Como fazer o dimensionamento de circuitos?

Perguntado por: Marcos Ivan Guerreiro Marques Nunes  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm². 4- Consulte a tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004.

Como dimensionar os condutores de um circuito?

Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
  1. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
  2. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
  3. Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.

Como fazer dimensionamento de disjuntores?

Para dimensionar o disjuntor ideal para cada circuito o cálculo básico a ser usado é o da lei de Ohm, onde devemos separar os circuitos de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Em cada circuito iremos fazer o cálculo de corrente total do mesmo e após isso determinar o disjuntor.

Como se dimensiona os condutores e disjuntores para um circuito?

Para o seu dimensionamento deve-se seguir os seguintes passos: 1º Calcular a corrente do circuito a ser protegido. 3º Calcular a capacidade de condução de corrente dos condutores utilizando os fatores de correção apresentados na Seção 1. 4º Determinar a corrente nominal do disjuntor.

Como dimensionar disjuntor e cabos?

Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.

COMO DIMENSIONAR UM CIRCUITO EM UM PROJETO ELÉTRICO | FAM CURSOS

36 questões relacionadas encontradas

Como calcular quantos metros de fio?

Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).

Como dimensionar a amperagem de um disjuntor?

Examine o painel elétrico.

Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

Como saber o disjuntor que devo usar?

Os disjuntores devem ser escolhidos em função da corrente prevista para o circuito que ele estiver protegendo. Para calcular o disjuntor correto para sua instalação, procure um eletricista. 3 – Tipo de curva: Existem disjuntores de curva B, C e D.

Quais são as etapas para realizar o dimensionamento dos condutores?

  1. Passo 01: Método de instalação.
  2. Passo 02: Fator de correção em relação à temperatura (FCT)
  3. Passo 03: Fator de correção de agrupamento (FCA)
  4. Passo 04: Corrente de projeto.
  5. Passo 05: Corrente corrigida.
  6. Passo 06: Seção do condutor.
  7. Passo 01: Cálculo da seção.
  8. Passo 02: Seção pela tabela.

O que é dimensionamento dos condutores?

Dimensionar os condutores de um circuito é determinar a seção padronizada (bitola) dos fios deste circuito, de forma a garantir que a corrente calculada para ele possa circular pelos fios, por um tempo ilimitado, sem que ocorra superaquecimento e que a queda de tensão seja mantida dentro dos limites normalizados.

Quais os 3 principais critérios de dimensionamento de condutores elétricos?

Critérios para dimensionamento: Capacidade de condução de corrente; • Queda de Tensão; • Seção mínima; • Sobrecarga; • Curto-circuito; e • Choques elétricos. mesma cobertura, dois ou mais condutores isolados, denominados veias.

Como fazer cálculo de cabo trifásico?

Por ser trifásico, dividiremos a potência por 3 (considerando a carga estando equilibrada): dá 147,1KW por fase (note que transformei para WATTS). Como temos a potência na fase, e temos também que a tensão de fase é 380 / raiz(3) = 220V. Então achamos a corrente por fase, que é [ 147,1K / 220 ] = 668,6A.

Como dimensionar uma rede Trifasica?

Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado

2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)].

Como calcular corrente de circuito trifásico?

Use a fórmula da lei de Ohm: Potência (watts) = Tensão (volts) x Corrente (ampères). Reorganize a equação para potência trifásica e isole a corrente para achar seu valor. Corrente (ampères) = Potência (watts) divida pela tensão (volts), pela raiz quadrada de 3 (aproximadamente 1,732) e pelo fator de potência.

Como calcular mm2 de um cabo?

Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo. Um exemplo para se reparar é que quando você pega um cabo de 2,5mm² de seção, o diâmetro deste cabo não é 2,5mm e sim algo próximo de 1,73mm.

Qual a medida do fio para instalação residencial?

As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V. Se usarmos a rede de 110 V (Voltagem), para obter os 4400 W (Potência) a corrente deverá ser de 40 A (pois 40 x 110 = 4400 W).

Quanto suporta um disjuntor de 20 amperes?

Tomadas de 20A

Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

Artigo anterior
Qual o CID da obesidade?
Artigo seguinte
Qual a probabilidade de ser sorteado no PIC Itaú?