Como fazer o parcelamento do imposto de renda?

Perguntado por: Verónica Marta Pacheco Henriques  |  Última atualização: 19. März 2022
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Para fazer o parcelamento das dívidas de imposto de renda, é preciso acessar o e-CAC através do site da Receita Federal utilizando sua conta gov.br (CPF e senha), um certificado digital ou ainda através de um código de acesso.

Tem como parcelar dívida do imposto de renda?

Você pode parcelar as dívidas junto a Receita Federal enquanto os débitos não forem enviados para inscrição em Dívida Ativa da União. Após o envio, o parcelamento deve ser solicitado junto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Como parcelar o imposto de renda em mais de 8 vezes?

Como pedir o parcelamento na declaração?
  1. Na ficha "Cálculo do Imposto", vá até o quadro do lado direito do "Imposto a pagar".
  2. Acesse a aba "parcelamento".
  3. Selecione o número de parcelas que deseja fazer, lembrando que o mínimo deve ser de R$ 50.
  4. Marque a bolinha ao lado de "débito automático" a partir da 2ª cota.

Quantos parcelamentos posso ter na Receita Federal?

O limite de 1 pedido de parcelamento por ano para os débitos apurados no âmbito do Simples Nacional foi excluído pela Instrução Normativa RFB nº 1.981, de 9 de outubro de 2020. Dessa maneira, o contribuinte poderá reparcelar sua dívida no âmbito do Simples Nacional quantas vezes quiser.

Quantas vezes posso parcelar o imposto de renda atrasado?

O valor pode ser dividido em até oito quotas mensais, com valor mínimo de R$50,00. As prestações do parcelamento podem ser quitadas em terminais de autoatendimento, internet banking ou por débito automático.

Parcele Sua Dívidas Sem Sair de Casa

28 questões relacionadas encontradas

Como faço para parcelar dívida com a Receita Federal?

É bem simples solicitar a negociação. Na área Cidadão do site da Receita, basta escolher pelo parcelamento de débitos, preferencialmente o simplificado. Após entrar com o número do CPF, do título de eleitor e a data de nascimento, será gerado um código de acesso.

O que acontece se eu não pagar a dívida com a Receita Federal?

A menor multa, no geral, é aplicada quando o contribuinte reconhece seu erro e quita a dívida em até 30 dias a partir da notificação. Caso o prazo não seja respeitado o valor pode subir em 75%. A Receita cobra multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitado a 20%.

Quanto tempo caduca uma dívida na Receita Federal?

Quando existe a prescrição da dívida, ou seja, no prazo de 5 anos, o credor é obrigado a retirar o nome da base dos órgãos de proteção de crédito. Uma dívida prescrita não deixa de existir. Ela poderá ser cobrada, negociada e quitada. Caso você não pague, vai ter problemas.

O que acontece com uma pessoa que deve à Receita Federal?

O que acontece se a pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional tiver débito? No âmbito federal, a pessoa jurídica ficará sujeita a receber da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) uma mensagem de exclusão formalizando a intenção do fisco em promover a exclusão desse contribuinte do Simples Nacional.

Quais são as consequências de não pagar uma dívida?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Como fazer o parcelamento?

Como funciona o Parcelamento do Simples Nacional com Dívida Ativa?
  1. Valor mínimo da prestação de R$ 300 reais;
  2. Pagamento feito em até 60 vezes;
  3. O serviço do órgão — neste caso o Sistema de Negócios (Sispar) — faz o cálculo do valor das parcelas e informa a quantidade disponível para a escolha do empreendedor;

Como falar com a Receita Federal por telefone?

A partir de hoje (11/4), o serviço de atendimento telefônico da Receita Federal do Brasil passa a ser o 146. O contribuinte poderá efetuar consultas gratuitamente, se a chamada partir de um aparelho fixo. Se a ligação for realizada de um telefone celular, será cobrada tarifa de ligação local.

Como falar com a Receita Federal pelo Whatsapp?

Para CPF iniciado em 0 e 2 o número para contato é o (79) 2105-3197. Já os CPFs iniciados em 1,3 ou 5, o contato deverá ser através do (79) 21053198.

Como falar com atendente na Receita Federal?

Telefones da Receita Federal do Brasil

0800 702 1111 – Esse é o número da Receita Federal que você deve ligar se precisar de informações básicas. 0800 702 1111 – Para quem deseja ligar para a Ouvidoria da Receita e resolver questões de atendimento. 146 – Número especifico para atendimento ao cidadão.

Qual o número 0800 da Receita Federal?

Call Center - 0800-170110 (exceto para telefonia móvel)

Como fazer o parcelamento do MEI atrasado?

Como parcelar o pagamento do MEI atrasado
  1. Acesse o portal do Simples Nacional em seu navegador clicando aqui. ...
  2. Na próxima tela, clique no ícone de chave ao lado da opção "Parcelamento - Microempreendedor individual"; ...
  3. Informe o número do CNPJ, do CPF da pessoa responsável e o Código de Acesso para acessar a plataforma.

Como aderir ao Refis 2021?

– De que forma posso aderir ao REFIS 2021? A adesão pode ser feita no site do CFO (CLIQUE AQUI), por meio do botão “REFIS 2021”, na seleção do Conselho Regional de origem da inscrição profissional. Preencha os dados solicitados e o passo a passo de orientação.

Como emitir parcelamento do MEI?

O pedido de parcelamento deve ser feito acessando o Portal do Empreendedor e clicando na opção "Já sou MEI". Em seguida clique em Pagamento de contribuição mensal e depois em Parcelamento. Você será redirecionado à página do Simples Nacional, onde deverá clicar em Parcelamento - Microempreendedor Individual.

O que acontece quando o devedor não tem bens para penhorar?

Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III, CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.

O que acontece quando uma dívida vai para juízo?

O jurídico vai requerer tudo o que for possível e dentro da lei para fazer com que você pague. Além disso, o processo pode durar anos na justiça e mesmo que venha a caducar, enquanto houver dívida, a cobrança de forma extrajudicial poderá ser realizada. Assim, se você não fizer nada, a sua dívida será eterna.

Como a inadimplência pode afetar a vida de uma pessoa?

Ficar inadimplente e ter o nome na Serasa, além de restringir diretamente o acesso ao crédito e desorganizar a vida financeira das famílias, também afeta o score de crédito do consumidor.

O que é o risco de inadimplência?

Trata-se da probabilidade de um cliente faltar com a quitação de qualquer tipo de dívida. No cenário econômico natural, a inadimplência pode ser vista em praticamente todos os tipos de operações financeiras.

O que é risco de inadimplência?

Você sabe o que é risco de inadimplência? Isso nada mais é do que a probabilidade de um cliente atrasar o pagamento de qualquer tipo de dívida no prazo combinado.

O que é baixo risco de inadimplência?

Quanto maior for a pontuação de um cliente, menores são os riscos de ele se tornar inadimplente e mais seguro é realizar negócios com ele. ... de 300 a 700 pontos: score médio, risco moderado de inadimplência; acima de 700 pontos: score alto, chances baixas de inadimplência.

Quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente?

Os mais comuns são os serviços, como luz, água e telefone, além de cartões de crédito e planos de saúde. Esses débitos prescrevem em 5 anos. Depois desse prazo, o credor não pode mais acionar a Justiça para receber os valores devidos, nem deixar esse consumidor negativado.

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