Como fixar a vitamina D no organismo?

Perguntado por: Frederico Teixeira Nunes  |  Última atualização: 31. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.

O que garante a absorção da vitamina D?

A sua metabolização é realizada no fígado e nos rins, órgãos responsáveis por transformá-la em sua forma ativa. Quando ela atinge essa fase, pode ser absorvida e utilizada pelo corpo em diversas funções essenciais". Entre os locais que a vitamina D mais atua no organismo estão os sistemas muscular, ósseo e imunológico.

Como estabilizar a vitamina D?

Trata-se de um hormônio, produzido a partir do colesterol quando nossa pele é exposta ao sol. Para produzirmos a quantidade ideal de vitamina D, recomenda-se nos expormos aos raios solares, sem protetor solar, por pelo menos 140 minutos por semana, sendo que esse efeito é acumulativo.

Como manter o nível de vitamina D?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para manter níveis saudáveis de vitamina D no sangue, é preciso tomar sol. Lembre-se disso. Nunca se esqueça disso. Só não vale exagerar na quantidade ou menosprezar a proteção, combinado?

O que consome a vitamina D no organismo?

Ela também pode ser adquirida na dieta, no consumo de alimentos de origem animal, como peixes e gema de ovo, se unindo ao metabolismo da D3 produzida no corpo na etapa do fígado.

O Poder Fisio-Farmacológico da Vitamina D3 - Dr. Lair Ribeiro Vídeos

22 questões relacionadas encontradas

Como aumentar a vitamina D rápido?

Os alimentos ricos em vitamina D são principalmente os de origem animal, como salmão, ostras, carnes, queijo, leite e ovos. No entanto, existem outros alimentos que podem ser fortificados com esta vitamina, como é o caso dos cereais do café da manhã, por exemplo.

Qual é a melhor vitamina D para se tomar?

Lista com os melhores Vitaminas D de 2024
  • Now Foods. D-3 Cápsulas.
  • Now Foods. D3.
  • Now Foods. vitamina D.
  • Puravida. D3 Sinergy.
  • Vitafor. D3.
  • Vitafor. D3+
  • Biogens. Óleo TCM.

Qual o melhor remédio para repor a vitamina D?

Decole 100000UI, caixa com 4 comprimidos revestidos.

Quem toma suplemento de vitamina D precisa tomar sol?

"É uma ideia errada a de que você precisa tomar sol mesmo ingerindo a vitamina. O que o sol faz é produzir na nossa pele a vitamina D. Se você está ingerindo pelo alimento ou pelo suplemento, não precisa tomar sol", explica Lazaretti-Castro.

Como suprir a carência de vitamina D?

10 alimentos com alto teor de vitamina D
  1. 1 – Óleo de fígado de bacalhau. ...
  2. 2 – Bife de fígado. ...
  3. 3 – Gema de ovo. ...
  4. 4 – Atum. ...
  5. 5 – Sardinha. ...
  6. 6 – Salmão selvagem. ...
  7. 7 – Queijo fortificado. ...
  8. 8 – Cogumelos.

O que a falta de vitamina D causa no intestino?

Um estudo brasileiro divulgado na revista Metabolism sugere que os níveis de vitamina D circulantes no organismo podem influenciar o perfil da microbiota intestinal e, consequentemente, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e metabólicas.

Qual é a vitamina D mais completa?

Já a vitamina D3 (colecalciferol) está disponível apenas em alimentos de origem animal e é o tipo de vitamina D que o nosso corpo produz sozinho quando exposto à luz ultravioleta. Além disso, a vitamina D3 possui uma maior absorção pelo nosso organismo, sendo por isso a mais indicada para suplementação.

Qual é a fruta que é rica em vitamina D?

Um adulto saudável precisa consumir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/dia. A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

Quando a vitamina D é considerada baixa?

Como confirmar a falta de vitamina D

O diagnóstico é feito através de uma exame de sangue chamado 25-hidroxivitamina D, e os valores de referência são: Deficiência grave: menor que 20 ng/ml; Deficiência leve: entre 21 e 29 ng/ml; Valor adequado: a partir de 30 ng/ml.

Qual é o melhor horário para tomar a vitamina D?

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

Qual a diferença entre a vitamina D3 e a vitamina D?

Por exemplo, enquanto a Vitamina D3 é produzida pelo próprio organismo, em contato com a luz solar, podendo também ser encontrada em alguns alimentos de origem animal e vegetal, a Vitamina D pode ser encontrada apenas em alimentos de origem animal e suplementos.

Quanto tempo dura o tratamento de reposição de vitamina D?

De maneira geral, quando a 25(OH)D está muito abaixo de níveis desejados (abaixo de 20 ng/mL), faz-se necessário um esquema de ataque para repor os estoques corporais. Recomenda-se 50.000 UI/semana (ou 7.000 UI/dia) de vitamina D3 por 6 a 8 semanas.

Pode tomar vitamina D de 50.000 todos os dias?

Para manter os níveis de vitamina D no sangue consistentes, os comprimidos ou cápsulas com 50.000 UI são indicados como dose de ataque. A posologia sugerida é de 1 comprimido por semana, preferencialmente próximo às refeições, durante seis a oito semanas ou até atingir o valor desejado.

É melhor tomar vitamina D todo dia ou uma vez por semana?

Olá! O ideal é tomar a vitamina D sempre no mesmo dia da semana, mas se você por acaso esqueceu de tomar no sábado e só lembrou de tomar na segunda, você toma a medicação na segunda e na semana seguinte continua tomando no dia habitual.

Como saber se a vitamina D é verdadeira?

Bom, para averiguar o nível certo de vitamina D no corpo é necessário realizar um exame de sangue, sendo que duas formas podem ser identificadas: 25-hidroxivitamina D (calcidiol) e 1,25-di-hidroxivitamina D (calcitriol).

Pode tomar vitamina D 7000 todos os dias?

Para se ter ideia da quantidade adequada de suplementação via oral de vitamina D para crianças e adolescentes, os números variam entre 400 a 600 UI (unidades internacionais) diárias. Gestantes, idosos ou pessoas com alguma doença, como osteoporose, necessitam entre 1000 e 2000 unidades ao dia.

Qual a melhor vitamina D para aumentar a imunidade?

Addera D3 serve para a suplementação de vitamina D em casos de baixa ingestão via dieta, baixa exposição ao sol ou recomendação médica. A suplementação de vitamina D pode ajudar em alguns aspectos, como na formação de ossos e dentes e no funcionamento saudável dos sistemas imune e muscular.

Faz mal tomar vitamina D de 50.000 UI?

Se o nível de vitamina D estiver abaixo de 30 ng/ml, a deficiência pode ser corrigida com altas doses — 50.000 UI de vitamina D em dose única uma vez por semana, durante seis a oito semanas. O limite seguro máximo para suplementação de vitamina D é de 2.000 UI por dia.

Pode fazer uso contínuo de vitamina D?

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal.

Pode tomar vitamina D de 10.000 todos os dias?

O limite superior de ingestão diária de vitamina D necessária para causar toxicidade é desconhecido; no entanto, até 10.000UI por dia foi considerado seguro em uma população saudável( 3.

Artigo anterior
Como alterar as teclas F1 f2 f3 do notebook Lenovo?
Artigo seguinte
Faz mal beber muito leite?