Como fazer errata pela ABNT?

Perguntado por: Júlia Sofia de Soares  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)

A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso. A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.

Como se faz uma errata?

Ao construir uma errata, tenha em mente que você precisa incluir as seguintes informações:
  1. Folha: número da página onde se encontra o erro;
  2. Linha: em qual linha da página o autor pode encontrar esse erro;
  3. Onde se lê: o termo ou expressão errada;
  4. Leia-se: a correção do erro.

Como informar uma errata?

Vamos lá!
  1. 1 – Identifique qual a gravidade do erro. ...
  2. 2 – Envie um novo e-mail de ERRATA. ...
  3. 3 – Não se estresse por erros leves e bobos. ...
  4. 4 – Seja honesto, simpático e RÁPIDO! ...
  5. 5 – Utilize um template simples e assunto de e-mail adequado. ...
  6. 6 – Faça sempre um checklist de revisão.

Em qual folha deve se colocar a errata?

Errata (opcional)
  • Apresenta-se em papel avulso logo após a folha de rosto;
  • As informações são distribuídas em forma de lista, indicando as folhas e linhas nas quais ocorreram os erros, seguidas das devidas correções;

O que é uma errata ABNT?

A errata é um documento para corrigir um erro de um trabalho que você entregou ou publicou. Vem aprender como fazer nas normas da ABNT. Se você entregou um trabalho e só depois percebeu alguns errinhos, não se preocupe. Você pode usar a errata para ajudar na correção.

Errata ABNT - Como preparar a folha de ERRATA dentro das normas ABNT.

33 questões relacionadas encontradas

O que é errata exemplo?

O que é Errata:

Errata são correções feitas em materiais escritos, como livros, manuais ou obras científicas. É um termo oriundo do latim. A inclusão de uma erratas em determinada obra, se faz necessária quando o autor da obra admite oficialmente que houve um erro, e que não foi modificado durante as correções.

Como funciona uma errata?

A errata deve indicar o erro e qual sua correção. É importante seguir as regras determinadas pela ABNT, especialmente se a errata for necessária em um trabalho acadêmico. A norma estabelece que a errata seja inserida logo após a folha de rosto do trabalho.

O que é uma folha de aprovação?

A folha de aprovação é um elemento pré-textual do TCC localizada após a folha de rosto e antes da dedicatória. De forma geral, é o local em que as professores membros da banca examinadora e o orientador registram a nota que conferiram ao trabalho acadêmico seguida das respectivas assinaturas.

Como fazer a folha de rosto do TCC?

A ABNT NBR 14724 estabelece que é necessário que ela compreenda nessa ordem:
  1. Nome da instituição (elemento não obrigatório)
  2. Identificação do autor ou da autora.
  3. Título do trabalho.
  4. Subtítulo (opcional)
  5. O número do volume (caso tenha mais do que um volume)
  6. A cidade da instituição de ensino.

Como fazer a capa de um trabalho com normas da ABNT?

Confira abaixo:
  1. Nome da instituição de ensino. O nome da instituição é a primeira informação da capa. ...
  2. Nome do curso. ...
  3. Nome do aluno que é o autor do trabalho. ...
  4. Título do trabalho. ...
  5. Subtítulo do trabalho. ...
  6. Cidade onde o trabalho foi desenvolvido. ...
  7. Ano no qual o trabalho foi realizado. ...
  8. Margens.

Como fazer um aviso de errata por E-mail?

Como criar uma errata
  1. 2 - Insira a palavra "Correção" antes do título:
  2. 3 - Antes de inserir o texto corrigido, insira a frase "A matéria enviada anteriormente continha um erro no xº parágrafo. ...
  3. 4 - Depois é só prosseguir com o processo de envio de conteúdo, clicando em "Próximo - Próximo - Enviar para análise".

Quais são os elementos pré textuais?

Elementos pré-textuais em trabalhos acadêmicos
  1. Capa. A capa é um item obrigatório. ...
  2. Folha de Rosto. A folha de rosto também é obrigatória e repete algumas informações contidas na capa, além de fornecer mais dados sobre o trabalho. ...
  3. Errata. ...
  4. Folha de Aprovação. ...
  5. Dedicatória e agradecimentos. ...
  6. Epígrafe. ...
  7. Resumo. ...
  8. Listas.

O que escrever na epígrafe do TCC?

Epígrafe é uma frase curta em forma de citação (geralmente de outro autor) que deve ser inserida no início de um livro, monografia e demais trabalhos no campo acadêmico. O objetivo da epígrafe é referir-se ao tema abordado, dando um sentido, motivação ou ideia quanto à realização da obra.

Como fazer folha de rosto TCC ABNT?

Elementos da folha de rosto e sua formatação
  1. 1 Nome do autor. Caracteres: Todos maiúsculos. ...
  2. 2 Título. Caracteres: Todos maiúsculos. ...
  3. 3 Subtítulo. ...
  4. 4 Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado. ...
  5. 5 Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado. ...
  6. 6 Cidade onde o projeto ou estudo foi realizado. ...
  7. 7 Ano de apresentação.

Como fazer a capa e folha de rosto do TCC?

A capa e a folha de rosto de um trabalho acadêmico são elementos essenciais e obrigatórios.
...
Como fazer capa e folha de rosto de um trabalho acadêmico?
  1. nome da instituição.
  2. nome do autor.
  3. título.
  4. subtítulo (se houver)
  5. local (cidade)
  6. ano de depósito (ano da entrega).

Como fazer a folha de rosto no Word?

Na guia Inserir, vá até o grupo Páginas e clique em Folha de Rosto. Clique em um layout de folha de rosto na galeria de opções. Depois de inserir uma folha de rosto, você pode substituir o texto de exemplo pelo seu próprio texto.

O que deve ter na folha de aprovação?

A folha de aprovação deve conter os seguintes itens:
  1. a) nome do autor;
  2. b) título do trabalho e subtítulo se houver;
  3. c) natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição, área de concentração);
  4. d) local e data de aprovação;

O que é o termo de aprovação?

O termo de aprovação é um documento oficial da PUC-Rio que é elaborado após a defesa do trabalho acadêmico. Deve vir logo após a folha de rosto, em página distinta.

Qual a diferença entre errata e retificação?

Errata: sinônimos

Confira algumas palavras que têm o mesmo significado de errata e seus usos: emenda (é possível fazer uma emenda em um documento ou mesmo em uma lei); retificação (preciso retificar o artigo entregue); ressalva (é necessária uma ressalva no texto).

Quais são as regras gerais para escrita do trabalho acadêmico?

A formatação exigida pelas Normas ABNT são:
  • Papel: A4 – cor branca.
  • Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. ...
  • Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. ...
  • Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm.
  • Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;

Onde se lê deve se lê?

Resposta: O certo é, por exemplo, “leia-se morango e abacaxi”, pois aí não se trata de voz passiva (já que não se quer dizer que morango e abacaxi devem ser lidos). Mas sim: onde se lê isso, leia-se aquilo.

Como citar epígrafe?

Como usar epígrafe nas normas ABNT?
  1. Fonte de tamanho 12 (Arial) ou 12 (Times New Roman). ...
  2. A citação deve possuir alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  3. O espaço entre as linhas da citação precisa ser de 1,5 cm.
  4. O texto e o nome do autor da citação escolhida precisam estar em formato normal.

O que é epígrafe do texto?

O que é uma epígrafe? A palavra epígrafe possui origem grega e quer dizer “escrever acima de”. Portanto, trata-se de um pequeno texto, sempre escrito em prosa ou verso, utilizado no início de um livro, capítulo ou artigo.

Como citar frases no TCC?

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Artigo anterior
Quais os jutsus do estilo fogo?
Artigo seguinte
Qual o valor do metro do portão de ferro?