Como funciona a abordagem centrada na pessoa?

Perguntado por: Hélder Alves  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

Qual é a característica da abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.

Quais os princípios da abordagem centrada na pessoa?

Entre os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa estão a crença de que todo ser humano pode se desenvolver e se atualizar de maneira autônoma, se melhorando e superando obstáculos. O papel do psicoterapeuta é apenas permitir que a pessoa siga seu desenvolvimento, em seu ritmo.

Quais atitudes são descritas como necessárias ao psicoterapeuta na abordagem centrada na pessoa?

É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.

Como a ACP compreende o diagnóstico do paciente?

Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica.

O que é Abordagem Centrada na Pessoa?

23 questões relacionadas encontradas

Como funciona a terapia centrada no cliente?

A Terapia Centrada no Cliente postula que o terapeuta não pode estabelecer metas eficazes para o sujeito, devido à sua falta de conhecimento do que é a experiência real daquela pessoa. O terapeuta jamais saberá como é exatamente sentir o que o cliente relata.

O que são as atitudes Facilitadora?

Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia. Tais atitudes fazem parte de seis condições que elencou serem necessárias e suficientes para as transformações psicoterapêuticas.

Quais os elementos essenciais o terapeuta precisa considerar na terapia centrada na pessoa?

Em um de seus artigos mais conhecidos, Rogers (1957) afirma que três atitudes do terapeuta – congruência, empatia e consideração positiva incondicional – são essenciais para que uma mudança de personalidade possa ocorrer com o cliente.

Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers exemplifique?

São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.

Qual a importância ética da abordagem escolhida pelo profissional psicólogo para atender os seus clientes pacientes?

Na Psicologia, a ética tem um papel fundamental, já que profissionais com essa característica ganham maior credibilidade na profissão. O papel do psicólogo é procurar entender os problemas humanos e se solidarizar com eles. ... Além de zelar pela ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão.

São fundamentos filosóficos da abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) é considerada uma das correntes identificadas com a Terceira Força em Psicologia ou Psicologia Humanista. Há aspectos significativos que correlacionam o pensamento do seu fundador, Carl Rogers, com alguns pressupostos da psicologia humanista e da filosofia existencialista.

Quais são os pilares da ACP?

São elas:
  • a consideração positiva incondicional;
  • a empatia;
  • a congruência.

Qual a concepção de homem para a Abordagem Centrada na Pessoa ACP?

O que é a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)?

Sendo a mais conhecida das Psicologias Humanistas, a Abordagem Centrada na Pessoa considera que o ser humano é determinado por sua própria vontade subjetiva, ainda que influenciado por todas as circunstâncias de sua existência.

O que é abordagem corporal?

A psicoterapia com abordagem corporal possibilita a integração entre mente e corpo ao combinar técnicas da psicoterapia tradicional, que se dá através da palavra, com exercícios corporais específicos.

Quais os tipos de abordagem da psicologia?

Abordagens da Psicologia – Conheça as mais utilizadas!
  • Terapia Cognitivo Comportamental. Essa abordagem da psicologia foi criada por Aaron Beck. ...
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo. ...
  • Psicologia Humanista. ...
  • Análise Junguiana ou Psicologia Analítica. ...
  • Levando seus tratamentos para um próximo patamar.

Qual é a teoria de Rogers?

Rogers sustentava que o organismo humano - assim como todos os outros, incluindo o das plantas - possui uma tendência à atualização, que tem como fim a autonomia. Na teoria rogeriana, essa é a única força motriz dos seres vivos.

Como é descrita a atenção centrada na pessoa de Rogers?

A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. Nesse caso, é privilegiada a experiência subjetiva do indivíduo.

Quais os principais conceitos da ACP?

A Abordagem Centrada na Pessoa
  • Tendência de atualização. Toda pessoa possui uma capacidade natural de se auto dirigir no sentido de buscar suprir as suas necessidades. ...
  • 1 – Empatia. ...
  • 2 – Congruência. ...
  • 3 – Aceitação Incondicional Positiva. ...
  • Psicoterapeuta centrado na pessoa.

Quais são as três condições facilitadoras para o processo psicoterapêutico humanista Segundo Carl Rogers explique cada uma delas?

Há três condições básicas e simultâneas defendidas por Rogers como facilitadoras, no relacionamento entre psicoterapeuta a pessoa, para que ocorra a atualização desse núcleo essencialmente positivo existente em cada um de nós. São elas: a consideração positiva incondicional; a empatia e a congruência.

São conceitos presentes na Gestalt-terapia?

São alguns conceitos básicos da Gestalt-terapia: o ser humano é um ser de relação (relação consigo mesmo, com o mundo, com os outros); totalidade e integração (a pessoa como uma unidade psique-corpo-espírito); o ser humano como unidade indivíduo-meio (o ser humano está constantemente interagindo com limites sociais e ...

O que é a congruência para Rogers?

“Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência. ... Quando a incongruência está entre a tomada de consciência e a experiência, é chamada repressão.

O que é aceitação positiva incondicional?

A consideração positiva de um outro significativo pode ser chamada de incondicional toda vez que o indivíduo é incapaz de discriminar qualquer experiência sua como sendo mais digna ou menos digna de consideração positiva por parte daquela pessoa.

O que é aceitação incondicional?

Aceitar incondicionalmente significa acolher as manifestações do ser da forma como se apresentam em determinado momento (irado, ressentido, magoado, alegre, decepcionado, confuso, corajoso, medroso, infeliz, depressivo, etc).

Qual a importância da consideração positiva no desenvolvimento dos primeiros anos de vida?

É uma necessidade universal em todo ser humano. Segundo Rafael (2002), a consideração positiva desenvolve-se na primeira infância; através do amor e dos cuidados recebidos pelo bebê, a criança descobre que os afetos são fonte de satisfação e, assim, ela aprende a sentir uma necessidade de afeição.

Como funciona a terapia humanista?

O objetivo da terapia humanista é propor confrontos e questionamentos que levem o indivíduo a refletir sobre o seu “eu ideal” e sua autoimagem, buscando a congruência, pois é o indivíduo que possui o controle do processo terapêutico.

Artigo anterior
Quais são as etapas da CEP para pessoas com deficiência física?
Artigo seguinte
Faz mal gato comer batata crua?