Como fazer uma denúncia na ANEEL?
Perguntado por: Carlota Nascimento | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 5/5 (38 avaliações)
Como falar com ANEEL?
- telefone 167;
- chat on-line no portal da ANEEL;
- 0800-727-0167 (Agências Estaduais Conveniadas);
- formulário no portal da ANEEL;
Onde posso fazer reclamação da Enel?
- Central de Relacionamento da Enel São Paulo. 0800 72 72 120.
- Deficientes Auditivos. 0800 77 28 626.
- Ouvidoria da Enel São Paulo. 0800 72 73 110.
Onde reclamar da falta de energia elétrica?
para falta de energia ou consulta a protocolo, acesse a assistente virtual (todos os dias, 24h por dia); para os demais assuntos, acesse o chat humano (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite); formulário no site da Aneel; telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite).
Como fazer denúncia na ouvidoria?
Para registro no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-OUV, basta acessar o link: https://sistema.ouvidorias.gov.br e fazer sua manifestação. Para o registro de uma denúncia deve-se ter o máximo de informações possíveis que possibilitem a apuração dos fatos.
Como registrar sua reclamação na Ouvidoria da ANEEL
O que é denúncia Ouvidoria?
a) Para falar com a ouvidoria, você deve fazer uma manifestação. Tipos de manifestação: DENÚNCIA: Se você quer comunicar a ocorrência de um ato ilícito ou uma irregularidade praticada contra a administração pública. Também pode ser usada para denunciar uma violação aos direitos humanos.
Qual o tempo de resposta para a Ouvidoria?
As reclamações dirigidas às Ouvidorias têm o prazo máximo de resposta determinado pela legislação do órgão que a fiscaliza. Geralmente o prazo de resposta é de 15 (quinze) dias.
Como saber quando a energia vai voltar?
Mas, há uma nova maneira de você saber o horário do reestabelecimento da energia elétrica sem precisar ligar no 0800 72 72 196 da Eletropaulo. Mande um SMS para 27373 com o texto “Sem Luz” seguido do número da instalação que está na sua conta de luz.
Qual órgão fiscaliza a Enel?
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Qual o órgão que fiscaliza a Enel?
Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL - Portal da transparência.
Como reclamar da Enel na ANEEL?
formulário no site da Aneel;
telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite). Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.
Qual o telefone de reclamação da anel?
A partir desta quinta-feira (01/04), o acesso à Central de Teleatendimento (CTA) da Aneel terá que ser feito pelo telefone 0800 7272010. A troca do número ajustará o acesso ao teleatendimento da Agência à padronização dos números de discagem direta gratuita em 11 dígitos, exigência que entrará em vigor no ano que vem.
Qual o número que liga na anel?
Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Para agilizar, lembre-se de informar o número do protocolo do atendimento recebido anteriormente e o número da instalação disponível na conta de energia. Se preferir clique aqui para registrar a sua manifestação.
Qual é o E-mail da ANEEL?
Caso encontre algum erro ou dificuldade, ou tenha alguma sugestão sobre o aplicativo ANEEL Consumidor, envie um e-mail para suporte@aneel.gov.br. Uma das novidades do aplicativo é o novo módulo “Entenda Sua Conta”.
O que a ANEEL regula e fiscaliza?
A ANEEL fiscaliza
A Agência Nacional de Energia Elétrica fiscaliza as empresas do setor para garantir luz com qualidade. Aquelas que descumprem as normas podem sofrer punições, multas e até perder a concessão.
Como reclamar da Enel no Procon?
O consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia elétrica e não conseguiu um retorno satisfatório da empresa, pode procurar o @proconsp, que disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais ...
Para que serve a ANEEL?
É papel da ANEEL controlar e fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica.
Qual o tempo máximo que pode ficar sem energia?
Existe um tempo limite para o consumidor ficar sem luz e solicitar a indenização da conta de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o cliente que sofrer com a falta de luz em um período de até quatro horas tem o poder de receber um desconto na conta de energia.
Qual é o tempo de restabelecimento de energia?
O citado artigo determina que a distribuidora de energia deve restabelecer o fornecimento nos seguintes prazos, contados ininterruptamente: 24 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área urbana; e 48 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área rural.
Como fazer a energia voltar?
- Livros. Que tal aproveitar que a energia acabou para deixar a Netflix de lado e começar a ler aqueles livros que estão parados na sua estante? ...
- Jantar à luz de velas. ...
- Jogos e histórias de terror. ...
- Desenhos e rabiscos. ...
- Paisagens e estrelas. ...
- Guarda-roupa. ...
- Música e dança. ...
- Cartas e textos.
O que fazer quando a Ouvidoria não responde?
Pela norma da CGU, as demandas não podem ser recusadas e devem ter uma resposta conclusiva no prazo de até 30 dias, que pode ser prorrogado por outros 30 dias se a ouvidoria justificar a necessidade da demora. A resposta tem de ter linguagem simples e objetiva e ser, no termo da norma, “conclusiva”.
Como responder a uma Ouvidoria?
- Agradeça o contato. Essa é a primeira atitude que o atendimento deve ter em relação ao cliente insatisfeito. ...
- Ouça com atenção. ...
- Aja imediatamente. ...
- Deixe o cliente informado. ...
- Mantenha a calma. ...
- Não se abale. ...
- Foque na resolução do problema. ...
- Dite o tom da conversa.
Como responder Ouvidoria SUS?
No campo "Ouvidoria", selecione a "Secretaria MUNICIPAL de Saúde". Após o registro será enviado via Sistema Ouvidor SUS um número e senha para acompanhamento ao e-mail cadastrado. OBS: É fundamental enviar os dados solicitados, a falta de dados muitas vezes inviabiliza o encaminhamento da sua manifestação.
Qual é a função de uma Ouvidoria?
Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.
Quais tipos de Ouvidoria?
- Sugestão. Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal.
- Elogio. Demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
- Solicitação. ...
- Reclamação. ...
- Denúncia.
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