Como fazer atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual?
Perguntado por: Leandro Soares Antunes | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)
- Vôlei sentado. ...
- Jogo de passes. ...
- Montar o robô com formas geométricas. ...
- Escrever o próprio nome com pregadores. ...
- Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
- Canção nos palitos de picolé ...
- Memorização de letra e imagem.
Como deve ser as adaptações curriculares na área da deficiência intelectual?
Ao professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.
Como elaborar atividades adaptadas?
- Dica #1: Leia e Releia! ...
- Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
- Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
- Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
- Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!
Como adaptar atividades para aluno especial?
Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.
Quais as atividades que são sugeridas para estimular o desenvolvimento psicomotor em pessoas com deficiência intelectual?
O brincar estimula a curiosidade, a iniciativa e a auto-confiança. Também proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Os jogos e brincadeiras são estimuladores da cognição, afeição, motivação e criatividade.
Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?
Quais atividades para deficiência intelectual?
- Vôlei sentado. ...
- Jogo de passes. ...
- Montar o robô com formas geométricas. ...
- Escrever o próprio nome com pregadores. ...
- Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
- Canção nos palitos de picolé ...
- Memorização de letra e imagem.
Quais atividades físicas uma pessoa com deficiência intelectual consegue fazer?
- Esportes coletivos. Esses esportes são de grande importância e, por isso, foram adaptados para pessoas com deficiência. ...
- Trekking. ...
- Ioga. ...
- Natação. ...
- Dança. ...
- Oficinas de arte. ...
- Artes marciais. ...
- 3 Comentários.
Como adaptar atividades para alunos com deficiência visual?
- Objetos sonoros Inserir guizos ou grãos dentro de bambolês ou bolas os deixa perceptíveis aos deficientes visuais. - Lápis com engrossador Encaixar uma bola de borracha na parte de trás do lápis, ou envolvê-lo com espuma, aumenta a sua circunferência e facilita o uso para quem tem dificuldade motora.
Como deve ser uma prova adaptada?
Essas provas são sempre discursivas e devem procurar seguir a diretriz das provas regulares, omitindo-se, quando necessário, alguma seção que não seja coerente, naquele momento, para a avaliação do aluno.
Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos?
O professor como mediador do processo de aprendizagem e inclusão em sala deve estar atento e ser o maior incentivador da atividade lúdica, respeitando o tempo do seu aluno, sobretudo a criança com deficiência intelectual e/ou múltipla, fazendo cumprir importantes orientações norteadoras do nosso ensino.
Quais são as atividades adaptadas?
A atividade física adaptada, de maneira geral, abrange uma série de conteúdos relacionados ao desenvolvimento motor e psicomotor de pessoas com necessidades especiais. Por isso, é importante a introdução da atividade física na vida do ser humano, desde a sua infância até chegar à fase adulta.
O que são atividades adaptadas?
A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.
O que é uma atividade escolar adaptada?
Cabe dizer que o processo de adaptação de atividades tem como objetivo fazer com que o conteúdo fique o mais acessível possível, a principal forma de fazer isso é favorecer o processo de formação da imagem mental do conteúdo para os alunos.
O que é adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?
As adaptações curriculares, de acordo com os estudos na área, constituem‐se como oportunidades educacionais que proporcionam aos alunos com deficiência o acesso ao currículo e a aprendizagem dos conteúdos escolares (ROSSETO, 2005; OLIVEIRA, 2008; LOPES, 2010).
Quais são as principais adaptações necessárias para ensinar as pessoas com diferentes condições de deficiência?
- Preparo do corpo docente. ...
- Adaptação do projeto pedagógico. ...
- Uso da tecnologia. ...
- Medição do desempenho. ...
- Conhecer o estudante de forma integral. ...
- Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
- Parceria entre escola e família.
Quais os principais objetivos das adaptações curriculares de acordo com o MEC?
Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.
O que é prova adaptada?
O que o Adapta Provas faz é reorganizar os mesmos. Ou seja...o aluno irá responder de acordo com o currículo nacional do ano indicado pelo profissional que submete a prova e das suas funcionalidades.
O que é uma avaliação adaptada?
A avaliação adaptada, prova aplicada aos alunos com deficiência da rede municipal de ensino durante no SAEM (Sistema de Avaliação da Educação Municipal), foi apresentado à consultora do Ministério da Educação (MEC), Marcella Di Santo, nesta quinta-feira (13) durante reunião técnica com os cinco polos do Estado que ...
Como os alunos de inclusão devem ser avaliados?
- Estabeleça um ambiente de confiança.
- Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
- Revise o conteúdo antes da avaliação.
- Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
- Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
- Ajude com a avaliação, caso necessário.
Como trabalhar com alunos com deficiência visual?
Utilize materiais com diferentes texturas na elaboração de material didático e estimule todos os sentidos do seu aluno cego, através de diferentes atividades. Indique as distâncias dos objetos e coisas em metros, quando houver necessidade. Pode dizer, por exemplo: “A estante está há uns 2 metros à sua frente.
Quais as adaptações e recursos você observa na sala de aula para o aluno cego?
Observar se os ambientes em sala de aula, escadas, entradas e corredores estão iluminados e se a luz é bem distribuída. Posicionar o aluno de forma que a claridade não incida diretamente sobre os seus olhos, cause brilho ou gere sombras que atrapalhem sua leitura e escrita.
Como é a adaptação dos jogos para deficientes visuais?
Paraquedismo – deficientes visuais podem experimentar saltos duplos, ou seja, acompanhados de um instrutor; Surfe – pranchas adaptadas costumam ser longboards com extremidades macias e quilhas emborrachadas para evitar contusões e possuem guizos nas pontas e pontos com relevo para garantir a orientação sonora e tátil.
Quais são os esportes para pessoas com deficiência?
- Basquete. A altura da tabela, as dimensões da quadra e as regras gerais são iguais às do basquete tradicional. ...
- Atletismo. ...
- Bocha. ...
- Tênis de mesa. ...
- Handebol. ...
- Vôlei. ...
- Hipismo. ...
- Futebol de 5.
O que caracteriza uma pessoa com deficiência intelectual?
Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.
Como estimular crianças com deficiência intelectual?
Quebra-cabeça, jogo da memória, jogos de imitações de sons e movimentos são excelentes opções. A família também pode estimular a mente de crianças com deficiência intelectual com a prática desses jogos em casa.
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