Como fazer um instrumento público?

Perguntado por: Rodrigo Abreu Castro  |  Última atualização: 30. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)

Para fazer uma procuração pública, o outorgante, que é quem concede poderes, deve dirigir-se a um cartório de notas de sua preferência. Não é necessário o comparecimento do procurador (o outorgado, que recebe poderes). A Procuração precisa ser especifica: discriminar o serviço a ser realizado, podendo ser mais de um.

O que é instrumento público exemplos?

Procuração pública

A procuração por instrumento público é um tipo de procuração emitida por um tabelião de notas ou um oficial público autorizado. Ele geralmente é utilizado para dar autoridade a alguém para agir em nome de outra pessoa em transações legais, como venda de imóveis, abertura de testamentos, entre outros.

Como se faz uma escritura pública?

É necessário procurar um tabelião de notas. O tabelião é o profissional responsável por lavrar o documento, que deve ser assinado pelas partes envolvidas e por duas testemunhas. O documento deve conter informações precisas sobre o ato ou negócio jurídico em questão e ser redigido de forma clara e objetiva.

Qual o valor para fazer uma procuração pública?

Tirando a procuração para fins previdenciários que, normalmente, é isento de valor, os outros casos variam entre R$ 80,00 e R$ 250,00. É importante que, antes de realizar a procuração, o interessado tenha plena certeza do poder que ela outorga.

Como fazer uma procuração pública gratuita?

Nesse caso, basta apenas ao usuário requerer ao tabelião de notas de sua preferência a gratuidade para a lavratura da procuração pública, apresentando, por óbvio, a documentação necessária. Louvável a intenção do legislador, notadamente ante o estado de calamidade pública que assola o país nos últimos tempos.

Procuração, por instrumento particular ou público?

35 questões relacionadas encontradas

Precisa de advogado para fazer procuração pública?

Qualquer pessoa que tenha capacidade para os atos da vida civil pode outorgar ou receber poderes. Em alguns casos a lei exige que o procurador seja advogado, mas na maioria dos atos da vida cotidiana, basta ser civilmente capaz.

Tem como fazer uma procuração pública online?

Faça login no site e-Notariado com seu Certificado Digital e participe da videoconferência. Após a videochamada você receberá os documentos por e-mail. Acesse o link enviado para assinar a procura- ção com seu Certificado Digital. A procuração está pronta para ser usada.

Onde é feita a procuração pública?

Como é o processo para fazer uma procuração pública e como registrá-la no cartório? Para fazer uma procuração pública, o outorgante, que é quem concede poderes, deve dirigir-se a um cartório de notas de sua preferência. Não é necessário o comparecimento do procurador (o outorgado, que recebe poderes).

Quem tem direito a procuração gratuita?

A Lei nº 14.199/2021 inseriu o art. 68-A à Lei nº 8.212/91 prevendo que, se a pessoa precisar de uma procuração pública para receber um benefício previdenciário ou assistencial do INSS, ela pode conseguir essa procuração no tabelionato de notas sem precisar pagar as custas e emolumentos: Art.

Quando é necessária procuração por instrumento público?

Nos casos de representação para analfabeto, deficiente visual ou alguém impossibilitado de assinar é obrigatório que seja por procuração pública, é o que determina o art. 654 do Código Civil. A intenção é evitar fraudes e pessoas mal-intencionadas.

Como fazer escritura pública online?

O pedido da escritura imobiliária deve ser feito pelo portal e-Notariado https://www.e-notariado.org.br/ no computador ou baixar o aplicativo desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB) no celular, preencher os dados básicos do imóvel, do vendedor e do comprador e enviar para o tabelionato de sua preferência.

Onde posso fazer uma escritura pública?

A escritura de imóvel é feita por um tabelião em qualquer Cartório de Tabelionato de Notas, ao contrário do registro de imóvel, que obrigatoriamente é feito no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o bem está localizado.

Quem pode fazer uma escritura pública?

Não é qualquer pessoa que pode redigir uma escritura pública. Apenas um tabelião de notas tem essa incumbência, pois é quem possui fé pública para tal. Também não é qualquer cartório que prepara o documento. O tabelião fica no Tabelionato de Notas, que é o espaço exclusivo para realizar esse serviço.

Quais são os instrumentos públicos?

A Constituição da República de 1988 determinou que são três instrumentos de planejamento orçamentário: O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Qual a procuração mais segura?

Quais são os tipos de procuração? A procuração pode ser classificada em dois tipos distintos: Procuração pública: feita em cartório por um tabelionato de notas e válida juridicamente em todos os lugares. Por possuir um registro em um órgão competente, ela é considerada mais segura.

O que é um instrumento público?

O instrumento público é a composição redigida em linguagem escrita, por oficial público, no exercício e de acordo com as atribuições próprias é todo aquele elaborado pelo notário, investido na função de acordo com a lei, preenchidos todos os requisitos legais, cujo objeto seja lícito, os agentes capazes e a forma ...

Para que serve uma procuração por instrumento público?

A procuração pública é o documento em que o responsável nomeia outra pessoa para responder em seu nome em determinados atos da vida civil previamente acordados. No ato é possível que o procurador passe poderes como assinatura de contratos, compra e venda de bens e transações bancárias.

Como conseguir gratuidade nos cartórios?

Para a prática de atos notariais e/ou registrais efetivados em favor de maiores de 60 anos que recebam até 10 salários mínimos, sem cobrança de emolumentos e acréscimos legais, é necessária a declaração de hipossuficiência a que se refere o artigo 2° deste Ato.

Onde eu posso fazer uma procuração?

A procuração pública deverá ser realizada junto ao tabelionato de notas e deverá constar os poderes indicados, de uma maneira geral ou específica. A procuração particular deverá ser redigida pela própria pessoa e fazer o seu reconhecimento no cartório. O que é outorgante? É a pessoa que delega os poderes a outra.

Qual o documento necessário para fazer uma procuração pública?

Quais são os documentos necessários para fazer uma procuração em cartório? Pessoa Física: o interessado em nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais originais (RG, CPF e certidão de casamento).

Quanto tempo demora para sair uma procuração pública?

Prazo: 1 a 2 dias úteis.

Precisa agendar para fazer procuração no cartório?

O instrumento particular de procuração é feito pelo próprio usuário e não em cartório. O instrumento público (procuração pública) somente pode ser feito em cartório. Algumas procurações (envolvendo imóvel, pessoa jurídica ou bancária) necessitam de serem agendadas.

Como fazer uma procuração sem ir ao cartório?

Para isso, você precisará emitir um certificado digital, que fica instalado em seu celular, através do aplicativo e-notariado. Com ele, você poderá, após uma breve videoconferência com o cartório, assinar a procuração pública – além de outros atos notariais – de maneira totalmente remota, digital, ágil e segura.

Como se faz uma procuração simples?

Como fazer uma procuração? Para fazer uma procuração, você precisará informar uma série de dados do outorgante e do outorgado, como nome, endereço, profissão, nacionalidade, número de documento, entre outros. Depois, deve especificar o objetivo da procuração e quais são exatamente os poderes outorgados.

Quem emite procuração pública?

A procuração pública é feita somente em cartório ou tabelionato de notas, ficando registrada em livro próprio. Não necessita de reconhecimento de firma e garante segurança contra fraudes, além de ser aceita em todo o território nacional. Fato 2 - A procuração pode dar poderes para a resolução de mais de um assunto.

Artigo anterior
Precisa de encaminhamento para marcar consulta para psiquiatra?
Artigo seguinte
Quais serviços podem ser acessados com uma conta Microsoft?