Como fazer um alarme com Arduino e sensor de movimentos PIR?

Perguntado por: David Borges  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Para desenvolver o projeto Alarme com Arduino e sensor de movimentos PIR você vai precisar de:
  1. Arduino;
  2. sensor de movimentos/presença PIR;
  3. led;
  4. buzzer de 5 volts;
  5. 2 resistores de 220 ohms;
  6. protoboard;
  7. bateria de 9 volts;
  8. suporte para bateria com plug para ligar no Arduino;

Como usar sensor PIR Arduino?

– Proposta da prática: Utilizar o Sensor PIR (Detector) de Movimento em conjunto com o Arduino e acender um LED sempre que o sensor detectar movimento em seu raio de detecção. OBS: caso o LED permaneça aceso constantemente você terá que ajustar o trimpot de tempo do sensor.

Como funciona o sensor de movimento PIR?

Fisicamente, o sensor PIR é composto de duas partes construídas com material sensível à radiação infravermelha. Cada metade consegue detectar (“enxergar”) a radiação IR até uma distância específica, que basicamente dita a sensibilidade do sensor.

Como ligar um sensor PIR?

As ligações do sensor HC-SR501 são muito simples, ligamos o pino VCC do sensor à saída de 5V do Arduino, o pino OUT do sensor ao pino analógico A5 do Arduino e o pino GND do sensor a qualquer pino GND do Arduino.

Como testar sensor de presença PIR?

Conectando ao Sensor

Conecte uma fonte de 5v ao GND e VCC. O pino DADOS refere-se ao sinal de saída que será 'Alto' indicando movimento ou 'Baixo' indicando nenhuma movimentação. Quando a saída é acionada pelo movimento detectado esta ficará em alto por um curto período de tempo, mesmo se não haja mais movimento.

Alarme com Arduino e sensor de movimentos PIR

21 questões relacionadas encontradas

Como ligar o sensor de presença no Arduino?

Conexão do sensor de presença no arduino

No loop do programa, o valor lido da porta 3 (ligada ao pino de sinal do sensor), é constantemente checado, e caso ocorra movimentação em frente ao sensor, o led vermelho ligado à porta 5 é acionado. Caso contrário, é o led azul ligado à porta 6 que permanece acionado.

Como programar um sensor ultrassônico no Arduino?

Monte o sensor na Blackboard/Arduino seguindo o esquemático apresentado a seguir. Ligando os pinos de alimentação do sensor (5V e GND), o pino ECHO ao pino 13 e TRIG ao pino 12. Faça o download da biblioteca do sensor pelo botão abaixo. Instale a biblioteca do sensor.

O que fazer com sensor de movimento?

Eles estão instalados, por exemplo, em elevadores, para abrir ou fechar as portas, e em ambientes, para ligar ou apagar as luzes. Existem até alguns sensores que atuam juntamente com câmeras CFTV, que só captam imagens quando eles detectam algum movimento no ambiente monitorado.

Como usar o sensor de chuva no Arduino?

O Sensor de Chuva funciona em conjunto um driver, este tem função de amplificar a sensibilidade da placa de detecção. Portanto, quando a água incidir sobre sensor irá conduzir certa tensão entre as trilhas da placa e consequentemente será feita a detecção.

Como fazer um robô que segue linha?

Para montar seu robô seguidor de linha, você precisará de:
  1. 1x Arduino Uno.
  2. 1x Ponte H L298N.
  3. 1x Kit Chassi 2WD.
  4. 1x Bateria 9V.
  5. 1x Conector p/ bateria 9V – Arduino.
  6. 2x Sensores infravermelhos.
  7. 4x Pilhas AA (de preferência alcalinas)
  8. Jumpers diversos.

Como usar controle remoto Arduino?

Controle remoto IR com Arduino: veja como usar
  1. Tecla 1: Acende led vermelho. Tecla 2: Apaga led vermelho.
  2. Tecla 4: Acende led verde. Tecla 5: Apaga led verde.
  3. Tecla 9: Apaga os 2 leds.
  4. Atualizado: Veja também neste outro artigo como utilizar o controle remoto IR para controlar um módulo relé 4 canais.

Como é feito o sensor?

O sensor magnético é composto por uma pequena caixa plástica que tem em seu interior duas lâminas metálicas milimetricamente afastadas. A ação do campo magnético é justamente nestas lâminas que quando se fecham, permitem a circulação de corrente. Este campo magnético é obtido através de um ímã!

Quais são os sensores do Arduino?

Quais os Tipos de Sensores mais Procurados?
  • sensor de presença.
  • sensor ultrassônico.
  • sensor de temperatura.
  • sensor de movimento.
  • sensor de proximidade.
  • sensor de rotação.
  • sensor indutivo.
  • sensor infravermelho.

Como fazer um detector de metais com Arduino?

Materiais para o seu detector de metais DIY

um botão de gatilho, que vamos adaptar para acionar o alto-falante. um botão lateral, que vamos usar para definir a frequência fixa. um compartimento da bateria (baterias 3xAA) com um interruptor ON / OFF.

Como testar sensor de presença sem fio?

Para testar o sensor aperte a chave teste e solte, com isso a central de alarme será acionada. A cada detecção o sensor emite o sinal de RF por aproximadamente 3 segundos. O sensor infravermelho IRS-450 é somente para uso interno, não aconselhamos usá-lo em locais abertos.

Como saber se o receptor infravermelho está funcionando?

Pressione um botão no controle e tire uma foto da ponta do controle remoto onde a luz infravermelha é mostrada. Se o sinal infravermelho está funcionando, você poderá ver uma luz na foto da câmera digital. Se não estiver funcionando, a luz não aparecerá acesa na foto.

Como ligar um sensor infravermelho no Arduino?

Conexão do sensor infravermelho ao Arduino

A conexão do sensor infravermelho é bem simples, já que o sensor tem apenas 3 fios: Vermelho (Vcc), Preto (GND) e Amarelo (sinal). O pino de sinal será ligado à uma das portas digitais do Arduino, gerando um valor 0 (LOW) quando um objeto for detectado.

Para que serve o sensor de movimento?

Um sensor de presença é um equipamento capaz de detectar se há uma presença estranha em um ambiente, seja ele interno ou externo. Para isso, o sensor pode utilizar vários meios de detecção, tais como luz, som, calor e outros tipos de ondas.

Artigo anterior
Quais são os 3 tipos de projeto?
Artigo seguinte
Pode aplicar modificador orgânico em vaca prenha?