Qual a diferença entre ética deontológica e ética utilitarista?

Perguntado por: Tiago Vítor Simões Moreira  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

Ética Utilitarista: apenas as consequências das nossas acções as tornam certas ou erradas. As nossas acções são certas ou erradas apenas em virtude de promoverem imparcialmente o bem-estar. Ética Deontológica: nem só as consequências das nossas acções as tornam certas ou erradas.

Quais são as principais diferenças entre a ética de Kant e o utilitarismo?

Kant é contra a teoria utilitarista porque, segundo ele, ela não respeita a liberdade humana. E Kant associa justiça e moralidade à liberdade. Ao basear direitos em um cálculo sobre o que produzirá maior felicidade, o utilitarismo deixa esses direitos vulneráveis.

O que diz a ética utilitarista?

Na verdade, como toda doutrina ética, o Utilitarismo é uma teoria sobre os fundamentos da conduta moral e sobre o critério que, em última análise, permite-nos avaliar e julgar as ações que praticamos, as condutas que devemos seguir e as normas que devemos adotar no curso de nossa vida.

O que significa a ética deontológica?

Trata-se de uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito. Por esse motivo, é conhecida como “A Teoria do Dever”.

Qual a diferença entre a ética utilitarista e deontológica?

Se no utilitarismo as ações são julgadas pelos seus resultados, na ética deontológica as ações são valoradas por si mesmas. Parte-se do pressuposto de que os efeitos das ações não estão sempre sob o nosso controle e o que importa, no final das contas, é a motivação do indivíduo.

Filosofia na Prática | Moral e Ética | O que é Utilitarismo

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios da ética deontológica?

Eles incluem honestidade, respeito, responsabilidade e justiça.

Qual o objetivo de deontologia?

O objetivo da deontologia é reger os comportamentos dos membros de uma profissão para alcançar a excelência no trabalho, tendo em vista o reconhecimento pelos pares, garantir a confiança do público e proteger a reputação da profissão.

Qual é a importância da ética e deontologia profissional?

A deontologia e a ética profissional servem de um lado, para controlar a ação dos membros de um grupo profissional e, de outro lado, para orientar sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que se identifica e é identificado por um modo de agir.

Quais são as três características do utilitarismo?

O indivíduo deve ser livre para agir de acordo com suas vontades, desde que não prejudique os outros indivíduos. O valor moral de uma ação é determinado apenas por seu resultado, não pela intenção por trás dela. A felicidade ou prazer de cada indivíduo é de igual valor.

Quem são os utilitaristas?

Enfim, o utilitarismo é uma doutrina que tem Jeremy Bentham (1748- 1832) e John Stuart Mill (1806-1873) como os seus principais representantes.

Quais são os tipos de utilitarismo?

No entanto, existem muitas definições de Utilidade entre autores utilitaristas, havendo portanto várias doutrinas diferenciadas dentro do manto geral de "Utilitarismo".
  • Utilitarismo Clássico. ...
  • Utilitarismo de Preferências. ...
  • Utilitarismo Pluralista. ...
  • Utilitarismo de Regras.

Porque Kant critica o utilitarismo?

Considerando que a soma das satisfações de uma maioria deve ser acatada como bem estar geral, tal argumento pode ser cruel com o indivíduo isolado, bestializado, estereotipado e rotulado. Dessa maneira, KANT repudia o utilitarismo pelo simples fato de que tal filosofia deixa direitos fundamentais vulneráveis.

Qual é a ética de Kant?

A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.

Quais são os tipos de ética?

Tipos de ética

Neste caso, o pensamento racional predomina e define o que certo ou errado. Ética teleológica: Analisa e reflete as consequências possíveis de uma ação. O comportamento ético está fundamentado em seu objetivo, em sua finalidade. Ética teológica ou cristã: A ética está fundamentada na fé.

Quem introduziu a teoria deontológica?

O termo foi introduzido em 1834, por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos dos deveres e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever".

O que é aspecto Deontologico?

A deontologia são normas estabelecidas não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios.

Quais são os 4 princípios da ética profissional?

A ética profissional está fundamentada na ideia de que os profissionais devem agir de acordo com um conjunto de valores e princípios estabelecidos pela sociedade e pela organização em que estão inseridos. Esses valores incluem honestidade, integridade, respeito, responsabilidade e justiça.

Qual a origem da palavra deontologia?

1) Feita em 1826, a partir do Grego DEON, “dever, obrigação”, mais LOGIA, “tratado, discurso”. 2) Do Latim MORALIS, “comportamento adequado de uma pessoa em sociedade”, literalmente “relativo às maneiras, ao comportamento”, de MOS, “costumes, maneiras, modo de agir”. 3) Olhe na Lista de Palavras.

São princípios deontológicos exceto?

Os princípios deontológicos são: segredo profissional, responsabilidade, solidariedade profissional e confiança. Portanto, a alternativa correta é a letra E, "Punitivismo", que não é um princípio deontológico.

Qual é a ética de um advogado?

São deveres do advogado: I – preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo caráter de essencialidade e indispensabilidade da advocacia; II – atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; III – velar por sua reputação pessoal e ...

Artigo anterior
Como dizer eu te amo em tupi?
Artigo seguinte
Como fazer parte do SESI?