Como fazer uma prospecção ativa?

Perguntado por: Dinis Mário Esteves Nogueira  |  Última atualização: 15. April 2022
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Como fazer uma prospecção ativa?
  1. Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
  2. Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
  3. Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
  4. Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
  5. Determine uma rotina de prospecção. ...
  6. Peça indicações aos clientes atuais.

O que é prospecção ativa?

O que é a prospecção ativa? Em poucas palavras, a prospecção de novos clientes é uma maneira de conseguir clientes de forma ativa. Ao invés de esperar o contato de alguém interessado no seu produto ou serviço, você vai em busca dos clientes que podem ser mais lucrativos para o seu negócio.

Como estruturar um processo de prospecção?

Como definir um processo de prospecção que converta?
  1. Conheça bem o seu cliente. ...
  2. Qualifique os contatos. ...
  3. Defina os melhores canais de comunicação. ...
  4. Classifique cada potencial cliente. ...
  5. Integre a prospecção ao fluxo de venda. ...
  6. Utilize a tecnologia para ajudá-lo.

Como realizar a prospecção de clientes?

Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.

Como definir prospecção?

A palavra prospecção carrega dois sentidos: o primeiro, é de mostrar-se importante e mais visível; já o segundo, refere-se à procura de um terreno. Em ambos os casos, o termo é aplicável quando estamos falando de empresas ou negócios.

Como Construir um Script de Prospecção Infalível

20 questões relacionadas encontradas

Qual a melhor forma de prospecção?

Conheça algumas formas de trabalhar a prospecção de clientes e obter sucesso nas vendas.
  1. Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
  2. Não misture as tarefas. ...
  3. Peça indicações aos clientes atuais. ...
  4. Olhe para o seu portfólio. ...
  5. Esteja on-line. ...
  6. Conheça o cliente. ...
  7. Visite feiras e convenções. ...
  8. Ajuste o foco.

O que é uma prospecção de clientes?

Prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do Lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de Leads, é que se deve prospectar clientes.

Quais os tipos de prospecção de clientes?

Quais são os 5 tipos de prospecção de clientes
  • Outbound Marketing. ...
  • Inbound Marketing. ...
  • Canais. ...
  • Indicação de parceiros e clientes. ...
  • Misto. ...
  • Prospecção de clientes por Cold Mailling. ...
  • Prospecção de clientes por Cold Calling. ...
  • Prospecção de clientes pelas redes sociais.

Quais são os tipos de prospecção?

Conheça os tipos de prospecção de clientes
  1. Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
  2. Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
  3. Referral Marketing. ...
  4. Canais.

Como fazer para captar clientes?

Como captar clientes: 8 etapas que vão otimizar seus resultados
  1. Defina sua personas.
  2. Crie ações de marketing para cada etapa do funil de vendas.
  3. Use múltiplos canais de contato e vendas.
  4. Use as mídias sociais para pesquisar prospects.
  5. Estabeleça uma conversa personalizada.
  6. Monte uma boa proposta comercial.

Como prospectar pessoas?

Prospectando seu amigo

Trabalhe com ele como você trabalharia qualquer outro prospecto – puxe, não empurre. Evite convencer alguém. Uma vez que você tenha compartilhado a oportunidade e as informações, deixe que eles falem ou pergunte o que eles acharam. Deixe-os se eles disserem que não estão interessados.

Qual o principal canal ou forma de prospectar clientes?

Além do e-mail e telefone, podem ser incluídos WhatsApp, LinkedIn, e até mesmo social point( Instagram ou o Facebook). Mas é claro, não é possível abusar dessa disponibilidade, por isso utilize apenas as redes que fazem sentido real para sua empresa e para o público-alvo.

Quais são as várias etapas do processo de vendas?

Domine as 8 etapas do processo de vendas: o segredo para organizar a rotina e vender mais!
  • Planejamento.
  • Identificação das necessidades do cliente.
  • Abordagem de vendas.
  • Envio de propostas.
  • Negociação.
  • Fechamento de negócio.
  • Formalização do contrato de venda.
  • Pós-venda.

O que é prospecção ativa e passiva?

Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.

Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?

Enquanto na prospecção ativa o cliente entra no funil por iniciativa do vendedor, na passiva a decisão é do consumidor. Nesse último caso, o benefício é que a pessoa passa por cada uma dessas etapas, muitas vezes, sem perceber e ela mesma se convence a comprar.

Quais são os benefícios da prospecção?

Quando a prospecção de clientes é feita da maneira correta pelos vendedores as chances das vendas aumentarem são grandes.
...
Dentre as vantagens estão as seguintes:
  1. 1 – Maior satisfação do prospecto. ...
  2. 2 – Maior taxa de conversão. ...
  3. 3 – Aumento no número de vendas.

O que é prospecção outbound?

A prospecção Outbound já é uma velha conhecida dos vendedores. Ela nada mais é do que a tradicional venda proativa, em que o vendedor aborda um potencial cliente a partir de um contato frio, por telefone, email ou outro meio de comunicação.

O que é uma prospecção de vendas?

O conceito sobre o que é prospecção de vendas pode ser definido como um conjunto de estratégias que têm por objetivo captar clientes em potencial para a sua empresa. Em outras palavras, consiste em encontrar compradores para os seus produtos e serviços e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios.

O que significa prospecção B2B?

A prospecção B2B é um processo essencial para que empresas tenham sucesso nas vendas. Nela, o objetivo é gerar oportunidades de negócios, ou seja: encontrar potenciais clientes com grande potencial de fechamento para que os vendedores façam a abordagem comercial.

Como funciona a prospecção por indicação?

Prospecção por indicação

Outra forma de prospectar novos clientes é por meio do famoso boca a boca. Ou seja, quando um cliente indica um produto ou serviço para outras empresas que têm interesse em contratar uma solução similar, graças à boa experiência que tiveram com a marca.

Qual o principal objetivo da prospecção?

A prospecção é a parte inicial de qualquer processo de vendas. Nela, busca-se identificar pessoas ou empresas com o perfil que se deseja e depois qualificá-las para uma abordagem comercial.

O que é um prospector de clientes?

O que o Prospector de Clientes faz? Realiza atendimento a clientes, negocia preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda, orienta quanto às especificações dos produtos e/ou serviços. Controla os pedidos dos clientes, qualidade dos produtos e prazo de entrega estabelecido.

Qual a importância da prospecção de clientes?

Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.

Como ser mais assertivo na prospecção?

Conte o que sabe sobre a empresa dele e o que viu de oportunidade para pedir essa reunião. Não tenha medo de pedir a visita, apenas faça isso de modo que ele veja uma razão para recebê-lo e isso só vai acontecer se ele conseguir entender o que seu produto ou serviço pode melhorar na vida dele efetivamente.

Qual o melhor horário para ligar para clientes?

O horário de 8h às 9h, logo no início do horário comercial, também se mostrou muito eficaz como horário de telemarketing. Fechando o quadrante, o horário de 9h às 10h é também muito bom para prospectar. Assim, temos, na ordem: das 16h às 18h como melhor janela.

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