Como fazer uma ligação de cobrança?

Perguntado por: Débora Sousa de Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

Seja assertivo. Ser educado e não usar um tom acusativo não quer dizer que você precisa deixar o cliente com o controle da conversa. Seja direto e claro quanto ao assunto da ligação e use um tom positivo para facilitar a solução do problema. Mas evite entrar na defensiva caso o devedor tente reverter a situação.

O que dizer numa ligação de cobrança?

dizer quem é e de onde está ligando; convidar o cliente para se apresentar na loja para resolver assuntos pendentes; e. se não for o cliente quem atender, pedir para avisar sobre a ligação e que se trata de um assunto comercial.

Como fazer uma cobrança pelo ZAP?

Como fazer cobrança por Whatsapp
  1. Descubra se é realmente a pessoa certa;
  2. Se apresente;
  3. Seja objetivo pelo motivo do contato;
  4. Informe o valor;
  5. Encerre a conversa educadamente.

Qual a melhor maneira de cobrar um cliente por telefone?

Basta informar que há uma pendência na loja no nome do cliente. Muitas vezes basta um SMS para fazer com que o devedor vá até a loja ou ligue para dizer que já foi informado e “vai dar uma passadinha para resolver”. Mas se isso não surtir efeito, é hora de pegar o telefone e começar a ligar para o cliente.

Como abordar um cliente para cobrar?

Frases amigáveis para cobrar clientes inadimplentes
  1. Frases para cobrar clientes em atraso há pouco tempo.
  2. Frases para cobrar clientes com cobranças antigas.
  3. Não utilize a palavra “dívida”
  4. Tenha empatia e tente entender a motivação do atraso.
  5. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente.
  6. Não leve para o pessoal.

Ligações de COBRANÇA – Como não ser INFERNIZADO!

23 questões relacionadas encontradas

Como mandar mensagem a cobrar?

Aqui é a/o (nome de quem cobra) da empresa (nome da empresa). Vi que o seu pagamento de R$ XX, referente a (descrição do produto ou serviço) com vencimento para (data) ainda não foi feito. Entendemos que imprevistos acontecem e tá tudo bem! Por isso geramos um novo boleto/cobrança com o valor de vencimento atualizado.

Como cobrar um cliente sem ser agressivo?

6 dicas para cobrar clientes de forma correta
  1. Não tenha medo de fazer a cobrança. ...
  2. Seja atencioso e saiba ouvir as justificativas. ...
  3. Tenha cuidado com o tom de voz. ...
  4. Tente eliminar o conflito na negociação. ...
  5. Mantenha a calma em todas as situações.

Como fazer uma cobrança de forma educada?

Como fazer uma cobrança amigável
  1. Respeite. A primeira dica é óbvia, mas vale ressaltar quantas vezes for preciso: seja sempre educado, em qualquer situação, não use um tom acusativo e nem falte com respeito. ...
  2. Prepare-se. ...
  3. Seja assertivo. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Dê alternativas.

Pode cobrar cliente por WhatsApp?

Cobrança pelo WhatsApp é legal; veja como reconhecer a autenticidade e evitar golpes. Cada vez é mais comum que cobranças de dívidas sejam feitas por WhatsApp em vez de ligações telefônicas. A prática não é ilegal.

Como cobrar de alguém educadamente?

4 dicas sobre como cobrar um amigo
  1. Estabeleça um prazo antes de cobrar o seu amigo. Tenha em mente que tudo que você combina antes vai te evitar dores de cabeça. ...
  2. Pense na mensagem com cautela. ...
  3. Use o WhatsApp como um aliado. ...
  4. Tente entender o lado do devedor.

Como argumentar com o cliente desempregado?

Trate o cliente com atenção

Seja atencioso com o cliente e demonstre interesse pelo que ele tem a dizer. Prepare-se para tornar o momento mais tranquilo e propício para uma negociação. Procure não deixar o cliente acuado e encontre formas de esclarecer que o objetivo é ajudá-lo a quitar a dívida com a empresa.

Como receber pelo WhatsApp?

Como enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp?
  1. Toque no ícone de "clipe de papel" (Android) ou "+" (iPhone) e escolha a opção "Pagamento";
  2. Insira o valor e uma mensagem opcional;
  3. Aperte em "Pagar" e coloque o PIN (senha) do Facebook Pay;

Como enviar um lembrete de pagamento?

Veja alguns exemplos:
  1. [EMPRESA] Prezado Sr. (a) Cliente, faltam 5 dias para o vencimento da sua fatura no valor de R$350,00. Efetue o pagamento em dia e garanta 5% de desconto no valor!
  2. [EMPRESA] Prezado Sr. (a) Cliente, sua fatura no valor de R$ 500,00 vence na próxima semana.

Como mandar mensagem cobrando amigo?

Quais frases usar para cobrar um amigo?
  1. “Nossa, gastei muito nesse final de semana, não sei como vou pagar a minha fatura. ...
  2. “Fulano, você conseguiu resolver o seu problema? ...
  3. “Consegue pagar meu almoço hoje? ...
  4. “Uma vez te emprestei dinheiro, lembra? ...
  5. “Fulano, preciso de um dinheiro emprestado, consegue me ajudar?”

Como escrever um lembrete de cobrança?

Não existe uma fórmula mágica para criar uma mensagem de cobrança, mas a sua abordagem deve levar em conta os seguintes fatores:
  1. Seja amigável. ...
  2. Use palavras educadas. ...
  3. Tenha cuidado com o tom de voz. ...
  4. Saiba negociar. ...
  5. Tenha respeito e discrição. ...
  6. Facilite o pagamento. ...
  7. Ofereça um bom atendimento ao cliente.

Como fazer um lembrete de vencimento?

Formas de fazer um lembrete de vencimento
  1. Faça a abordagem com educação, sendo sempre respeitoso.
  2. Escolha um horário adequado, sempre no horário comercial.
  3. Ouça o cliente e esteja aberto a negociações, oferecendo parcelamentos e facilitando o pagamento.

Como mandar mensagem de lembrete?

Olá, aqui é da [NOME DA CLÍNICA], não esqueça do seu horário agendado para [DATA] às [HORA]. Se acontecer algum imprevisto nos avise, ligue no [TELEFONE] ou responda essa mensagem, até mais. Olá, tudo bem? Apenas um lembrete rápido: não perca seu horário agendado na [NOME DA CLÍNICA], dia [DATA] às [HORA].

Como funciona o pagamento via WhatsApp?

Se já tiver um cartão configurado, os quatro últimos dígitos do cartão vão aparecer e o usuário precisa apenas clicar em “pagar”. Em seguida, será solicitado o PIN (salvo durante a configuração). Feito isso, o dinheiro será enviado e uma mensagem sobre a transação aparecerá na própria conversa do app.

Como vender para um desempregado?

10 formas de ganhar dinheiro mesmo estando desempregado
  1. Afiliado de produtos. ...
  2. Vender produtos usados. ...
  3. Oferecer aulas particulares. ...
  4. Produtor de conteúdo online. ...
  5. Confecção de doces caseiros. ...
  6. Responder pesquisas online. ...
  7. Cashback. ...
  8. Cuidador de animais de estimação.

O que fazer quando o cliente está indeciso?

Confira as primeiras 5 dicas para convencer o cliente indeciso
  1. Respeite o processo da venda. ...
  2. Ouça o que seu cliente tem a dizer. ...
  3. Nunca discuta com um cliente indeciso. ...
  4. Prepare-se para contornar objeções. ...
  5. Conte uma história. ...
  6. Fale um pouco mais sobre a empresa. ...
  7. Pergunte sobre as preocupações do cliente indeciso.

Como argumentar para fazer uma boa venda?

7 dicas para melhorar a sua argumentação de vendas
  1. Tenha total conhecimento das suas soluções. ...
  2. Busque compreender as necessidades de cada cliente. ...
  3. Foque nos benefícios e nas vantagens da sua solução. ...
  4. Opte por perguntas abertas e abra espaço para a troca de ideias. ...
  5. Observe o perfil do potencial cliente.

Como fazer um bom script de vendas?

Então, para criar um script de vendas eficiente, siga esses 4 passos iniciais:
  1. 1 – Defina bem as etapas do processo comercial. Precisamos começar pelo básico – que, sim, precisa ser dito. ...
  2. 2 – Estude bastante o produto, o mercado e o cliente. ...
  3. 3 – Beba da fonte dos melhores. ...
  4. 4 – Registre, analise e aprimore.

O que é um argumento de venda?

Argumentação de vendas são as abordagens usadas pelos vendedores para demonstrar de forma lógica como as soluções de sua empresa podem ajudar seu prospecte a resolver problemas e atingir os resultados que deseja em seu negócio.

Como convencer o cliente a comprar o seu produto?

Quais as 7 melhores dicas para convencer seu cliente a comprar?
  1. Crie relacionamento antes da venda. ...
  2. Use linguagem adequada e de fácil compreensão. ...
  3. Demonstre que se importa com as necessidades do cliente. ...
  4. Aja com naturalidade. ...
  5. Aponte os benefícios proporcionados pelo produto. ...
  6. Repense as objeções com antecedência.

Como lidar com um cliente confuso?

Cliente confuso

Nesse caso, o ideal é conversar com ele para tentar entender suas necessidades. Você pode fazer perguntas sobre a personalidade, idade, profissão e até hobbies. Essas informações podem auxiliar o vendedor a compreender o cliente e oferecer o produto mais adequado.

Artigo anterior
Qual é o sinônimo de danada?
Artigo seguinte
O que significa o barco na Bíblia?