Como fazer um bom relatório de trabalho?

Perguntado por: Alícia Sofia Marques Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (60 avaliações)

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Como fazer um relatório simples para empresa?

Um relatório empresarial deve incluir as seguintes seções:
  1. Página de título, incluindo: Nome do relatório. O seu nome. ...
  2. Índice, incluindo: Cada seção do relatório e seu número de página.
  3. Resumo executivo, incluindo: Uma visão geral de seus problemas, análises e soluções.
  4. Introdução, incluindo: Objetivo do relatório.

Como é feito um relatório?

Práticas recomendadas para criar relatórios
  1. Apresentar dados de uma maneira significativa, incluindo as informações mais importantes.
  2. Adicione informações que ajudem as pessoas a tomar decisões melhores e mais informadas.
  3. Use uma linguagem simples que todos possam entender. ...
  4. Mantenha simples. ...
  5. Faça sua história pessoal.

Que palavras usar para fazer um relatório?

Frases para iniciar uma introdução
  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Como começa a fazer um relatório?

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

? Como Fazer um RELATÓRIO para IMPRESSIONAR o CHEFE com EXCEL

30 questões relacionadas encontradas

Como dar início em um relatório?

Na introdução de um relatório é necessário apresentar um resumo claro dos objetivos da pesquisa e da metodologia que foi utilizada.

O que é um relatório exemplo?

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

Quais são os tipos de relatórios que existem?

Existem 3 tipos de relatório:
  • Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
  • Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
  • Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

Como se termina um relatório?

Como fazer uma conclusão em 6 passos:
  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

Como terminar um relatório de aluno?

“Encerramos essa etapa de trabalho com a certeza de que estamos caminhando juntos e realizando os objetivos propostos em nosso primeiro encontro no 2º semestre. Também sabemos o que não foi possível concretizar e o que é preciso mudar para a constante evolução do trabalho na creche.

Como finalizar um parecer?

Conclusão. Importante conter um breve resumo dos pontos suscitados no parecer, apresentando uma opinião clara, seja ela favorável ou não com a opinião do parecerista, direcionando o solicitante sobre o tema. E, por fim, concluir com a expressão: “É o parecer”, seguido do nome do profissional, cargo e assinatura.

Como fazer as considerações finais de um relatório de estágio?

Na parte da conclusão você precisa fazer um resumo mostrando todos os resultados obtidos e quais foram as suas considerações finais daquele determinado estágio para a sua carreira. Para sustentar e dar ênfase a algumas partes do relatório é necessário utilizar algumas referências.

Quais são os tipos de relatórios usados nas empresas?

Quais os principais relatórios gerenciais para sua empresa?
  • 1 Demonstração de Resultado de Exercício – DRE. ...
  • 2 Relatório de Fluxo de Caixa. ...
  • 3 Relatório de Vendas. ...
  • 4 Relatório de Curva ABC. ...
  • 5 Relatório de Contas a Pagar. ...
  • 6 Relatório de Contas a Receber. ...
  • 7 Relatórios Gerenciais de Estoque.

Qual tipo de relatório é mais utilizado em empresas?

Como já falamos anteriormente, os relatórios financeiros são sem dúvidas os mais utilizados pelas empresas de uma forma geral.

Quais são os relatórios financeiros?

Quais são os tipos de relatório financeiro?
  • Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE. ...
  • Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC. ...
  • Relatório de contas a pagar e a receber. ...
  • Balanço Patrimonial. ...
  • Custos operacionais. ...
  • Liquidez da empresa. ...
  • Resultados obtidos. ...
  • Centralize e padronize as informações.

O que colocar no resumo de um relatório?

Resumo. Como o nome sugere, o resumo de relatório é uma pequena parte do relatório em si. É nele onde os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do relatório devem estar presentes. Imagine o seguinte, alguém precisa entender de forma rápida sobre o que o seu relatório se trata, o que pode ser feito?

Qual é a função de um relatório?

Relatório é um gênero textual utilizado por diversos profissionais em seu dia a dia e também por estudantes, para divulgar os resultados de um estudo ou uma pesquisa acadêmica em andamento, ou até mesmo para registrar participações em congressos, simpósios ou práticas de leituras e estudos.

Quais são as principais características de um relatório?

O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.

Como iniciar relatório de aluno?

Para iniciar o relatório, o professor pode mencionar as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e, na sequência, mencionar o desempenho do aluno. As anotações diárias podem ser feitas na forma de tópicos. Já o relatório em sim deve ser narrativo e descritivo.

O que colocar na introdução de um relatório de estágio?

Na introdução você deve contextualizar o estágio e seus objetivos. Na descrição da organização você deve contar a história, missão, visão, valores, números e fatos importantes. Já na descrição das atividades faça uso do seu diário e descreva todas as tarefas e aprendizados, sustentando os objetivos traçados.

O que colocar na introdução de um relatório de aula prática?

1 – Introdução

Nesta parte, o aluno deve falar sobre o que foi abordado na aula. Qual a disciplina em que a aula prática foi realizada, em que laboratório ocorreu, quais foram os instrumentos utilizados, quem era o professor etc.

O que é relatório de uma empresa?

O relatório empresarial é um compilado de dados mais generalista sobre como estão as atividades da empresa como um todo. Através dos indicadores definidos e apresentados no relatório, os tomadores de decisão conseguem comandar as ações necessárias para a empresa com maior facilidade.

O que é um relatório empresarial?

Na prática, ele reúne dados, informações e análises sobre determinadas áreas da empresa. Os relatórios podem ter vários fins: acompanhar as finanças e vendas, medir a produtividade e até mesmo realizar um controle de qualidade.

Como se faz uma consideração final?

Como redigir as considerações finais do TCC
  1. Responder se a pesquisa resolveu o problema proposto, se ampliou a compreensão do problema ou se foram descobertos novos problemas;
  2. Responder se as hipóteses levantadas foram confirmadas ou refutadas;
  3. Responder se os objetivos gerais e específicos foram alcançados;

Como fazer relatório de estágio exemplo?

  1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO.
  2. Ö Modelo de Capa e Folha de Identificação.
  3. INTRODUÇÃO.
  4. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA/ORGÃO.
  5. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES.
  6. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
  7. OBJETIVOS / METAS A SEREM ATINGIDAS.
  8. SUPORTE TEÓRICO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

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