Como funciona a drenagem pós abdominoplastia?

Perguntado por: Inês Abreu Brito  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

É feita com massagens sobre toda a área operada, e em pontos que ativam os gânglios linfáticos, levando a linfa até eles, facilitando assim o escoamento deste líquido. No início elas são bem suaves e não há dor durante a sessão.

Como deve ser feita a drenagem pós abdominoplastia?

A drenagem linfática tende a reduzir a dor do pós-operatório. A drenagem pós-abdominoplastia é feita manualmente, por meio de movimentos suaves e sem muita pressão. Quando a paciente se sente muito incomodada, a fisioterapeuta, muitas vezes, pode adequar a massagem, deixando-a mais confortável.

Quantos dias demora para tirar o dreno após abdominoplastia?

Recuperação da abdominoplastia

Os curativos devem ser retirados em 24 horas, e o paciente poderá tomar um banho completo. Os drenos costumam ser retirados em duas a três semanas.

É necessário fazer drenagem linfática pôs abdominoplastia?

Após a cirurgia de abdominoplastia, é necessário fazer sessões de drenagem linfática para aprimorar o resultado? Olá, a drenagem linfática costuma acelerar a melhora do edema no pós operatório e com isso melhorar o resultado final. Apesar de não ser obrigatório, o paciente vai se beneficiar do resultado pós drenagem.

O que acontece se não fizer drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma parte indispensável do tratamento pós cirúrgico, e caso não seja realizada pode atrapalhar o resultado da cirurgia. Ressaltando sempre que esse procedimento só deve ser iniciado com a liberação do médico responsável pela cirurgia.

Drenagem linfática no pós operatório | Dra. Leticia Suave

34 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não fizer drenagem pós lipo?

Isso aumenta a circulação na região, um dos fatores responsáveis pelo aparecimento do edema (inchaço) após a cirurgia. Ocorre que essa “inflamação” pode ser exagerada e quando não devidamente controlada no pós-cirúrgico pode trazer desconforto e efeitos estéticos indesejáveis.

Quais os riscos da drenagem linfática?

Olhando os três itens citados (leveza, ritmo e precisão), podemos falar que uma aplicação vigorosa e não leve, pode causar dor, hematomas e edemas, devido ruptura de pequenos vasos por estímulo excessivo sobre o sistema.

Quanto tempo depois da cirurgia pode fazer drenagem?

De forma geral, o tempo pós cirurgia que se deve esperar para fazer a drenagem linfática é entre cerca de 4 a 7 dias. Isso vale também para outras técnicas, inclusive.

Como fazer auto drenagem linfática pôs operatorio abdominoplastia?

A seguir deve:
  1. Fazer movimentos de pressão com a lateral da mão em volta do umbigo em direção à crista ilíaca, e depois da crista ilíaca até o região inguinal. Repetir entre 5-10 vezes de cada lado;
  2. A drenagem da parte lateral da barriga deve ser de cima para baixo, pressionando suavemente a pele até chegar ao quadril.

Como saber se a drenagem é boa?

Como saber se a Drenagem Linfática está sendo aplicada de forma correta? É simples! Se há hematomas, a massagem não está sendo feita da forma correta. A Drenagem é uma massagem com leve pressão e movimentos repetitivos, caso haja hematomas significa que algum vaso sanguíneo foi rompido.

Como é feita a drenagem linfática pôs operatorio?

A drenagem linfática pós cirúrgica é uma espécie de massagem que “empurra” o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos, onde ele será drenado. É feita de forma manual, mas sempre com movimentos suaves e sem muita pressão.

Como é feita a retirada do dreno?

Normalmente, tirar o dreno não dói e, por isso, não é preciso anestesia, no entanto em alguns casos, como no dreno torácico, pode-se aplicar anestesia local para diminuir o desconforto. A remoção do dreno pode causar desconforto por alguns segundos, que é o tempo que demora para o remover.

Como esvaziar dreno após cirurgia?

O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.

Quem pode retirar o dreno?

Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.

Quanto custa drenagem linfática pôs operatorio?

O valor da drenagem linfática no pós-operatório tem valor médio de R$ 60 reais, mas pode custar até R$ 150,00 dependendo da experiência do profissional e na onde será realizada.

Quanto tempo após a cesárea posso fazer drenagem linfática?

A drenagem pode ser efetuada a partir das 12 semanas até ao parto e pode ser retomada 1-2 meses após o parto.

Quantas vezes por semana fazer drenagem pós operatorio?

Normalmente são indicadas 10 sessões. No início o ideal é realizar de 2 a 3 vezes na semana com intervalo de 1 dia pelo menos entre uma sessão e outra para dar tempo do sistema linfático e sanguíneo entender o processo e trabalhar a nosso favor.

O que uma drenagem mal feita pode causar?

Outro problema provocado pela técnica mal feita é a disseminação de vírus e bactérias pelo organismo se o paciente estiver com quadro de infecções, como apendicite, bronquite e gripe. Se a pessoa teve uma trombose venosa profunda há pouco tempo, a drenagem pode provocar o deslocamento de trombos.

O que uma massagem mal feita pode causar?

Pressão arterial e trombose: segundo a American Massage Therapy Association (AMTA), pacientes com pressão arterial elevada se submetidos a massagens inadequadas têm seu quadro de saúde comprometido, no caso, a pressão exercida favorece coágulos no sangue trazendo malefícios ao organismo, como a trombose – que causa ...

É normal ficar inchada depois da drenagem?

Drenagem linfática no pós-operatório

Substâncias como o sangue, soro e secreções podem acumular e o organismo talvez não seja capaz de expelir, causando um inchaço.

Tem que fazer drenagem depois da lipo?

Além disso, para uma boa recuperação, é recomendado começar o tratamento com drenagem linfática após o 3º dia da cirurgia, que deve ser feita por um fisioterapeuta. Esta técnica ajuda a acelerar a cicatrização da ferida, diminuir o inchaço e aliviar a dor no local da cirurgia.

Quem faz lipo precisa fazer drenagem?

A drenagem linfática é um procedimento muito utilizado no pós-operatório de diferentes cirurgias plásticas como lipoaspiração, abdominoplastia, lifting e outras. A indicação da técnica, tanto após uma cirurgia plástica, como para melhorar o bem-estar do paciente pode ser feita pelo cirurgião plástico ou fisioterapeuta.

Quanto tempo depois da lipo tem que fazer drenagem?

Quanto tempo depois da cirurgia é recomendado fazer a drenagem? Essa é uma resposta que o cirurgião quem definirá, uma vez que cada caso exige um período de repouso, entretanto, na maioria dos casos, a drenagem linfática é realizada poucos dias após a lipoaspiração (entre 4 a 5 dias depois).

Artigo anterior
O que é uma união estável?
Artigo seguinte
Como se tornar um especialista em Banco de Dados?