Como funciona a apicultura?

Perguntado por: Teresa Lourenço Nogueira  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

A apicultura é uma atividade que consiste na exploração comercial das abelhas para produção de mel, pólen, geleia real e própolis. Depende de o produtor direcionar sua atividade para o que mais lhe convier ou atender a demanda do mercado. Um dos principais produtos da nossa apicultura nacional é o mel.

Como se iniciar na apicultura?

Existem três formas de começar seu apiário, a primeira delas é comprar colônias já formadas de outros apicultores. A segunda é realizar a captura de colmeias da natureza e, por fim, a terceira opção é atrair enxames para caixas. Escolha aquela que será mais fácil para você gerir no início do empreendimento.

Como é retirado o mel da abelha?

Extração do mel

A extração é feita por centrifugação em um equipamento chamado centrífuga. O mel centrifugado passa por filtragem em uma peneira e é colocado em um tanque decantador, onde as partículas estranhas serão separadas do produto por decantação.

Como funciona a extração e a exploração das abelhas?

O processo consiste no apicultor abrir a caixa onde cria as abelhas e identificar a presença de “realeiras”, células de cria grandes de onde certamente emergirá uma nova rainha. Em havendo tais células ele localiza a rainha “velha” e a esmaga.

Quais são os tipos de apicultura?

Para isso há vários métodos, que devem ser adequados ao tipo de apicultura em causa: apicultura intensiva, profissional ou amadora. A segunda operação é a desoperculação, ou seja, a retirada dos opérculos dos favos cheios de mel.

Apicultura para principiantes | Mi primera colmena | Empezar en la apicultura

25 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre própolis e cera de abelha?

Atualmente, a própolis é considerada um dos produtos mais valiosos dentre os produzidos pelas abelhas. A cera das abelhas, outro produto da apicultura, tem várias aplicações na indústria, como impermeabilizantes, em fabricação de velas, produção de cosméticos, entre outras.

Qual a diferença de apicultura e Meliponicultura?

O setor trabalha com uma grande variedade de espécies, sendo que o nome apicultura é atribuído à criação de abelhas com ferrão e meliponicultura às sem ferrão. É equipado com laboratório para produção de rainhas e salas para os processamentos de cera, mel, geleia real, própolis e pólen.

Como funciona o sistema nervoso da abelha?

O sistema nervoso dos insetos é formado por um cérebro e um cordão nervoso ventral (CRUZ-LANDIM, 2009), sendo organizado em sistema nervoso central e periférico. Três regiões principais constituem o cérebro das abelhas: o protocérebro, o deutocérebro, e o tritocérebro.

O que acontece quando tiramos o mel das abelhas?

Sua exploração causa sofrimento e morte para um grande número de abelhas. Isso ocorre especialmente no caso do mel, que as abelhas produzem engolindo néctar e regurgitando-o repetidamente. Para que o mel seja retirado das abelhas, elas são prejudicadas de várias formas e mortas em grandes números.

Como era a extração de mel até o aparecimento das primeiras colmeias?

Antes a extração era feita de maneira predatória e sem controle. Hoje é feita de maneira controlada e racional. As abelhas produzem o mel para manter o suprimento alimentar da colméia e o homem o consome há muito tempo, havendo referências em pinturas e manuscritos do antigo Egito, Grécia e Roma.

Como coletar o mel?

"Na hora da coleta, os favos precisam estar fechados, o aceitável é até 30% de favos não abertos porque uma pequena fração de mel verde pode induzir à fermentação do produto final", explica o pesquisador Luís Fernando Wolff, especialista em apicultura.

Qual é o tempo de tirar mel de abelha?

No Brasil, os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. "Nas condições de operação de um apiário fixo, com manejo adequado e florada anual farta, cada colmeia possui potencial produtivo de mais de 20 kg de mel por ano- além de 1,2 kg de própolis e 4,0 kg de cera.

Quanto rende uma colmeia?

1 COLMEIA RENDE MAIS QUE 1 BOI!!! Sabia que, com conhecimento, com as técnicas e com o manejo corretos, 1 colmeia pode lhe render mais (muito mais) que 1 cabeça de gado. E mais: com muito menos investimento, com menos trabalho, ocupando bem menos espaço e sem agredir o meio ambiente!

Como ganhar dinheiro com abelhas?

Você poderá vender a própolis, que é o que cobre a parte interna da colmeia, para a indústria cosmética e farmacêutica e também a geleia real. Outro produto muito utilizado e que dá para ganhar dinheiro é a cera. Ela é usada tanto em cosméticos, como para a produção de velas e para medicamentos.

Quanto custa para se montar um apiário?

Segundo o Sebrae, para montar uma criação com 200 colmeias o investimento total será de R$ 50 mil reais. Esse valor inclui os gastos com as colmeias, equipamentos de segurança, centrífuga, decantador, estrutura do apiário e outros equipamentos.

Onde se pode ter abelhas?

Apiário é o nome do local onde serão instaladas as colméias para a criação racio- nal de abelhas.

Como atrair as abelhas para a Caixa?

Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.

É possível criar abelhas na cidade?

Diferente do que muita gente pensa, criar abelhas em ambiente urbano é possível. A procura crescente pela atividade, por parte de quem vive em cidades, fez com que a Embrapa Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.)

Quais são e como funcionam os órgãos sensoriais das abelhas?

O corpo é segmentado e se divide em três partes: Cabeça, Tórax e Abdômen. É na cabeça, que está localizada a maioria dos órgãos sensoriais das abelhas: visão, olfato, tato, gosto e audição. Externamente, podemos destacar os seguintes órgãos: olhos simples, olhos compostos, antenas e aparelho bucal.

Quais órgãos estão ligados na cabeça da abelha?

Na cabeça, estão localizados os olhos - simples e compostos - as antenas, o aparelho bucal (Figura 2) e, internamente, as glândulas.

Qual a diferença entre Meliponario e apiário?

Como o apicultor é o produtor que trabalha com abelhas com ferrão, que já esta definido a muito tempo, e apos muitas pesquisas com produtores de mel de abelhas sem ferrão, assim eles são definidos, Meliponicultores.

Como é a apicultura no Brasil?

O país tem características de clima e flora favoráveis ao desenvolvimento da abelha africanizada. Há boas reservas florais (pasto apícola) e de floradas silvestres, que asseguram um mel de qualidade reconhecida no mercado internacional. O Rio Grande do Sul é o principal produtor nacional.

Artigo anterior
Qual é o peso de Nutrição no Enem?
Artigo seguinte
Quem tem gordura no fígado pode tomar Spirulina?