Como ficam os prazos no Tj-sp?

Perguntado por: Isaac Torres de Henriques  |  Última atualização: 16. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

De acordo com o art. 116, § 2º e § 3º, do regimento interno do TJSP, os prazos processuais durante o recesso forense ficam suspensos de 20/12 a 20/01.

Quando os prazos voltam a correr em 2024 TJSP?

Portaria GP-CR nº 015/2023 – Suspender os prazos processuais no período compreendido entre 21 e 29 de janeiro de 2024, com retomada da contagem dos prazos processuais a partir de 30 de janeiro de 2024 inclusive.

Quando suspende o prazo no Tj-sp?

1) A partir de 5 de março de 2024, estarão suspensos os prazos processuais, o protocolo físico de petições intermediárias (exceto pedidos de desarquivamento, observado o Comunicados Conjunto nº 699/2023) e a consulta aos processos físicos em andamento, sobrestados e suspensos e à parte física dos processos híbridos, à ...

Quando retorna os prazos processuais 2024?

A retomada de contagem no acontece em 29 de janeiro, conforme a Portaria GP-CR nº 24/2023.

Como contar o prazo no Tj-sp?

A contagem do prazo está diretamente ligada ao modelo de documento a ser utilizado, ou seja, o prazo será de 05, 10, ou 30 dias, dependendo do modelo selecionado. Todos os prazos possuem um acréscimo de 10 dias no cálculo da contagem em concordância com o estabelecido na Lei 11.419/06.

PERDI O PRAZO PROCESSUAL, E AGORA?

38 questões relacionadas encontradas

Como funciona a contagem de prazo no processo eletrônico?

A contagem de prazos processuais a partir da intimação no DJe começa no primeiro dia útil seguinte à data de publicação (art. 4º, § 4º). Nesse sentido, é importante lembrar que a data de publicação é o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da intimação no DJe (art. 4º, § 3º).

Como são contados os prazos processuais?

Como se contam os prazos processuais? A contagem de prazos processuais é feita em dias úteis, excluindo os fins de semana e feriados, bem como, os dias do começo e do vencimento da contagem. Durante o recesso forense, ou seja, de 20 de dezembro a 20 de janeiro, os processos ficam suspensos.

Como ficam os prazos processuais no recesso e em janeiro 2024?

No período entre 20 de dezembro de 2023 e 20 de janeiro de 2024, ficam suspensos os prazos processuais, as audiências e as sessões de julgamento (art. 775-A da CLT). A suspensão dos prazos processuais aplica-se exclusivamente aos processos judiciais, não se estendendo a processos administrativos.

Como são contados os prazos processuais no PJe?

Como é feita a contagem de prazo no PJe? Consideram-se realizados os atos processuais por meio eletrônico no dia e hora do seu envio ao PJe (art. 3º da Lei nº 11.419/2006).

Quando voltam a contar os prazos processuais?

Os prazos voltam a fluir em 1º de fevereiro de 2024, exceto para os processos criminais, nos quais deve ser observada a regra do artigo 798-A do Código de Processo Penal.

Até quando vai a suspensão dos prazos processuais?

A Corregedoria-Geral da Justiça Federal (CG) informa aos usuários do sistema PJeCor que os prazos processuais serão suspensos, automaticamente, na unidade, no período de 20 de dezembro a 31 de janeiro de 2024. A suspensão consta na Portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n.

Quais são os prazos que não suspendem no recesso forense?

Prazos processuais penais

Eis o que prescreve o art. 798 do Código de Processo Penal: “Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado.”. Significa dizer, portanto, que não há suspensão dos prazos nos processos criminais.

Quando os prazos processuais são suspensos?

Em casos de dificuldades de transporte ou calamidade pública, o juiz de direito pode prorrogar os prazos processuais em até dois meses ou mais, de acordo com cada circunstância. É o que prevê o Artigo 222 do Novo CPC: Art. 222.

Quais são os tipos de prazos processuais?

Por isso, a depender de quem fixa os prazos processuais, eles são classificados da seguinte forma: 1) Legais: quando são fixados em lei; 2) Judiciais: quando são fixados por critérios do juiz; 3) Convencionais: são aqueles prazos estabelecidos pelas partes, em comum acordo.

Como funciona a contagem de prazo no recesso forense?

Em termos práticos, o efeito do recesso forense nos processos penais é tão somente a prorrogação do vencimento para o primeiro dia útil após o término, caso o último dia do prazo fosse ocorrer no recesso.

O que é o recesso forense?

Recesso forense é o período de suspensão das atividades judiciais remotas e presenciais, prazos processuais e audiências, devido às festividades de fim de ano.

Pode peticionar no sábado?

Aliás, neste mesmo sentido, o Código de Processo Civil (Lei 5.869/1973), em seu artigo 172 estabelece que, os atos processuais realizar-se-ão em dias úteis, das seis às dezoito horas.

Qual é a consequência para a parte que não cumpre um prazo processual?

Além da preclusão, que pode levar à perda do processo, a perda de prazo processual pelo advogado pode manchar a reputação do profissional. Isso porque sua negligência pode trazer consequências irreparáveis para o cliente.

Quando começa a correr o prazo no processo eletrônico?

De modo que o início do prazo (processual) será contabilizado a partir do primeiro dia útil da efetiva consulta no portal próprio do painel do advogado, ou mesmo, após o transcurso do prazo procedimental de dez dias corridos, que é traduzido por uma intimação ficta e realizada pelo próprio Poder Judiciário.

Que dia acaba o recesso do judiciário 2024?

2.2) Relações de publicação salvas na máquina local e enviadas manualmente ao site do DJE deverão ter a certificação manual. 3) No período de recesso forense (20/12/2023 a 07/01/2024) não há publicação no DJE.

Como ficam os prazos processuais no Carnaval 2024?

Conforme consta da Portaria STJ/GP 2/2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não terá expediente nos dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval), em razão de feriado na Justiça Federal e nos tribunais superiores, estabelecido pelo artigo 62, inciso III, da Lei 5.010/1966.

Qual o prazo para intimação da sentença?

§ 2º Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas. § 3º Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.

Como contar o prazo a partir da publicação?

“Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Como exemplo, observa-se a seguinte situação: a data da publicação é 05 de março, uma quinta-feira.

Quando os prazos são contados em dias úteis?

Nos termos dos arts. 216 e 219 do Código de Processo Civil de 2015, a contagem do prazo processual somente considerará os dias úteis, excluindo-se, assim, os feriados, os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense.

Artigo anterior
Quanto é desmatado por ano no mundo?
Artigo seguinte
Como trabalhar valores na escola?