Como fazer errata pela ABNT?
Perguntado por: Júlia Sofia de Soares | Última atualização: 18. April 2022Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)
A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso. A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.
Como se faz uma errata?
- Folha: número da página onde se encontra o erro;
- Linha: em qual linha da página o autor pode encontrar esse erro;
- Onde se lê: o termo ou expressão errada;
- Leia-se: a correção do erro.
Como informar uma errata?
- 1 – Identifique qual a gravidade do erro. ...
- 2 – Envie um novo e-mail de ERRATA. ...
- 3 – Não se estresse por erros leves e bobos. ...
- 4 – Seja honesto, simpático e RÁPIDO! ...
- 5 – Utilize um template simples e assunto de e-mail adequado. ...
- 6 – Faça sempre um checklist de revisão.
Em qual folha deve se colocar a errata?
- Apresenta-se em papel avulso logo após a folha de rosto;
- As informações são distribuídas em forma de lista, indicando as folhas e linhas nas quais ocorreram os erros, seguidas das devidas correções;
O que é uma errata ABNT?
A errata é um documento para corrigir um erro de um trabalho que você entregou ou publicou. Vem aprender como fazer nas normas da ABNT. Se você entregou um trabalho e só depois percebeu alguns errinhos, não se preocupe. Você pode usar a errata para ajudar na correção.
Errata ABNT - Como preparar a folha de ERRATA dentro das normas ABNT.
O que é errata exemplo?
O que é Errata:
Errata são correções feitas em materiais escritos, como livros, manuais ou obras científicas. É um termo oriundo do latim. A inclusão de uma erratas em determinada obra, se faz necessária quando o autor da obra admite oficialmente que houve um erro, e que não foi modificado durante as correções.
Como funciona uma errata?
A errata deve indicar o erro e qual sua correção. É importante seguir as regras determinadas pela ABNT, especialmente se a errata for necessária em um trabalho acadêmico. A norma estabelece que a errata seja inserida logo após a folha de rosto do trabalho.
O que é uma folha de aprovação?
A folha de aprovação é um elemento pré-textual do TCC localizada após a folha de rosto e antes da dedicatória. De forma geral, é o local em que as professores membros da banca examinadora e o orientador registram a nota que conferiram ao trabalho acadêmico seguida das respectivas assinaturas.
Como fazer a folha de rosto do TCC?
- Nome da instituição (elemento não obrigatório)
- Identificação do autor ou da autora.
- Título do trabalho.
- Subtítulo (opcional)
- O número do volume (caso tenha mais do que um volume)
- A cidade da instituição de ensino.
Como fazer a capa de um trabalho com normas da ABNT?
- Nome da instituição de ensino. O nome da instituição é a primeira informação da capa. ...
- Nome do curso. ...
- Nome do aluno que é o autor do trabalho. ...
- Título do trabalho. ...
- Subtítulo do trabalho. ...
- Cidade onde o trabalho foi desenvolvido. ...
- Ano no qual o trabalho foi realizado. ...
- Margens.
Como fazer um aviso de errata por E-mail?
- 2 - Insira a palavra "Correção" antes do título:
- 3 - Antes de inserir o texto corrigido, insira a frase "A matéria enviada anteriormente continha um erro no xº parágrafo. ...
- 4 - Depois é só prosseguir com o processo de envio de conteúdo, clicando em "Próximo - Próximo - Enviar para análise".
Quais são os elementos pré textuais?
- Capa. A capa é um item obrigatório. ...
- Folha de Rosto. A folha de rosto também é obrigatória e repete algumas informações contidas na capa, além de fornecer mais dados sobre o trabalho. ...
- Errata. ...
- Folha de Aprovação. ...
- Dedicatória e agradecimentos. ...
- Epígrafe. ...
- Resumo. ...
- Listas.
O que escrever na epígrafe do TCC?
Epígrafe é uma frase curta em forma de citação (geralmente de outro autor) que deve ser inserida no início de um livro, monografia e demais trabalhos no campo acadêmico. O objetivo da epígrafe é referir-se ao tema abordado, dando um sentido, motivação ou ideia quanto à realização da obra.
Como fazer folha de rosto TCC ABNT?
- 1 Nome do autor. Caracteres: Todos maiúsculos. ...
- 2 Título. Caracteres: Todos maiúsculos. ...
- 3 Subtítulo. ...
- 4 Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado. ...
- 5 Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado. ...
- 6 Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado. ...
- 7 Ano de apresentação.
Como fazer a capa e folha de rosto do TCC?
...
Como fazer capa e folha de rosto de um trabalho acadêmico?
- nome da instituição.
- nome do autor.
- título.
- subtítulo (se houver)
- local (cidade)
- ano de depósito (ano da entrega).
Como fazer a folha de rosto no Word?
Na guia Inserir, vá até o grupo Páginas e clique em Folha de Rosto. Clique em um layout de folha de rosto na galeria de opções. Depois de inserir uma folha de rosto, você pode substituir o texto de exemplo pelo seu próprio texto.
O que deve ter na folha de aprovação?
- a) nome do autor;
- b) título do trabalho e subtítulo se houver;
- c) natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição, área de concentração);
- d) local e data de aprovação;
O que é o termo de aprovação?
O termo de aprovação é um documento oficial da PUC-Rio que é elaborado após a defesa do trabalho acadêmico. Deve vir logo após a folha de rosto, em página distinta.
Qual a diferença entre errata e retificação?
Errata: sinônimos
Confira algumas palavras que têm o mesmo significado de errata e seus usos: emenda (é possível fazer uma emenda em um documento ou mesmo em uma lei); retificação (preciso retificar o artigo entregue); ressalva (é necessária uma ressalva no texto).
Quais são as regras gerais para escrita do trabalho acadêmico?
- Papel: A4 – cor branca.
- Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. ...
- Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. ...
- Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm.
- Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;
Onde se lê deve se lê?
Resposta: O certo é, por exemplo, “leia-se morango e abacaxi”, pois aí não se trata de voz passiva (já que não se quer dizer que morango e abacaxi devem ser lidos). Mas sim: onde se lê isso, leia-se aquilo.
Como citar epígrafe?
- Fonte de tamanho 12 (Arial) ou 12 (Times New Roman). ...
- A citação deve possuir alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
- O espaço entre as linhas da citação precisa ser de 1,5 cm.
- O texto e o nome do autor da citação escolhida precisam estar em formato normal.
O que é epígrafe do texto?
O que é uma epígrafe? A palavra epígrafe possui origem grega e quer dizer “escrever acima de”. Portanto, trata-se de um pequeno texto, sempre escrito em prosa ou verso, utilizado no início de um livro, capítulo ou artigo.
Como citar frases no TCC?
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Quais os jutsus do estilo fogo?
Qual o valor do metro do portão de ferro?