Como fazer ficha catalográfica TCC UFF?

Perguntado por: Helena Erica Moreira Rocha Esteves  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

Título, autor, orientador, curso, local e data); Sumário; Introdução; Resumo em português;Palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5); Número total de páginas (incluindo apêndices e anexos); E-mail e telefone do autor.

Onde é colocada a ficha catalográfica no TCC?

A ficha catalográfica deve vir impressa no verso da página de rosto do trabalho. Basta substituir os dados da ficha pelas informações de seu trabalho, respeitando as pontuações.

Como se faz a ficha catalográfica?

A ficha catalográfica é uma espécie de documento que ajuda a identificar, catalogar e localizar um livro dentro de um acervo.
...
Informações que compõem a ficha catalográfica
  1. Título e Subtítulo da Obra.
  2. Nome do autor.
  3. ISBN.
  4. Assuntos.
  5. Número da Edição.
  6. Editora.
  7. Local de Publicação.
  8. Número de Páginas.

O que deve constar na ficha catalográfica?

Orientações para preenchimento e geração da ficha catalográfica
  1. Dados do autor. ...
  2. Nome: informe o nome completo do autor, exceto o último sobrenome. ...
  3. Dados do Coautor 1 e Dados do Coautor 2. ...
  4. Dados do Trabalho. ...
  5. Título do trabalho: informe o título do trabalho. ...
  6. Dados do Orientador e Dados do Coorientador.

Como fazer uma ficha catalográfica online?

Educação e Pesquisa
  1. Acessar a página da UFTM. Usuário deverá, por meio da internet, acessar a página da UFTM. ...
  2. Entrar no menu "Biblioteca". ...
  3. Baixar e preencher o formulário. ...
  4. Enviar o formulário. ...
  5. Receber o pedido. ...
  6. Elaborar a ficha catalográfica. ...
  7. Enviar a ficha catalográfica.

Como gerar sua ficha catalográfica automaticamente na UFF pelo FICAON

41 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma ficha catalográfica no Word?

Abra seu trabalho no Word, vá até o verso da folha de rosto e clique na guia Inserir, depois em Objeto e posteriormente em Objeto conforme Figura 2. 5. Selecione o arquivo salvo na etapa 2 e clique em abrir para incluir a ficha no seu trabalho.

Como fazer uma ficha catalográfica ABNT?

Ficha catalográfica: divisão em partes
  1. Informações sobre a autoria da pesquisa: último sobrenome, vírgula nome;
  2. Nome do título: título, dois pontos, subtítulo;
  3. Descrição sobre a pesquisa: número de páginas e informações sobre ilustrações;
  4. Notas: descrição se a pesquisa é monografia, dissertação ou tese;

Qual a formatação da ficha catalográfica?

Formatação da ficha catalográfica

A ficha deve ser impressa no verso da folha de rosto, na parte inferior da folha. Todas as informações deverão estar contidas dentro de um retângulo de tamanho 12,5 x 7,5 cm, centralizado na folha, com linha preta e de espessura padrão.

Como se faz a catalogação?

Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).

Como fazer a folha de rosto do TCC?

A ABNT NBR 14724 estabelece que é necessário que ela compreenda nessa ordem:
  1. Nome da instituição (elemento não obrigatório)
  2. Identificação do autor ou da autora.
  3. Título do trabalho.
  4. Subtítulo (opcional)
  5. O número do volume (caso tenha mais do que um volume)
  6. A cidade da instituição de ensino.

Como fazer o CDD de um livro?

CDD - Código de assunto da Biblioteca Nacional (encontrado aqui).
...
COMO FAZER?
  1. Título e sub-título (se houver) da Obra;
  2. Autor da Obra;
  3. Quantidade final de páginas da obra;
  4. ISBN;
  5. Assunto da Obra;
  6. Ano e Cidade de Publicação;
  7. Editora de Publicação (nesta caso, sem editora).

Onde fica a ficha catalográfica de um livro?

10.753/2003, seja na publicação de um livro impresso ou digital, a ficha catalográfica é inserida sempre nas primeiras páginas do miolo do livro, comumente na pág 4. O documento é geralmente feito por uma bibliotecária ou pela Câmara Brasileira do Livro que presta este serviço para autores e editoras.

O que é ficha catalográfica no TCC?

A ficha catalográfica é a descrição física e temática de uma publicação, de acordo com normas internacionais (AACR – Anglo American Cataloguing Rules). Tem como objetivo facilitar a identificação da obra e sua indexação em banco de dados.

O que é processo de catalogação?

A catalogação é um processo de representação da aparência do item, que tem uma relação direta com a organização para sua futura localização, e que envolve diversas atividades como estabelecer palavras-chave para a busca da recuperação de assuntos, dentre outros.

Como fazer a catalogação de livros?

Organize seus livros por ordem alfabética

Pode parecer tradicional demais, mas organizar os livros por ordem alfabética é imprescindível para conseguir encontrá-los quando você precisar de um exemplar específico, sobretudo se você é devorador(a) de livros e tem vários em casa.

Como catalogar sua biblioteca pessoal?

O importante é que o dono ou dona dos livros os encontre com facilidade e fique feliz com sua organização. Dentro de cada categoria os livros podem ser ordenados pelo sobrenome do autor, por ordem de chegada ou por ordem nenhuma, dependendo da disposição do proprietário.

O que é o AACR2?

Adotado no Brasil pelo código de catalogação Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), a ficha catalográfica é um conjunto de dados sistematicamente ordenados, que traz a descrição física e temática do trabalho, É um elemento obrigatório segundo a NBR 14724/2005.

Como fazer ficha catalográfica com mais de um autor?

Para mais de três autores a entrada de dados é pelo título. 2. Insira o título da obra seguido da expressão [manuscrito], espaço, dois pontos, espaço, o subtítulo (se houver), barra, seu nome completo em ordem direta sem abreviações, ponto, espaço, traço, o ano de defesa e ponto final.

Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT
  1. Defina as margens da ABNT e outros pontos. ...
  2. Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ...
  3. Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ...
  4. Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ...
  5. Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)

Como inserir ficha catalográfica em PDF?

Arraste (clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse) a página que contém a “ficha catalográfica” para o lado, posicionando-a logo após a folha de rosto; 11. Clique no botão “Juntar PDF”.

Como inserir folha de aprovação no Word?

Escolha uma folha de rosto e substitua o texto de exemplo pelo seu próprio texto.
  1. Na guia Inserir, vá até o grupo Páginas e clique em Folha de Rosto.
  2. Clique em um layout de folha de rosto na galeria de opções. Depois de inserir uma folha de rosto, você pode substituir o texto de exemplo pelo seu próprio texto.

Como inserir ficha catalográfica no Google Docs?

Localize a ficha catalográfica recebida e clique em Abrir. Será feito o upload da ficha. Seguindo esses passos, perceba que a ficha aparece na primeira posição e o trabalho na sequência Page 4 Clique sobre a ficha e arraste-a para depois da página de rosto. A ficha ficará na posição 3.

Como fazer uma ficha catalográfica de um TCC?

COMO FAZER UMA FICHA CATALOGRÁFICA?
  1. Título e Subtítulo do livro ou do trabalho – separados por dois pontos.
  2. Nome do autor ou autora.
  3. Nome do orientador ou orientadora.
  4. ISBN – caso seja a publicação de um livro.
  5. Tipo de trabalho – se for um TCC, uma dissertação ou uma tese.

O que é uma ficha catalográfica?

A ficha catalográfica, como o próprio nome diz, é uma ficha que contém dados descritivos de determinado item bibliográfico, escrita em estruturas padronizadas por convenções internacionais, que tem por objetivo facilitar a identificação de elementos como autoria, título, conteúdo, temática, para orientar o processo de ...

O que é il na ficha catalográfica?

Ilustrações de qualquer natureza incluindo figuras, fotos, gráficos, tabelas, etc. serão indicadas pela abreviatura il. após o número de folhas precedida de dois pontos. Ex.: 90f. : il.

Artigo anterior
Qual é o advérbio de dúvida?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora a cruza de cachorros?