Quais são os 2 principais insumos do alto forno e de que são feitos?

Perguntado por: Carlos Pedro Neto de Gonçalves  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

O alto forno
Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono.

O que é produzido no alto forno?

O alto forno produz ferro gusa como seu principal produto, contendo cerca de 4,5 % de carbono, 0,3 a 0,7 % de silício, 0,01 a 0,04 % de enxofre, no máximo 0,1 % de fósforo e cerca de 0,1 5 de manganês.

Quais as principais funções do alto forno?

Funções do Alto-forno.
  • Redução dos óxidos de ferro.
  • Fusão do ferro.
  • Fusão da ganga (formação de escória)
  • Proporcionar quantidade de calor para o trabalho siderúrgico.

Quais produtos e coprodutos do alto forno?

Catálogos
  • Alcatrão de Hulha.
  • Alienáveis.
  • Borra de ALSI.
  • Borra de Galvalume.
  • Borra de Zinco.
  • Escória de Alto-Forno.
  • Lama de Alto Forno.
  • Óxido de Ferro.

Qual é o principal combustível utilizado no alto forno no Brasil?

Combustível utilizado: gás misto, mistura de gases provenientes do próprio alto forno ( 86 a 94% de GAF ) e da coqueria ( 14 a 6% de GCO).

Funcionamento de um Alto forno

32 questões relacionadas encontradas

Qual é o combustível do alto forno?

3.1.2 Funcionamento do Alto-Forno

Como matérias-primas (carga metálica), utilizam-se o sinter, o minério granulado e a pelota. O principal combustível utilizado é o coque metalúrgico.

Quais são os combustíveis usados no alto forno para a produção de ferro-gusa?

O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e aço. Na produção de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.

O que é e onde é utilizada a escória do alto forno?

A escória de alto forno, subproduto proveniente das siderúrgicas é formada no interior dos fornos a partir da fusão do minério de ferro e gotejamento de ferro gusa líquido. Estudos mos- tram como este resíduo pode ser empregado na constituição de cimentos compostos para o emprego em concretos e argamassas.

Quais são os fundentes utilizados no alto forno?

O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

Quais os problemas ambientais causados pelo alto forno?

Os impactos ambientais são muitos no sentido de se obter o aço, impactos estes que podemos citar a extração de carvão vegetal, extração de minério de ferro, poluição do ar por CO2, resíduos e outros.

Qual a função do alto forno na indústria do cimento?

No processo de fabricação de cimento, por exemplo, a Escória Granulada de Alto- Forno é utilizada para substituir parte do clinquer Portland consumido, reduzindo, significativamente, a emissão de CO2 para a atmosfera durante o processo de produção do clinquer. das adições normalmente usadas no concreto.

Quais são os 3 elementos principais adicionados no alto forno para obtenção do ferro gusa explique a função de cada um deles?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido: Minério de ferro: cerca de 1700 Kg; ... Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg; Ar quente: cerca de 1800 Kg.

Qual o produto obtido a partir do refinamento primário do ferro no alto forno?

Para obtenção do aço com boas propriedades foram desenvolvidos processos de fabricação, nos quais o ferro-gusa líquido (ferro fundido de alto carbono obtido por gotejamento no alto forno) passa por operações de refino metalúrgico (oxidação) para diminuição do teor de carbono e de impurezas prejudiciais como o silício, ...

Qual a função do carvão coque no alto forno?

O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...

Quais os tipos de fundentes?

Os fundentes naturais mais utilizados na fabricação de revestimentos cerâmicos são os feldspatos potássico e sódico (Sánchez, 2003). Dependendo do tipo de piso vitrificado, a massa cerâmica triaxial pode conter até cerca de 50 % de feldspato.

Quais os insumos para o alto forno o que acontece no interior do alto forno qual o produto?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. ... A escória é levada para os granuladores de escória.

Para que o calcário é utilizado no alto forno?

Os altos-fornos utilizam calcário como fonte de CaO, visando uma geração de escória com as propriedades desejadas. Convertedores e fornos a arco elétrico utilizam cales calcítica e dolomítica para gerar escória e proteger os refratários. A cal também é utilizada como dessulfurante de gusa e de aço.

Qual é a utilização da escória?

A escória é o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de metal.

O que é escória ela pode ser utilizada no processo Siderurgico?

Escórias são materiais gerados com a transformação do aço no processo siderúrgico. São também chamados de coprodutos, pois podem ser utilizados como matéria prima ou insumos de processos industriais, sendo considerados ambientalmente corretos.

Como se forma a escória no alto forno Qual é sua importância para o processo de produção do ferro gusa?

A escória de alto forno é um produto gerado na fabricação do ferro gusa, sua formação ocorre pela combinação química das impurezas do minério de ferro com calcário e dolomita e as cinzas de carvão mineral, durante a produção do ferro gusa a EAF flutua no topo do ferro fundido, localizado na parte inferior do forno, ...

Qual a técnica mais utilizada atualmente para produção de ferro-gusa?

O Alto forno continua a ser a maneira mais utilizado para a produção de ferro gusa em todo mundo apesar de existirem outros métodos. O Brasil se destaca como produtor de ferro gusa a partir do carvão vegetal, sendo o maior produtor mundial.

Quais são os dois tipos de combustíveis usados para redução direta do ferro?

02 - Combustíveis Sólidos de Alto Forno e Redução Direta: Carvão e Coque.

O que é injetado no alto forno para ajudar a queima do carvão coque?

A injeção de carvão vegetal pulverizado proporciona a redução do consumo de carvão vegetal (ou de coque de carvão metalúrgico) enfornado e o aumento da produtividade da usina.

Qual a diferença entre carvão e coque?

O carvão mineral contém uma grande porcentagem do elemento Carbono. ... O carvão coque é um subproduto do carvão mineral, é obtido através do processo denominado de coqueificação, onde o carvão mineral é submetido a altas temperaturas na ausência de oxigênio.

O que é PCI alto forno?

A injeção de carvão pulverizado (pulverized coal injection - PCI) é uma técnica largamente utilizada nos altos-fornos pelas siderúrgicas brasileiras, seguindo uma tendência mundial, que busca reduzir o consumo específico de coque por tonelada de gusa e, em consequência, do custo do ferro gusa produzido.

Artigo anterior
O que faz cabelo crescer muito rápido?
Artigo seguinte
Quantos litros de água são gastos para lavar o quintal com mangueira?