Como fica o agravo retido no novo CPC?

Perguntado por: Duarte Luís Nogueira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

agravo retido é o recurso interposto contra a decisão interlocutória de primeira instância, cujo exame não será feito de imediato, mas relegado a uma fase posterior, quando da remessa dos autos à instância superior, para o exame de recurso de apelação, interposto por qualquer das partes.

Qual recurso substitui o agravo retido?

Atualmente somente é previsto o Recurso de Agravo de Instrumento, cujo rol taxativo está previsto no artigo 1.015 do ordenamento processual civil, tratando-se, pois, de numerus clausus de hipóteses.

Qual o prazo para interposição de agravo retido?

522 - Das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, retido nos autos ou por instrumento. Parágrafo único - O agravo retido independe de preparo.

Quando cabe agravo de instrumento e agravo retido?

Só cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias proferidas em processo de execução, pois não cabe o agravo retido neste tipo de procedimento por ser incompatível.

O que mudou no agravo de instrumento no novo CPC?

Mudanças que o Novo CPC trouxe para o agravo de instrumento

O artigo 994 do Novo CPC, então, não apresenta mais o agravo retido. A segunda mudança foi a mudança do prazo, de 10 dias para 15 dias úteis, para a interposição do agravo de instrumento na decisão interlocutória.

Agravo Retido no Novo Código do Processo Civil.

18 questões relacionadas encontradas

Qual o artigo do agravo de instrumento no novo CPC?

1.019, caput, do Novo CPC. (1) O agravo de instrumento será, enfim, distribuído imediatamente, se não for o caso de inadmissão ou negação de provimento, no prazo de 5 dias. Poderá ser atribuído, então, efeito suspensivo ao recurso ou deferida tutela antecipada (art.

O que vem depois de um agravo de instrumento?

O agravo de instrumento, em regra, é recurso não dotado de efeito suspensivo (art. 497 do CPC). Decorre disso que, habitualmente, o processo acaba por ser sentenciado antes mesmo do julgamento, pelo Tribunal, do recurso de agravo.

Quando cabe agravo de instrumento no processo do trabalho?

Cabimento. O agravo de instrumento, no processo de trabalho, é cabível contra decisão que denega seguimento ao recurso de um grau para outro de jurisdição, ou seja, tem a função de destrancar o recurso que ainda não subiu para análise do órgão superior.

Qual a diferença entre apelação e agravo de instrumento?

É o único recurso cabível da sentença. Assim, se as matérias passíveis de agravo de instrumento estiverem contidas na sentença, deverão ser abordadas na apelação. Todas as questões resolvidas por decisões interlocutórias, não agraváveis, também são objeto da apelação.

Quais são as hipóteses de cabimento?

As principais hipóteses de cabimento são as seguintes:
  • (a) decisões sobre tutela provisória (art. ...
  • (b) decisões sobre o mérito do processo (art. ...
  • (c) decisão de rejeição da alegação de existência de convenção de arbitragem. ...
  • (d) decisão do incidente de desconsideração da personalidade jurídica (art.

O que é agravo retido art 523 CPC?

O Agravo Retido foi uma das modalidades de recurso de agravo no Direito Processual Civil Brasileiro, interponível contra decisões interlocutórias (aquelas proferidas pelo juiz durante o curso do processo). O agravo retido não incorria em custas nem despesas postais (§ 2º, primeira parte do art. ...

Como se faz um agravo retido em audiência?

Quais são as formas de interposição do agravo retido? - Denise Cristina Mantovani Cera. Disciplinado no artigo 523 do Código de Processo Civil, o agravo retido por ser interposto por escrito e oralmente. a) Interposição por escrito: agravo retido contra decisão não proferida em audiência.

Qual artigo fala do prazo do agravo de instrumento?

O Agravo de Instrumento tem prazo processual de 15 dias úteis, a partir da intimação da decisão a ser agravada, nos termos do art. 1003, § 5º do CPC.

O que é recurso regimental?

Agravo regimental, também chamado de agravo interno, sendo este o nome adotado pelo novo CPC no art. 994, inciso III, é um recurso judicial que tem o intuito de fazer com que os tribunais provoquem a revisão de suas próprias decisões.

Qual o recurso cabível contra as decisões proferidas em sede de audiência de instrução e julgamento?

Tratando-se de decisão proferida em audiência de instrução e julgamento, o recurso cabível é o agravo retido, aviado oral e imediatamente, sob pena de preclusão.

Qual o recurso cabível da decisão interlocutória proferida em sede de audiência?

523 do CPC , o recurso cabível contra decisão interlocutória, proferida em audiência de instrução e julgamento é o agravo na forma retida, devendo este ser interposto oral e imediatamente, bem como constar no respectivo termo, circunstância que conduz ao não conhecimento do recurso interposto por instrumento.

O que é agravo de instrumento no processo?

O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.

O que é uma apelação?

É decisão emanada do juiz de primeiro grau de jurisdição. Por intermédio da apelação, se busca obter a reforma total ou parcial da decisão impugnada, ou até sua invalidação.

Quando se aplica o recurso de apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Qual a finalidade do agravo de instrumento no direito processual do trabalho?

Uma vez que no processo civil sua aplicabilidade se dá com o objetivo de impugnar decisões interlocutórias, no processo trabalhista o agravo de instrumento tem a única e específica finalidade de contestar as decisões que denegarem (trancaram) seguimento a outro recurso para o Tribunal Superior.

Qual a finalidade do agravo de instrumento no direito processual do trabalho é a diferença entre a modalidade recursal utilizada no Direito processual Civil?

O Agravo de Instrumento está previsto no artigo 897 da CLT. ... Agravo de instrumento no processo do trabalho é o recurso cabível contra as decisões que denegarem a interposição de recursos (art. 897, alínea b da CLT).

Quando cabe agravo interno no TST?

Cabe agravo interno contra decisão dos Presidentes do Tribunal e das Turmas, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho ou de relator, nos termos da legislação processual, no prazo de 8 (oito) dias úteis, pela parte que se considerar prejudicada.

O que vem depois de um agravo de instrumento negado?

O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO É O AGRAVO INTERNO, A TEOR DO ART. 557 , § 1º , DO CPC , E NÃO O AGRAVO REGIMENTAL. APLICÁVEL, CONTUDO, O PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL.

O que acontece quando o agravo de instrumento é negado?

O exame da admissibilidade cabe ao TRT de origem, e, caso o seguimento seja negado, a parte pode interpor agravo de instrumento ao TST, com a pretensão de “destrancar” o recurso e fazer com que ele seja acolhido.

Qual é o valor da causa no agravo de instrumento?

O VALOR DA CAUSA DEVE SER EQUIVALENTE AO PROVEITO ECONÔMICO ALMEJADO. ACÓRDÃO EM HARMONIA COM A JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE. SÚMULA 83/STJ.

Artigo anterior
Como Jason voltou à vida?
Artigo seguinte
Quanto custa um Fusca ano 1975?