Como fazer uma declaração de solteiro?

Perguntado por: Telmo Morais de Vaz  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

Para obter a declaração ou Atestado de Estado Civil, no Brasil, o interessado deve seguir os passos abaixo:
  1. dirigir-se ao cartório onde tem seu registro civil de nascimento e solicitar a Declaração de Estado Civil ou Declaração de Solteiro, como também é chamado;
  2. apostilar;
  3. e finalmente, traduzir o documento.

Como comprovar estado civil de solteiro?

Se a pessoa for solteira, o comprovante de estado civil pode ser certidão de nascimento. Já as casadas vão precisar apresentar a certidão de casamento e o Pacto Antenupcial de Regime de Bens.

O que é certidão de solteiro?

Essa declaração tem como função, especificamente, garantir, perante a lei, que os nubentes não possuem impedimentos para que contraiam o matrimônio, informando que a pessoa é solteiro (a), divorciado (a) ou viúvo(a).

Quanto custa a declaração de estado civil?

O valor da escritura pública declaratória é de R$ 512,01 (quinhentos e doze reais e um centavo), salvo se houver declaração de valor.

Como fazer uma declaração de uma pessoa para outra?

xxx. xxx-xx e no RG de nº xx. xxx-xx, residente e domiciliado na rua Tal, nº xx, bairro Tal, cep, na cidade Tal-UF, declaro para os devidos fins que, no (dia) de (mês) de (ano), às (horas), presenciei o fato relevante presenciado pela testemunha. Por ser expressão de verdade, firmo a presente declaração.

Documento que comprova que você é solteiro(a) | Thiara in Portugal

27 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma declaração à mão?

Eu, _________________________________________________________, portador (a) do RG n. º________________ e do CPF n.º _____________________, declaro , para os devidos fins e sob as penas da lei, que exerço atividades “do lar”, sem remuneração. DECLARO ainda não possuir nenhum tipo de renda, formal ou informal.

Como fazer uma simples declaração?

O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e baixar o e instalar o programa IRPF 2022, disponibilizado desde o dia 7 de março. Após o download, abra o programa e clique em “Declaração de Ajuste Anual''. Em seguida, em “Iniciar Declaração em Branco”. Depois, preencha com o CPF e nome e dê OK.

Qual documento comprova estado civil?

As certidões de estado civil servem para comprovar e/ou atestar o registro civil das pessoas físicas, conforme abaixo: Certidão de Nascimento: A certidão de nascimento (original) é emitida pelo cartório de Registro Civil onde cada pessoa teve seu nascimento registrado.

O que é uma declaração de estado civil?

É a certidão que vai comprovar qual é o estado civil atual de uma pessoa, seja ela casada, solteira, ou viúva, por exemplo. O comprovante de estado civil é um documento que deve ser apresentado obrigatoriamente no processo de compra e venda.

O que é a certidão civil?

Já a certidão civil é uma cópia, em breve relato ou em inteiro teor (cópia fiel e completa), do registro, ou seja, página do livro em que foi registrado o determinado ato. A certidão pode ser expedida em primeira e segunda via.

Qual é o estado civil de uma pessoa divorciada?

Casado (a): quem se casou e se mantém casado. Divorciado (a): quem foi casado, mas teve o fim do vínculo jurídico do casamento homologado por escritura pública (divórcio extrajudicial) ou decisão judicial. Viúvo (a): é aquele que perdeu a condição de casado em decorrência do falecimento da pessoa com quem se casou.

O que é atestado de celibato?

Também reconhecida em alguns cartórios brasileiros sob a denominação de Declaração de Solteiro, Certificado de Celibato, Certidão Negativa de Casamento, o objetivo deste documento é informar o estado civil de uma pessoa e garantir que, de acordo com a legislação brasileira, não há nenhum impedimento para que a mesma ...

Como tirar certidão de viúva?

Certidão de casamento "original" e atualizada com o óbito do cônjuge falecido. Apresentar certidão de nascimento original ou cópia do(a) noivo(a). Cópia autenticada da certidão de óbito do(a) companheiro(a) anterior do(a) noivo(a), além da cópia autenticada do respectivo inventário.

Como saber o estado civil de uma pessoa?

Acesse o portal Registro Civil; Clique na opção "Nascimento"; Informe o estado, a cidade e o cartório onde a pessoa foi feita a certidão de nascimento da pessoa cujo matrimônio você deseja saber se existe ou não (caso exista mais de uma opção de cartório, vá testando até obter resultado);

Como tirar declaração de estado civil?

1. No Brasil:
  1. dirigir-se ao cartório onde tem seu registro civil de nascimento e solicitar a Declaração de Estado Civil ou Declaração de Solteiro, como também é chamado;
  2. apostilar;
  3. e finalmente, traduzir o documento. Para isto, é necessário recorrer a um tradutor juramentado no país onde a pessoa vai se casar.

Como comprovar estado civil de estrangeiro?

O estrangeiro poderá fazer prova de idade, estado civil e filiação por: I – cédula especial de identidade; II – passaporte; III – atestado consular; e IV – certidão de nascimento traduzida e registrada em serventia de registro de títulos e documentos.

O que é declaração simples?

Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) é uma declaração anual que todo empreendedor da modalidade MEI (Microempreendedor Individual) deve realizar. Essa declaração é simples de fazer e mostra a receita obtida mês a mês ao longo do ano anterior.

O que é declaração do Simples Nacional?

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), consiste em uma obrigação direcionada aos microempreendedores e microempreendedores individuais optantes pelo Simples Nacional, a qual deve ser emitida e efetivada anualmente junto à Receita Federal através do Portal do Empreendedor.

Como enviar declaração do Simples Nacional?

Como fazer a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS)
  1. Acesse o site do Simples Nacional e procure a opção “PGDAS-D e Defis - a partir de 2018”
  2. É necessário possuir um certificado digital com código de acesso ou procuração eletrônica.
  3. Clique em Defis e depois em "declarar".

Como fazer uma declaração?

Veja abaixo o passo a passo para fazer sua declaração do Imposto de Renda – o exemplo do g1 considera uma declaração simples, sem dependentes.
  1. 1 - Baixe o programa. ...
  2. 2 - Documentação. ...
  3. 3 - Declaração ou retificação? ...
  4. 4 - Dados cadastrais. ...
  5. 5 - Rendimentos. ...
  6. 6 - Bens e direitos. ...
  7. 7 - Pagamentos efetuados. ...
  8. 8 - Verifique pendências.

O que deve constar em uma declaração?

Principais Características
  1. Redação técnica.
  2. Linguagem formal.
  3. Documento comprovatório.
  4. Veracidade dos fatos.
  5. Estilo padronizado.
  6. Texto em primeira ou terceira pessoa.

Como fazer um comprovante de endereço a mão?

Pela lei, agora, para comprovar residência, basta que o consumidor ou cliente faça uma declaração de próprio punho, ou faça o Cadastro no Sistema de Segurança Digital e imprime o novo Documento Padrão Brasileiro.

Como fica identidade de viúva?

Ou seja, fica registrado na certidão de nascimento a alteração do estado civil de “casado(a)” para “viúvo(a)”. Portanto, quando ouvirem falar da necessidade de comprovação de estado civil, este pode ser demonstrado através de expedição da certidão de nascimento atualizada.

Como saber se uma pessoa é viúva?

Viúvo, por fim, é o indivíduo que teve o vínculo do seu casamento rompido pelo falecimento de seu cônjuge. Esses são, segundo a legislação pátria, os possíveis estados das pessoas naturais com relação ao casamento. São as modalidades de estado civil existentes em nosso país.

Como fica o estado civil de uma pessoa viúva?

O casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio. A mulher casada, que se separa judicialmente, tem mudado seu estado civil: passa a ser separada judicialmente. Como o vínculo conjugal ainda persistia, vindo o cônjuge a falecer, ocorre outra alteração no estado civil: torna-se viúva.

Artigo anterior
O que é polimento vitrificação?
Artigo seguinte
O que é um bugre?