O que mudou no uso do hífen?

Perguntado por: Helena Mélanie Gonçalves de Valente  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

O que mudou no hífen?

Passa a ter hífen palavras que terminam com a mesma letra da segunda palavra, ou quando a segunda palavra começar com a letra h. Não tem hífen palavras que terminam com vogal e a segunda palavra começam com r ou s, sendo essas consoantes duplicadas.

Qual a nova regra do hífen?

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...

Quais palavras foram retiradas o hífen?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Quais palavras perderam o hífen na nova ortografia?

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

🔍 Uso do hífen: o terror dos concursos? Não mais! 😱💪

31 questões relacionadas encontradas

Quais palavras não tem mais hífen?

Não se usa hífen em palavras compostas, com elemento de ligação: dia a dia, fim de semana etc. Após os prefixos seguidos de termos iniciados por vogal, “h”, “r” ou “s”: auto-estrada, extra-oficial, semi-selvagem, supra-renal etc.

O que perdeu o hífen?

O hífen não será utilizado nos casos em que o prefixo da palavra terminar com vogal, e também em que o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Esse é o caso da palavra hidroelétrica e autoestrada, por exemplo.

Quais palavras sofreram modificações?

Com isso, as palavras que levam o trema ficam assim: aguentar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, delinquente, equino, frequência, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, etc.

Qual acento foi extinto?

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Quando cocô deixou de ter acento?

Esta distinção já não aparece no Vocabulário da Academia Brasileira de Letras de 1998. No futuro, o acordo de 1990 deixa o acento nesta palavra à opção.

Qual é o correto guarda-roupa ou guarda roupas?

Pessoal, a resposta é a seguinte: GUARDA-CHUVAS, não GUARDAS-CHUVAS, e GUARDA-ROUPAS, não GUARDAS-ROUPAS. A regrinha é simples: quando o primeiro elemento da palavra composta for um verbo (“guarda” é uma forma do verbo “guardar”), somente o segundo elemento irá para o plural.

É correto dizer bem-vindos?

Saiba, então, que a forma correta de saudar alguém é com “bem-vindo”, com hífen. Assim como, “bem-vinda/bem-vindos/bem-vindos”. Os termos semelhantes seguem a mesma regra: “boas-vindas”, “bem-recebido”, ”bem-acolhido”, entre outros. É válido lembrar que a palavra Benvindo existe, mas é um nome próprio.

Como escrever microondas correto?

1) Quando o primeiro termo, também chamado de “prefixo”,termina com a mesma vogal que começa o segundo, devemos empregar o hífen. Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas.

Quais são as novas regras ortográficas?

Resumo sobre o novo acordo ortográfico

Dentre as principais alterações, estão o acréscimo de letras no alfabeto oficial, a padronização para uso de maiúsculas e minúsculas em início de palavras, a abolição do sinal gráfico de trema, e alterações na acentuação gráfica e no uso do hífen.

Quais acentos caíram?

Foram acrescentadas aquelas três letrinhas ao alfabeto: K, W e Y, e caiu o trema. Sobre acentuação ela explica que somente as paroxítonas perderam os acentos. "O primeiro grupo de acentos que caiu foi o das duplinhas EEM e OO.

Por que sem vergonha tem hífen?

"Sem vergonha", sem hífen, é a junção da preposição "sem" com o substantivo "vergonha", cujo significado é desprovido de sentimento causado pela inferioridade ou pela indecência. Exemplo: Existem muitos políticos sem-vergonha no país.

Quais são as palavras que não são mais usadas?

Como se falava antigamente?
  • Fuzarca (bagunça)
  • Supimpa (excelente, muito bom)
  • Alpendre (varanda coberta)
  • Bidu (pessoa que adivinha as coisas)
  • Bulhufas (coisa nenhuma, nada)
  • Radiola (aparelho de som, rádio com vitrola)
  • Vitrola (toca-discos)
  • Gorar (não dar certo)

Quem criou o hífen?

O hífen, chamado divisão por Duarte Nunes de Leão e conjunção por Madureira Feijó, era formado por um traço pequeno horizontal, um v e outro traço horizontal.

Por que cor de rosa tem hífen?

A resposta: travessura da reforma ortográfica. Ao cassar o hífen dos compostos com três palavras ou mais ligados por pronome, preposição, conjunção (pé de moleque, tomara que caia, testa de ferro, mão de obra, mula sem cabeça), a lei citou exceções. Entre elas, cor-de-rosa, pé-de-meia, arco-da-velha.

Porque pé de moleque perdeu o hífen?

“Pé de moleque” é escrito assim mesmo, sem hífen.

Isso porque, desde que ele entrou em vigor, determinou que substantivos compostos com elementos de ligação (no caso, a palavra “de”) são escritos sem hífen. Outros exemplos da nova regra são “pé de vento”, “fim de semana”, “dia a dia“.

Porque arco-íris tem hífen?

Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa , emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade semântica e mantêm acento próprio, podendo o primeiro elemento ser reduzido: arco- ...

Porque erva-doce tem hífen?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

Porque pão duro tem hífen?

1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.

Artigo anterior
Qual foi o principal livro escrito por Heródoto de Halicarnasso?
Artigo seguinte
O que colocar na parede da lavanderia?