Como funciona a prospecção de clientes?
Perguntado por: Tomás Gonçalves Pires | Última atualização: 10. März 2022Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)
Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.
Como fazer a prospecção de clientes?
- Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
- Não misture as tarefas. ...
- Peça indicações aos clientes atuais. ...
- Olhe para o seu portfólio. ...
- Esteja on-line. ...
- Conheça o cliente. ...
- Visite feiras e convenções. ...
- Ajuste o foco.
O que faz a prospecção de clientes?
A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.
Quais são os tipos de prospecção?
- Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
- Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
- Referral Marketing. ...
- Canais.
Quais são os meios mais eficazes na prospecção de clientes?
- Construir o perfil de público ideal. ...
- Traçar metas e objetivos. ...
- Usar tecnologias na prospecção. ...
- Montar roteiro de vendas. ...
- Usar e-mail de prospecção. ...
- Fazer cold call. ...
- Adotar técnicas de follow-up. ...
- Estar preparado para as objeções.
Como prospectar Clientes - 5 coisas que não falham na máquina de crescimento
Qual o principal objetivo da prospecção?
A prospecção é a parte inicial de qualquer processo de vendas. Nela, busca-se identificar pessoas ou empresas com o perfil que se deseja e depois qualificá-las para uma abordagem comercial.
O que falar em uma prospecção?
Informe o motivo do seu contato, diga quem você é, qual é sua empresa e que tipo de soluções tem a oferecer. Nem muito mais, nem muito menos. Procure despertar o interesse por uma conversa mais aprofundada para que chegue a seu objetivo: a visita propriamente dita.
Quem faz a prospecção?
Quando se fala em prospecção ativa, a área comercial é a responsável por conseguir novos clientes. Nesse caso, os vendedores ou pré-vendedores buscam contato com o prospect por meio de um determinado canal – essa escolha pode variar bastante, pois depende das características do seu público.
O que faz um agente de prospecção?
Prospecção de clientes. Estudar o cliente antes de entrar em contato. Ligar, enviar e-mail ou usar outras mídias (como WhatsApp e LinkedIn, por exemplo) para se comunicar com os clientes. Qualificar os leads durante esses contatos (isto é, saber se realmente têm o perfil de cliente ideal)
O que é prospecção e como fazer?
Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.
Quais palavras usar para abordar um cliente?
- “Bom dia, tudo bem?”
- “Já conhece nossa loja?”
- “Tem algo específico que você gostaria de ver?”
- “O que você acha disso?”
- 5. “ Veja os detalhes desse produto”
O que falar para o cliente?
- Saiba quem está do outro lado da linha. ...
- Conte com um bom roteiro de atendimento. ...
- Ouça o que o cliente tem a dizer. ...
- Use o nome do cliente durante a ligação. ...
- Não use termos que sugerem intimidade. ...
- Demonstre empatia pelo cliente durante a ligação.
Como fazer uma boa prospecção por telefone?
- Conduza bem os primeiros 30 segundos.
- Utilize o método AIDA.
- Mantenha entonação.
- Adapte-se ao perfil do cliente.
- Saiba ouvir.
- Identifique objeções.
Por que prospectar?
A prospecção ajuda a ampliar a base de leads da empresa, gerando um valioso banco de dados que poderá ser utilizado em ações e campanhas futuras. Pode acontecer de o contato iniciado não gerar venda, mas o atendimento ter sido tão bom que o prospect indique sua empresa para sua rede de contatos.
O que é a prospecção de mercado?
A prospecção é um processo de exploração de mercado. Pode-se dizer que tem propósito em conquistar e despertar o interesse de clientes para que adquiram produtos e serviços de uma determinada empresa.
Por que a prospecção é importante para uma equipe comercial?
Quando você pratica a prospecção, consegue encontrar não somente novos clientes, mas pessoas que vão vestir a camisa de sua empresa, e que têm todo para se tornarem fiéis aos seus serviços. Isso significa um investimento com resultados em curto, médio e longo prazo.
Como melhorar sua prospecção de clientes?
- Prospectar é diferente de vender. ...
- Estude o seu mercado. ...
- Peça indicações. ...
- Analise o histórico dos seus clientes. ...
- Tenha alguém para fazer a prospecção. ...
- Mantenha o contato. ...
- Estabeleça metas.
Quais as técnicas que você mais utiliza na hora de abordar o cliente no ato do primeiro contato deste com a empresa?
- Conheça seu produto ou serviço como a palma da mão. ...
- Entenda o perfil do cliente. ...
- Use argumentos verdadeiros. ...
- Conheça os melhores gatilhos de vendas. ...
- Exercite uma comunicação empática. ...
- Pratique a escuta ativa. ...
- Vá além do script de vendas. ...
- Tenha objetividade.
Como melhorar prospecção ativa?
- Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
- Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
- Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
- Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
- Determine uma rotina de prospecção. ...
- Peça indicações aos clientes atuais.
O que é prospecção ativa e passiva?
Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.
O que é prospecção outbound?
A prospecção outbound é uma estratégia de venda proativa comumente conhecida pelas empresas. Nela, o vendedor entra em contato com um cliente através dos vários meios de comunicação disponíveis (telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais) a fim de promover seu produto ou serviço.
O que é prospecção B2C?
O disputado mercado de vendas B2C
A sigla B2C quer dizer business to consumer (em português, empresa para cliente). Ou seja, são as organizações que vendem para os consumidores finais. ... Na verdade, esse fato só torna o trabalho de vendas mais difícil, pois é preciso achar os clientes certos para o seu negócio.
O que são vícios na prospecção?
Prometer e não cumprir
Abre porta para que o lead faça o mesmo com você nas outras etapas da venda. A reciprocidade que você tanto pede na suas vendas sendo usada contra você. É um pequeno detalhe, mas que somado à outros vícios de venda resultam no não do teu prospect. Se prometeu cumpra!
Onde prospectar clientes?
- Defina os canais ideais para prospecção. ...
- Invista em marketing de conteúdo. ...
- Trabalhe com anúncios pagos. ...
- Planeje estratégias de e-mail marketing.
Como prospectar clientes externos?
- Defina o seu perfil de cliente ideal. ...
- Crie sua lista de contatos a partir disso. ...
- Conte com a ajuda de clientes estrelas. ...
- Tenha as respostas e perguntas certas no primeiro contato. ...
- Crie uma planilha para controle desses possíveis clientes.
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