Como funciona a gravidade de um planeta?

Perguntado por: Mário Gabriel Pinto  |  Última atualização: 26. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

A gravidade de um astro, como a Terra ou o Sol, pode ser calculada com base na lei da gravitação universal. A aceleração gravitacional produzida por um corpo é proporcional à sua massa e à constante de gravitação universal e também inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro de massa desse corpo.

Como funciona a gravidade dos planetas?

Em teoria, a gravidade funciona da maneira em todos os planetas — e no universo como um todo. O que determina a “força” de atração de um corpo é a sua quantidade de massa.

O que faz a Terra ter gravidade?

A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

Como a força da gravidade atua em nosso planeta?

A força gravitacional expressa a atração física entre os corpos – e varia de acordo com a massa. Um exemplo cotidiano da ação dessa força é a maré oceânica, resultado da interação gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol, que faz a Terra se deformar diariamente.

Onde a gravidade é mais forte?

Lugares com mais massa, como montanhas, têm forças gravitacionais mais fortes. Locais com menos massa no subsolo, como vales e fossas oceânicas profundas, têm forças gravitacionais mais fracas. A massa cria gravidade. Se você vê uma mudança na gravidade, você vê uma mudança na massa.

Como FUNCIONA a GRAVIDADE!?

44 questões relacionadas encontradas

Por que a gravidade puxa para baixo?

Em relação à Terra, a massa é responsável por curvar o espaço-tempo e atrair todas as coisas que estão sobre ela para o seu núcleo massivo. Ou seja, eu e você somos puxados para baixo devido à gravidade do objeto cósmico.

O que a gravidade atrai?

A força gravitacional com a qual a Terra atrai todos os corpos ao seu redor é chamada de força peso ou simplesmente peso. Cuidado: quando nos referimos à quantidade de matéria que compõe algum corpo, fazemos referência à massa, e não ao peso.

Porque é que os planetas não caem?

Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria se junte e se mantenha intacta. Por isso existem planetas, estrelas e galáxias. Tal como nós somos puxados para o chão, pela mesma força da gravidade (se isso não acontecesse flutuávamos, tal como os astronautas no espaço).

Quanto maior a gravidade menor o tempo?

Na teoria da relatividade geral o universo é composto por quatro dimensões, três delas espaciais e uma temporal. A gravidade, em uma explicação simples, é um objeto com massa capaz de distorcer esse ambiente quadridimensional. Dessa forma, mais gravidade significa maior distorção no espaço tempo.

Onde termina a gravidade da Terra?

A Terra tem uma influência gravitacional sobre a Lua e a Lua tem uma influência gravitacional sobre a Terra. Não há um ponto zero (além do infinito). No entanto, à medida que nos aproximamos da Lua, a atracção da Terra torna-se cada vez mais fraca e a atracção da Lua torna-se cada vez mais forte.

Onde a gravidade e mais fraca na Terra?

Uma região no Oceano Índico tem gravidade mais fraca que no restante da Terra.

Onde fica o centro de gravidade na Terra?

Esse "buraco gravitacional" é o ponto mais baixo do geoide da Terra. Está localizado no Oceano Índico, ao sul do Subcontinente Indiano. É uma depressão circular que fica 105 metros abaixo do nível médio do mar e com uma área de mais de 3 milhões de quilômetros quadrados.

O que repele a gravidade?

A gravidade não tem dois lados como muita gente pensa, ela só exerce atração, jamais repele, é que existe uma força atrativa entre tudo aquilo que é feito de matéria. Essa força depende apenas da massa dos objetos que se atraem e da distância entre eles.

Qual planeta não tem gravidade?

Planetas anões não possuem gravidade suficientemente forte para atrair o material espacial que os rodeia, por isso, orbitam o Sol levando consigo uma grande quantidade de asteroides e poeira espacial.

Como Albert Einstein descobriu a gravidade?

Einstein concebeu a gravitação como uma curvatura provocada no espaço-tempo pela presença de massa. Essa ousada idéia, tornada pública em 1916, com a publicação da Teoria Geral da Relatividade, completava a demolição do edifício da Física clássica, iniciada em 1905.

O que sustenta o planeta Terra no espaço?

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

Porque a água do mar não cai?

Por causa do princípio da gravidade atmosférica, que atrai toda a matéria para o centro do Planeta. Anúncio. Resposta.

É possível a Lua cair na Terra?

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Qual é a maior força do universo?

Núcleos atômicos muito maiores que isso tendem a ser instáveis, pois, nesse caso, a força eletrostática é predominante. Trata-se da mais forte de todas as interações da natureza e é mediada por bósons chamados de glúons.

O que mantém a Terra suspensa no espaço?

A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites em suas respectivas órbitas, pela formação das marés pela convecção natural, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenómenos na Terra e no universo.

O que faz a Terra flutuar no espaço?

Por causa da inércia. No espaço sideral não existe alto e baixo, todas as direções, posições e velocidades são relativas. As únicas regras são: A inércia: todo corpo tende a manter sua quantidade e direção de movimento até que sofra uma força que a altere.

Por que o Sol não cai?

Por que o Sol não cai sobre a terra? Os corpos não "caem" no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.

Por que não sentimos que estamos de cabeça para baixo?

Essa aceleração que existe aqui na Terra em razão da força de atração do Sol e de outros astros, mas que não somos capazes de sentir é um tipo de aceleração centrípeta.

O que aconteceria se a gravidade fosse mais forte?

Se a gravidade tivesse uma intensidade um pouco maior, o universo não teria se expandido e logo entraria em colapso. Não haveria tempo para formar estrelas, planetas e até a vida, como ocorre na Terra.

Artigo anterior
Quantos dias passar em Lucerna?
Artigo seguinte
Que orgao fica do lado esquerdo da barriga?