Como fica o contrato de experiência caso o empregado seja afastado por Auxílio-doença?

Perguntado por: Lara Nascimento de Carvalho  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

O afastamento por auxílio-doença durante o contrato de experiência não encerra automaticamente o vínculo, ao revés, o contrato de trabalho ficará suspenso nesse período até o retorno do empregado. Porém, há apenas uma hipótese em que o contrato poderá ser extinto, mesmo no curso do atestado médico, que seria a o art.

Pode encerrar contrato de experiência estando de atestado?

Resposta: nesta situação, haverá afastamento de exatos 15 dias dentro do período de experiência, sendo assim, não haverá ensejo de benefício previdenciário dentro do prazo de finalização do contrato, então, com ou sem clausula do §2º do art. 472, poderá ser dado encerramento no contrato na data de terminação.

Estou na experiência e fui afastado pelo INSS?

Sendo assim, se o contrato de experiência não contiver cláusula determinando que o afastamento do trabalhador por auxílio-doença será computado na contagem do período de experiência, é necessário informá-lo por notificação escrita sobre a rescisão que ocorrerá na data final do contrato de experiência, mesmo que o ...

O que acontece em caso de afastamento legal atestado por exemplo durante o período de experiência?

A 1ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) decidiu recentemente que o afastamento de empregado, por doença e/ou acidente não laboral, não possui impacto sobre a duração e o término do contrato de experiência.

Estou em contrato de experiência e fiquei doente?

Então pôde observar que seu contrato de trabalho, seja de experiência ou outra forma de temporário terá resguardado sua estabilidade em caso de doença ou acidente do trabalho. Primordialmente deverá ser comprovada a relação das doenças ou do acidente com o seu trabalho.

Auxílio Doença Durante Contrato de Experiência!

41 questões relacionadas encontradas

Como fica a rescisão de contrato trabalhista para quem está afastado pelo INSS?

No período de suspensão contratual motivado pelo afastamento do empregado por motivo de doença não pode haver a rescisão do contrato. As decisões emanadas dos tribunais trabalhistas são majoritárias no sentido de que é nula a rescisão contratual neste período.

Qual o tempo de estabilidade após afastamento por doença?

Projeto garante contrato de trabalho por 90 dias após fim do auxílio-doença não acidentário. O Projeto de Lei 1897/22 garante a manutenção do contrato de trabalho ao empregado beneficiário de auxílio-doença não acidentário por no mínimo 90 dias após a cessão do auxílio.

Como fica a rescisão após auxílio-doença?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

Como funciona o aviso prévio durante o auxílio-doença?

Auxílio-doença suspende efeitos do aviso-prévio indenizado. A concessão de auxílio-doença a empregado durante o período do aviso prévio indenizado não gera a nulidade da dispensa (nem a obrigação de reintegrar o empregado), mas adia a concretização da dispensa para depois do término do benefício previdenciário.

Estava afastado pelo INSS e fui mandado embora tenho direito ao Seguro-desemprego?

3. Tenho direito ao seguro-desemprego depois de receber o auxílio-doença? Digamos que você tenha se restabelecido por completo, ficou esse tempo recebendo o auxílio-doença e na volta foi demitido sem justa causa. É claro que você pode, se assim desejar, receber o seguro-desemprego.

Estou afastado pelo INSS posso processar a empresa?

Sim. A primeira situação que permite ingressar com uma ação trabalhista é se o funcionário teve uma doença relacionada ao trabalho, mas foi afastado pelo INSS com auxílio-doença previdenciário comum.

Quando o contrato de experiência fica suspenso?

O contrato de experiência deve ser anotado na parte do "Contrato de Trabalho", bem como nas folhas de "Anotações Gerais". O empregado, durante o período que fica afastado percebendo auxílio-doença previdenciário, tem seu contrato suspenso.

Como pedir para encerrar o contrato de experiência?

Para agir de acordo com a legislação trabalhista, a empresa contratante deve comunicar ao colaborador qual é o seu último dia de trabalho e notificar sobre a ausência de interesse ou possibilidade de contratá-lo de forma fixa e por tempo indeterminado. Tudo isso deve acontecer por escrito.

Como fica o contrato de trabalho no auxílio-doença?

SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Durante o gozo do auxílio-doença, o empregado é considerado em licença não remunerada, estando o seu contrato de trabalho suspenso, consoante disposto no artigo 63 da Lei nº 8.213 /91, artigo 80 do Decreto 3.048 /99 e artigo 476 da CLT .

Quem volta de auxílio-doença tem estabilidade?

Aliás, vale salientar que o auxílio-doença não dá direito a estabilidade no emprego. Além disso, ainda há uma diferenciação entre o auxílio-doença comum e o auxílio doença acidentário. Por isso, cada caso deve ser analisado de forma isolada pela empresa, para que ambas as partes não sejam prejudicadas.

Tem INSS sobre aviso prévio indenizado?

“Não incide contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de aviso prévio indenizado, por não se tratar de verba salarial.”

Quando o funcionário volta do auxílio-doença pode ser demitido?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

Quem está esperando perícia do INSS pode ser demitido?

Pode ser demitido antes da perícia do INSS? Não. O empregador não pode demitir um funcionário enquanto este aguarda sua perícia do INSS por conta de incapacidade. É uma obrigação da empresa manter o trabalhador empregado em seu período de afastamento por doença ou acidente.

Qual tipo de afastamento gera estabilidade?

Segundo a juíza, o artigo 118 da Lei 8.213/1991 garante a estabilidade provisória àqueles empregados que tenham sofrido acidente de trabalho, afastando-os dos serviços para percepção de auxílio-doença acidentário pela Previdência Social, por mais de 15 dias.

Qual o tipo de doença que a empresa não pode demitir?

Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.

Quanto tempo pode mandar embora depois do afastamento?

Depois do atestado, o funcionário pode ser demitido logo após retorno ao trabalho ou apenas depois de 12 meses. Isso depende de alguns fatores, como: se a doença foi causada ou agravada pelo trabalho – o funcionário tem um período de proteção de 12 meses.

Quem paga meu salário enquanto aguardo o resultado da perícia?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

Quanto custa para a empresa um funcionário afastado pelo INSS?

Em geral, a empresa precisa pagar o salário dos 15 primeiros dias de afastamento do funcionário. Após esse prazo, você deve ser encaminhado à perícia médica do INSS, momento em que terá direito ao benefício, após ser reconhecida a sua incapacidade para o trabalho.

Quais as consequências trabalhistas do auxílio-doença no contrato de trabalho?

A concessão do auxílio-doença não isenta o empregador de suas obrigações trabalhistas, sobretudo no que se refere à estabilidade no emprego. Caso o trabalhador retorne ao emprego após o período de afastamento, ele permanece protegido por um período de estabilidade.

Pode terminar o contrato de experiência com atestado?

Resposta: Exato. Não havendo no contrato a clausula de suspensão da contagem da experiência em caso de afastamento, flui a contagem por todo o período e poderá ser encerrado o contrato ainda que o empregado esteja afastado.

Artigo anterior
O que é o setor financeiro?
Artigo seguinte
O que faz a auditoria?