar outras mídias (como WhatsApp e LinkedIn, por exemplo) para se comunicar com os clientes. Qualificar os leads durante esses contatos (isto é, saber se realmente têm o perfil de cliente ideal)

O que é prospecção e como fazer?

Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.

Quais palavras usar para abordar um cliente?

Especialistas em vendas listam algumas frases para que a abordagem ao cliente seja a mais natural possível
  • “Bom dia, tudo bem?”
  • “Já conhece nossa loja?”
  • “Tem algo específico que você gostaria de ver?”
  • “O que você acha disso?”
  • 5. “ Veja os detalhes desse produto”

O que falar para o cliente?

9 dicas de como falar bem ao telefone com cliente
  1. Saiba quem está do outro lado da linha. ...
  2. Conte com um bom roteiro de atendimento. ...
  3. Ouça o que o cliente tem a dizer. ...
  4. Use o nome do cliente durante a ligação. ...
  5. Não use termos que sugerem intimidade. ...
  6. Demonstre empatia pelo cliente durante a ligação.

Como fazer uma boa prospecção por telefone?

6 técnicas para abordar um cliente por telefone
  1. Conduza bem os primeiros 30 segundos.
  2. Utilize o método AIDA.
  3. Mantenha entonação.
  4. Adapte-se ao perfil do cliente.
  5. Saiba ouvir.
  6. Identifique objeções.

Por que prospectar?

A prospecção ajuda a ampliar a base de leads da empresa, gerando um valioso banco de dados que poderá ser utilizado em ações e campanhas futuras. Pode acontecer de o contato iniciado não gerar venda, mas o atendimento ter sido tão bom que o prospect indique sua empresa para sua rede de contatos.

O que é a prospecção de mercado?

A prospecção é um processo de exploração de mercado. Pode-se dizer que tem propósito em conquistar e despertar o interesse de clientes para que adquiram produtos e serviços de uma determinada empresa.

Por que a prospecção é importante para uma equipe comercial?

Quando você pratica a prospecção, consegue encontrar não somente novos clientes, mas pessoas que vão vestir a camisa de sua empresa, e que têm todo para se tornarem fiéis aos seus serviços. Isso significa um investimento com resultados em curto, médio e longo prazo.

Como melhorar sua prospecção de clientes?

Como melhorar a prospecção de clientes? Confira 7 dicas!
  1. Prospectar é diferente de vender. ...
  2. Estude o seu mercado. ...
  3. Peça indicações. ...
  4. Analise o histórico dos seus clientes. ...
  5. Tenha alguém para fazer a prospecção. ...
  6. Mantenha o contato. ...
  7. Estabeleça metas.

Quais as técnicas que você mais utiliza na hora de abordar o cliente no ato do primeiro contato deste com a empresa?

9 técnicas de abordagem ao cliente
  • Conheça seu produto ou serviço como a palma da mão. ...
  • Entenda o perfil do cliente. ...
  • Use argumentos verdadeiros. ...
  • Conheça os melhores gatilhos de vendas. ...
  • Exercite uma comunicação empática. ...
  • Pratique a escuta ativa. ...
  • Vá além do script de vendas. ...
  • Tenha objetividade.

Como melhorar prospecção ativa?

Como fazer uma prospecção ativa?
  1. Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
  2. Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
  3. Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
  4. Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
  5. Determine uma rotina de prospecção. ...
  6. Peça indicações aos clientes atuais.

O que é prospecção ativa e passiva?

Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.

O que é prospecção outbound?

A prospecção outbound é uma estratégia de venda proativa comumente conhecida pelas empresas. Nela, o vendedor entra em contato com um cliente através dos vários meios de comunicação disponíveis (telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais) a fim de promover seu produto ou serviço.

O que é prospecção B2C?

O disputado mercado de vendas B2C

A sigla B2C quer dizer business to consumer (em português, empresa para cliente). Ou seja, são as organizações que vendem para os consumidores finais. ... Na verdade, esse fato só torna o trabalho de vendas mais difícil, pois é preciso achar os clientes certos para o seu negócio.

O que são vícios na prospecção?

Prometer e não cumprir

Abre porta para que o lead faça o mesmo com você nas outras etapas da venda. A reciprocidade que você tanto pede na suas vendas sendo usada contra você. É um pequeno detalhe, mas que somado à outros vícios de venda resultam no não do teu prospect. Se prometeu cumpra!

Onde prospectar clientes?

Top 4 estratégias de como prospectar clientes pela internet
  1. Defina os canais ideais para prospecção. ...
  2. Invista em marketing de conteúdo. ...
  3. Trabalhe com anúncios pagos. ...
  4. Planeje estratégias de e-mail marketing.

Como prospectar clientes externos?

Como prospectar clientes?
  1. Defina o seu perfil de cliente ideal. ...
  2. Crie sua lista de contatos a partir disso. ...
  3. Conte com a ajuda de clientes estrelas. ...
  4. Tenha as respostas e perguntas certas no primeiro contato. ...
  5. Crie uma planilha para controle desses possíveis clientes.

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