Qual o conceito de educação especial?

Perguntado por: Álvaro Santiago Cardoso Pinheiro Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
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“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”

Qual era o conceito da Educação Especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

Qual o conceito da educação inclusiva?

Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).

Quais são as Educação Especial?

Dentro de tal conceituação, no Brasil, inclui-se em educação especial desde o ensino de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, passando pelo ensino de jovens e adultos, alunos do campo, quilombolas e indígenas, até mesmo o ensino de competências profissionais.

Qual é a importância da Educação Especial?

A Educação Especial e Inclusiva busca promover o encontro entre todos os estudantes, quaisquer sejam suas origens, repertórios e especificidades. Assim, a educação aproxima os alunos, de forma que aprendam a lidar com o diferente com mais empatia e espírito de colaboração.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

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Qual a importância da classe especial para o desenvolvimento dos alunos com deficiência?

A Declaração de Salamanca sustenta que a educação especial inclusiva representa uma das formas mais eficazes de combate à discriminação. Sendo assim, alunos com deficiência e altas habilidades deveriam ter acesso ao ensino regular.

Qual a importância da Educação Especial inclusiva?

Qual a importância da educação inclusiva? A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

Quais são as três categorias da Educação Especial?

Existem três categorias de necessidades especiais, dependentes, treináveis e educáveis.

Quais são as leis da Educação Especial?

Educação Inclusiva no Brasil
  • 1961 – Lei Nº 4.024. ...
  • 1971 – Lei Nº 5.692. ...
  • 1988 – Constituição Federal. ...
  • 1989 – Lei Nº 7.853. ...
  • 1990 – Lei Nº 8.069. ...
  • 1996 – Lei Nº 9.394. ...
  • 1999 – Decreto Nº 3.298. ...
  • 2001 – Lei Nº 10.172.

Como surgiu o conceito de educação inclusiva?

A Educação Inclusiva surgiu em diferentes momentos e contextos, especialmente a partir da década de 90 quando ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial, e em 1994 foi proclamada a Declaração de Salamanca que “define políticas, princípios e práticas da Educação Especial e influi nas Políticas Públicas da ...

Quais são os princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Qual é o objetivo da inclusão?

Seu principal objetivo é assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os indivíduos, sem qualquer exceção.

Como se caracteriza a Educação Especial no Brasil?

A Educação Especial é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu capítulo V, artigo 58, como: “[...] a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (BRASIL, 1996).

O que diz a LDB sobre Educação Especial?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Qual a Lei que garante a educação inclusiva?

Lei nº 13.146 – Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (LBI): o capítulo IV aborda o direito à educação, com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, que deve ser inclusiva e de qualidade em todos os níveis de ensino; garantir condições de acesso, permanência, participação e ...

Qual a Lei que ampara o aluno com deficiência?

L13146. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Qual é a diferença entre Educação Especial e educação inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Qual é o salário de um professor de Educação Especial?

No Brasil, a remuneração média para quem atua na área de Educação Especial gira em torno de R$ 2.597,00, podendo chegar ao teto de R$ 5.152,00. Já o salário para os recém-formados é de cerca de R$ 1.697,00.

Qual a importância da Educação Especial para a sociedade?

A disciplina de Educação Especial se constitui como uma importante área de conhecimento para a promoção da inclusão social, principalmente em um país com uma enorme quantidade de “diferenças” sociais e culturais.

Qual a importância da educação inclusiva na formação docente?

O objetivo da educação inclusiva consiste na elaboração, identificação e organização de recursos pedagógicos, excluindo barreiras enfrentadas pelos alunos que possuem necessidades especiais.

Qual a importância da escola no processo de inclusão de todas as pessoas com deficiência?

Além de promover desenvolvimento pessoal, a escola é uma ferramenta social extremamente importante para fomentar a socialização e a construção de relacionamentos pessoais para fora do âmbito familiar, bem como para ensinar crianças a conviverem com a diversidade.

Quais as características da Educação Especial?

Ela se desenvolve em torno da igualdade de oportunidades, atendendo às diferenças individuais de cada criança através de uma adaptação do sistema educativo. Dessa forma, todos os educandos podem ter acesso a uma educação capaz de responder às suas necessidades.

Quando iniciou a Educação Especial no Brasil?

A educação especial surgiu com muitas lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes e a educação inclusiva começou a ganhar força a partir da Declaração de Salamanca (1994), a partir da aprovação da constituição de 1988 e da LDB 1996.

Qual o objetivo de trabalhar a inclusão na educação infantil?

A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.

Qual é a proposta da inclusão social?

Entender que todos têm o direito à vida, ao lazer e, principalmente, à educação, respeitando as diferenças existentes entre as pessoas; Reconhecer que toda pessoa tem direito à educação, independentemente de gênero, etnia, deficiência, idade, classe social ou qualquer outra condição.

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