Como funciona a modalidade de licitação concorrência?

Perguntado por: Ariana Miranda de Nogueira  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (66 avaliações)

Concorrência, conforme definição legal, é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto (art. 22, § 1º, Lei 8.666/93).

Quando usar modalidade concorrência?

Via de regra, a Concorrência também é utilizada (independentemente do valor do contrato) nas seguintes situações:
  1. Compra de imóveis;
  2. Alienação de imóveis público;
  3. Concessão de direito real de uso;
  4. Licitações internacionais;
  5. Celebração de contratos de concessão de serviços públicos;

São fases da modalidade de concorrência no processo de licitação?

Em síntese, a concorrência apresenta as seguintes fases, em seu procedimento: edital ou fase de abertura, habilitação, classificação e julgamento das propostas, homologação e adjudicação.

Como fazer uma concorrência pública?

Como funciona a Concorrência Pública?
  1. abertura;
  2. habilitação — análise da documentação dos licitantes;
  3. classificação e julgamento das propostas — ocorre a abertura dos envelopes contendo as propostas dos participantes, onde são examinados e rubricados pelos licitantes e também pela comissão de licitação;

São modalidade de licitação pregão concorrência melhor técnica técnica e preço concurso e leilão?

As modalidades de licitação na Lei 8.666/1993 são: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Sendo que o pregão está disciplinado na Lei 10.520/2002. ... Dessa forma as modalidades da Lei 14.133/2021 são: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo.

Episódio 09 - A Concorrência | Série Licitações

22 questões relacionadas encontradas

Qual a melhor modalidade de licitação?

Técnica e preço é o tipo de licitação onde a proposta mais vantajosa para a Administração tem base na maior média ponderada, considerando-se as notas obtidas nas propostas de preço e de técnica. É obrigatório na contratação de bens e serviços de informática, nas modalidades tomada de preços e concorrência.

Quais as principais modalidades de licitação?

Por essa razão, hoje, existem as seguintes modalidades de licitação: a concorrência, o diálogo competitivo, o concurso, o pregão e o leilão.

Quem pode participar da Concorrência?

Os interessados em participar da Concorrência independem de serem cadastrados previamente no órgão. Veja que a lei diz que é uma modalidade entre QUAISQUER interessados que possuam os requisitos mínimos exigidos no edital. A Lei 8.666/1993 também traz outros assuntos importantes em relação à Concorrência: Art.

Qual a diferença entre um leilão é uma concorrência pública?

A modalidade concurso é utilizada entre quaisquer interessados, especificamente para trabalhos técnicos, científicos ou artísticos. Já no Leilão, a modalidade é aplicada na venda de bens móveis ou alienação de bens imóveis da Administração Pública.

Como fazer uma licitação na prefeitura?

Para participar de um processo licitatório através do Portal de Compras Públicas, é necessário fazer o seu cadastro no portal, ficar atento ao aviso de licitações, ler os editais com atenção, levantar os documentos necessários, se inscrever nos processos e enviar as propostas.

Quais são as fases do processo de licitação?

O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.

Quais são as 7 fases do processo de licitação?

Recapitulando, dentro do processo licitatório temos as seguintes fases:
  • Escolha da modalidade de licitação;
  • Elaboração do instrumento convocatório.
  • Habilitação;
  • Julgamento;
  • Homologação;
  • Adjudicação.

Quais são as fases do pregão?

O pregão compreende uma fase preparatória, instituída pelo Art. 3º da Lei 10.520, e uma fase externa, que está disciplinada no Art. 4º, em seus incisos, que compreende as fases: edital, julgamento e classificação, habilitação do licitante vencedor, adjudicação e homologação.

Qual a diferença entre concorrência e licitação?

A Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. ... Aplica-se em qualquer modalidade de licitação.

Como funciona a modalidade convite?

Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente ...

Quais os limites mínimos para a utilização da concorrência pública?

• Concorrência Pública

Limites para compras: Obras e serviços de Engenharia acima de R$ 3.300.000,01. Obras, produtos e Serviços Comuns acima de R$ 1.400.000,01.

O que é leilão público?

Um leilão é uma venda pública onde qualquer pessoa física ou jurídica com mais de 18 anos pode participar, sendo que o vencedor do certame é aquele que ofertar o maior lance acima do valor mínimo definido em cada lote.

Qual a finalidade do leilão?

Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art.

Quais são os tipos de leilões?

Quais são os tipos de leilão?
  • Leilão online. É a modalidade em que o procedimento é realizado pela internet. ...
  • Leilão presencial. É realizado em local, data e horários pré-agendados, e você precisa comparecer pessoalmente para fazer os lances e tentar o arremate. ...
  • Leilão simultâneo.

Qual dos princípios que são requisitos da concorrência identifica o julgamento por comissão?

Princípio do Julgamento Objetivo:

O julgador, seja o Pregoeiro ou a Comissão de Licitação, devem observar os critérios do edital nos seus julgamentos.

O que é habilitação preliminar na concorrência?

Habilitação preliminar É fase inicial do processo licitatório, que é, diferentemente de outras modalidades, realizada após sua abertura.

É inexigível a licitação quando?

É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: ... Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibili- dade: Pena – detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos e multa.

Quais as modalidades de licitação na nova lei?

Uma das grandes novidades da nova Lei de Licitações encontra-se no âmbito das modalidades de licitação, já que agora se prevê cinco delas: pregão, concorrência, concurso, leilão e o inédito diálogo competitivo, extinguindo-se, portanto, a tomada de preço e o convite, previstas na legislação anterior.

Quais as modalidades de licitação na conformidade da nova lei de licitação?

Com a aprovação da nova lei de licitações, houve uma mudança e algumas modalidades de licitação, como a tomada de preços e o convite, deixarão de existir. ... Técnica e preço; Maior lance, no caso do leilão; Maior retorno econômico.

O que são os tipos de licitação?

São quatro os tipos de licitação: “menor preço”, “maior lance ou oferta”, “melhor técnica” e “técnica e preço”. No tipo Menor Preço (Art. 45, §1º, I, Lei 8.666), será vencedora da licitação a proposta de menor valor, desde que atendidos os demais requisitos do edital ou carta-convite.

Artigo anterior
Quais as cervejas mais vendidas?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de funções que existem?