Como foi o surgimento da psicanálise?

Perguntado por: Alexandre Lourenço de Alves  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. ... Freud interessou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como 'histeria', e empenhou-se para, através da Psicanálise, encontrar a cura para estes desajustes mentais.

Como e quando surgiu a psicanálise?

Os primórdios da psicanálise datam de 1882 quando Freud, médico recém-formado, trabalhou na clínica psiquiátrica de Theodor Meynert e, mais tarde, em 1885, com o médico francês Charcot, no Hospital Salpêtrière (Paris, França).

Qual foi a principal descoberta da psicanálise?

A psicanálise pode ser entendida como uma ciência à parte da psicologia. As inovações de Freud, que fundou a psicanálise, auxiliaram na compreensão da mente e do comportamento humano. ... Dentre as principais inovações de Freud está a sua descoberta do inconsciente e os avanços relação ao tratamento da neurose.

Quem criou a psicanálise?

Na Moravia, em 06 de maio de 1856, nasceu Sigmund Freud, o fundador da Psicanálise. Morreu em 23 de setembro de 1939, em Londres, onde viveu seus últimos anos, exilado pelos efeitos do nazismo.

Quem foi o primeiro psicanalista?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856.

Introdução à psicanálise | Como surgiu, o caso Anna O., resistência e recalcamento

27 questões relacionadas encontradas

Como Freud descobriu a psicanálise?

Freud teve sensibilidade para escutar o discurso do histérico e os depoimentos de seus pacientes. Assim, ele aprendeu o que a fala ou o desabafo das pessoas tinha a lhe ensinar. Essa foi a base para ele criar a sua terapia e, junto dela a teoria e a ética da psicanálise.

O que Freud descobriu?

Freud também é conhecido por suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através da escuta do paciente. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana.

Qual a ideia central da psicanálise?

A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos. Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).

O que defende a psicanálise?

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

Quais são as bases da psicanálise?

Freud explica: entenda sete conceitos básicos da psicanálise
  • Inconsciente. Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. ...
  • Ego. ...
  • Id. ...
  • Superego. ...
  • Pulsão. ...
  • Sonhos. ...
  • Complexo de Édipo.

O que caracteriza a psicanálise?

A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.

Qual era o método de Freud?

O método psicanalítico é o método criado por Freud para realizar terapia, compreender a mente humana e interpretar o funcionamento da sociedade.

O que é Freud explica?

Segundo a sabedoria popular, Freud explica aquilo que, à primeira vista, parece polêmico, ou sem explicação, ou sem um entendimento direto. A Freud cabe dar sentido àquilo que a gente nem sabe o que é, mas sente quando acontece, e não tem ideia de como descrever e como agir perante esse tanto de não saberes.

Qual a principal obra de Freud?

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

Como Freud descobriu o inconsciente?

O procedimento se dava, em linhas gerais, da seguinte forma: o médico hipnotizava o doente, deixando-o numa espécie de estado sonambúlico. Durante esse estado, o médico dizia ao paciente que ele não possuía o sintoma do qual se queixava. Ao restabelecer-se do estado hipnótico o paciente não mais apresentava o sintoma.

Quais as principais contribuições de Freud?

Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.

O que é o método catártico?

Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. ... A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.

Quais são os três termos da psicanálise?

Quais os três usos do termo Psicanálise?
  • 1° uso: Um estudo sobre o ser humano.
  • 2° uso: Análise da ciência e cultura.
  • 3° uso: Método de análise e terapia do sujeito/paciente.
  • Análise imutável da realidade.
  • Determinante, mas não limitante.
  • Benefícios da terapia. ...
  • Aplicação e transformação.

Como se caracteriza a pulsão na psicanálise?

Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...

O que é psicanálise estuda?

O trabalho do psicanalista se baseia nos estudos do médico Sigmund Freud, que criou a psicanálise. Ou seja, segue a ideia de desvendar o inconsciente, o qual Freud acreditava ser o responsável por controlar a pessoa. Por isso, o psicanalista estuda o inconsciente.

Qual a base epistemológica da psicanálise?

De acordo com Assoun (1983), a psicanálise é tida como uma Naturwissenschaft, isto é, como uma ciência natural. Nela, a base epistemológica freudiana é um monismo rigoroso, pois separa a alma e o corpo, iniciando seu ideal científico pela anatomia e fisiologia, alinhando-se a físico-química.

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

O que é o objeto para Lacan?

O objeto a faz referência à falta, não sendo especular, nem apreensível na imagem. A falta, segundo Lacan, não existe no real e só seria apreensível através do simbólico. E é também através do simbólico e do imaginário que há a tentativa de preenchê- la.

O que é relação objetal psicanálise?

Em termos psicanalíticos, as relações objetais referem-se às relações emocionais entre sujeito e objeto amado que, através de um processo de identificação comum, contribuem para o desenvolvimento do ego.

O que são objetos parciais?

O objeto parcial é um conceito interligado ao de desenvolvimento psicossexual. Para cada fase do desenvolvimento, um objeto é elegido como alvo da libido. Na fase oral é o seio, na fase anal o ânus e a uretra, na fase fálica os genitais, e na fase genital a relação se dá entre pessoas totais.

Artigo anterior
O que é oxigenoterapia artigo?
Artigo seguinte
Quanto tempo uma pessoa consegue ficar acordado?