Como fazer um relatório descritivo e Analitico?

Perguntado por: Ivo Hugo Melo Lima Domingues  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

  1. INTRODUÇÃO. É a parte inicial do texto, em que se expõe o assunto como um todo. ...
  2. ABORDAGEM METODOLÓGICA. Deve constar os métodos e técnicas empregadas para a elaboração de todas as etapas do trabalho. ...
  3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE. ...
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS. ...
  5. REFERÊNCIAS.

Como se faz um relatório descritivo?

6 dicas para elaborar um ótimo relatório descritivo
  1. Não deixe para a última hora. ...
  2. Elabore um roteiro. ...
  3. Grave relatos orais. ...
  4. Escreva com clareza. ...
  5. Conte com o apoio do coordenador pedagógico. ...
  6. Utilize um sistema informatizado.

O que é um relatório analítico?

O Relatório Analítico é o meio de comunicação que o auditor possui para se relacionar com todos os setores envolvidos nos trabalhos realizados. É a forma de se comunicar com os funcionários em nível de execução. Portanto, devem ser apresentados de maneira clara e simples. O próprio nome diz tudo.

O que é uma descrição analítica?

adjetivo Feito por via da análise, de exame qualitativo ou quantitativo. Característica daquilo que é realizado por meio de análise, exame. Característica de quem age por análise, que pensa e analisa muito bem alguma coisa; crítico, profundo: sujeito analítico.

Como é feito um relatório?

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

#093 - [ ESCRITA ACADÊMICA ] Texto Descritivo x Texto Analítico

18 questões relacionadas encontradas

O que é um relatório exemplo?

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

O que é relatório e como fazer?

O relatório é um tipo de texto que tem o intuito de relatar sobre algo, seja uma visita ao museu ou o percurso realizado para fazer um estágio e uma pesquisa. Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua.

Como se faz um relato analítico?

Analise a ideia, a tese ou pensamento que se quer estudar a fundo. Leia sobre ela, informe-se com livros, documentários e todo o tipo de pensamentos suscitados a esse respeito. Escreva de uma forma objetiva, sem expor seu pensamento, sobre a ideia em questão.

O que é um texto descritivo analítico?

É a parte inicial do texto, em que se expõe o assunto como um todo. Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.

Como elaborar um texto analítico?

A introdução deve trazer a contextualização do tema. Tente chamar a atenção do leitor, mas sem exagerar. Não resuma a temática — é melhor só trazer os argumentos. Evite também ser muito dramático, como começar com uma pergunta ou exclamação.

Qual a diferença entre relatório analítico e sintético?

Relatório Analítico: avalia a movimentação de forma detalhada, conforme as notas fiscais geradas no sistema, Relatório Sintético: avalia a movimentação de forma resumida com foco principal na movimentação física do estoque.

Quais são os tipos de relatório?

Existem 3 tipos de relatório: Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida. Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores. Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

Como fazer um relatório sobre uma empresa?

Um relatório empresarial deve incluir as seguintes seções:
  1. Página de título, incluindo: Nome do relatório. O seu nome. ...
  2. Índice, incluindo: Cada seção do relatório e seu número de página.
  3. Resumo executivo, incluindo: Uma visão geral de seus problemas, análises e soluções.
  4. Introdução, incluindo: Objetivo do relatório.

Como fazer um relatório descritivo de aluno?

Redigindo o Parecer Descritivo do Aluno:
  1. Levar em conta os destinatários;
  2. Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
  3. Considerar o caráter oficial do documento;
  4. Observar ortografia, concordância e formatação;
  5. Nomear os pareces;
  6. Evitar palavras diminutivas;

Quais as palavras para dar início a um relatório?

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

O que escrever em um parecer descritivo?

O que levar em conta para elaborar o parecer descritivo?
  1. aspectos físicos: desenvolvimento e expressão corporal; uso e aplicação da força; questões de saúde e higiene.
  2. aspectos emocionais: comportamentos e expressões de emoção.
  3. aspectos sociais: relacionamento com os colegas, o grupo, o professor e outros adultos.

Como se faz um relato?

Tema: primeiramente é importante delimitar o tema (assunto) que será abordado no relato pessoal, seja um evento que ocorreu, uma fase da vida, uma conquista, uma superação, ou até mesmo uma história triste. Introdução: pequeno trecho em que aparecem as principais ideias que se quer relatar.

Como fazer um relatório sobre a aula?

Como fazer relatório de aula prática
  1. 1 – Introdução. Nesta parte, o aluno deve falar sobre o que foi abordado na aula. ...
  2. 2 – Objetivo. Qual era o propósito daquela aula? ...
  3. 3 – Materiais e metodologia. ...
  4. 4 – Resultado. ...
  5. 5 – Conclusão. ...
  6. 6 – Referências bibliográficas.

Quais são as principais características de um relatório?

O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.

Como se faz um relatório de um trabalho escolar?

Criar um roteiro com orientações sobre o relatório escolar
  1. 1º parágrafo: apresentar o que foi trabalhado na escola, os objetivos da disciplina e o que a turma fez para alcançar os objetivos.
  2. 2º parágrafo: apresentar os pontos positivos e características do aluno. ...
  3. 3º parágrafo: relatar os aspectos cognitivos.

Como deve ser feito o resumo de um relatório?

O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.

Como se escreve relatório?

substantivo masculino Texto que contém uma descrição detalhada dos aspectos mais importantes, eventos ou ações, de alguma coisa: relatório de projeto. Exposição com as conclusões observadas pelos integrantes de uma comissão que avalia uma pesquisa, um projeto ou problema.

Qual é a função de um relatório?

É o documento elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a fatos vivenciados, ouvidos ou observados ou historiar a execução de serviços e experiências.

O que é um relatório de uma empresa?

O relatório empresarial é um compilado de dados mais generalista sobre como estão as atividades da empresa como um todo. Através dos indicadores definidos e apresentados no relatório, os tomadores de decisão conseguem comandar as ações necessárias para a empresa com maior facilidade.

Quais são os tipos de relatórios gerenciais?

Quais são os tipos de relatórios gerenciais mais importantes para as organizações?
  1. Relatório de Fluxo de Caixa. ...
  2. Relatório de Vendas. ...
  3. Relatório de Contas a Pagar. ...
  4. Relatório de Contas a Receber. ...
  5. Balanço Patrimonial – BP. ...
  6. Orçamento Empresarial. ...
  7. Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. ...
  8. Relatório de Satisfação do Cliente.

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