Como fazer um relatório descritivo e Analitico?
Perguntado por: Ivo Hugo Melo Lima Domingues | Última atualização: 12. März 2022Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)
- INTRODUÇÃO. É a parte inicial do texto, em que se expõe o assunto como um todo. ...
- ABORDAGEM METODOLÓGICA. Deve constar os métodos e técnicas empregadas para a elaboração de todas as etapas do trabalho. ...
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE. ...
- CONSIDERAÇÕES FINAIS. ...
- REFERÊNCIAS.
Como se faz um relatório descritivo?
- Não deixe para a última hora. ...
- Elabore um roteiro. ...
- Grave relatos orais. ...
- Escreva com clareza. ...
- Conte com o apoio do coordenador pedagógico. ...
- Utilize um sistema informatizado.
O que é um relatório analítico?
O Relatório Analítico é o meio de comunicação que o auditor possui para se relacionar com todos os setores envolvidos nos trabalhos realizados. É a forma de se comunicar com os funcionários em nível de execução. Portanto, devem ser apresentados de maneira clara e simples. O próprio nome diz tudo.
O que é uma descrição analítica?
adjetivo Feito por via da análise, de exame qualitativo ou quantitativo. Característica daquilo que é realizado por meio de análise, exame. Característica de quem age por análise, que pensa e analisa muito bem alguma coisa; crítico, profundo: sujeito analítico.
Como é feito um relatório?
- Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
- Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
- Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
- Descrição das atividades. ...
- Resultados. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Referências bibliográficas.
#093 - [ ESCRITA ACADÊMICA ] Texto Descritivo x Texto Analítico
O que é um relatório exemplo?
O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.
O que é relatório e como fazer?
O relatório é um tipo de texto que tem o intuito de relatar sobre algo, seja uma visita ao museu ou o percurso realizado para fazer um estágio e uma pesquisa. Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua.
Como se faz um relato analítico?
Analise a ideia, a tese ou pensamento que se quer estudar a fundo. Leia sobre ela, informe-se com livros, documentários e todo o tipo de pensamentos suscitados a esse respeito. Escreva de uma forma objetiva, sem expor seu pensamento, sobre a ideia em questão.
O que é um texto descritivo analítico?
É a parte inicial do texto, em que se expõe o assunto como um todo. Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.
Como elaborar um texto analítico?
A introdução deve trazer a contextualização do tema. Tente chamar a atenção do leitor, mas sem exagerar. Não resuma a temática — é melhor só trazer os argumentos. Evite também ser muito dramático, como começar com uma pergunta ou exclamação.
Qual a diferença entre relatório analítico e sintético?
Relatório Analítico: avalia a movimentação de forma detalhada, conforme as notas fiscais geradas no sistema, Relatório Sintético: avalia a movimentação de forma resumida com foco principal na movimentação física do estoque.
Quais são os tipos de relatório?
Existem 3 tipos de relatório: Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida. Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores. Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.
Como fazer um relatório sobre uma empresa?
- Página de título, incluindo: Nome do relatório. O seu nome. ...
- Índice, incluindo: Cada seção do relatório e seu número de página.
- Resumo executivo, incluindo: Uma visão geral de seus problemas, análises e soluções.
- Introdução, incluindo: Objetivo do relatório.
Como fazer um relatório descritivo de aluno?
- Levar em conta os destinatários;
- Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Nomear os pareces;
- Evitar palavras diminutivas;
Quais as palavras para dar início a um relatório?
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
O que escrever em um parecer descritivo?
- aspectos físicos: desenvolvimento e expressão corporal; uso e aplicação da força; questões de saúde e higiene.
- aspectos emocionais: comportamentos e expressões de emoção.
- aspectos sociais: relacionamento com os colegas, o grupo, o professor e outros adultos.
Como se faz um relato?
Tema: primeiramente é importante delimitar o tema (assunto) que será abordado no relato pessoal, seja um evento que ocorreu, uma fase da vida, uma conquista, uma superação, ou até mesmo uma história triste. Introdução: pequeno trecho em que aparecem as principais ideias que se quer relatar.
Como fazer um relatório sobre a aula?
- 1 – Introdução. Nesta parte, o aluno deve falar sobre o que foi abordado na aula. ...
- 2 – Objetivo. Qual era o propósito daquela aula? ...
- 3 – Materiais e metodologia. ...
- 4 – Resultado. ...
- 5 – Conclusão. ...
- 6 – Referências bibliográficas.
Quais são as principais características de um relatório?
O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.
Como se faz um relatório de um trabalho escolar?
- 1º parágrafo: apresentar o que foi trabalhado na escola, os objetivos da disciplina e o que a turma fez para alcançar os objetivos.
- 2º parágrafo: apresentar os pontos positivos e características do aluno. ...
- 3º parágrafo: relatar os aspectos cognitivos.
Como deve ser feito o resumo de um relatório?
O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.
Como se escreve relatório?
substantivo masculino Texto que contém uma descrição detalhada dos aspectos mais importantes, eventos ou ações, de alguma coisa: relatório de projeto. Exposição com as conclusões observadas pelos integrantes de uma comissão que avalia uma pesquisa, um projeto ou problema.
Qual é a função de um relatório?
É o documento elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a fatos vivenciados, ouvidos ou observados ou historiar a execução de serviços e experiências.
O que é um relatório de uma empresa?
O relatório empresarial é um compilado de dados mais generalista sobre como estão as atividades da empresa como um todo. Através dos indicadores definidos e apresentados no relatório, os tomadores de decisão conseguem comandar as ações necessárias para a empresa com maior facilidade.
Quais são os tipos de relatórios gerenciais?
- Relatório de Fluxo de Caixa. ...
- Relatório de Vendas. ...
- Relatório de Contas a Pagar. ...
- Relatório de Contas a Receber. ...
- Balanço Patrimonial – BP. ...
- Orçamento Empresarial. ...
- Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. ...
- Relatório de Satisfação do Cliente.
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