Como fazer a formatação de um ofício?

Perguntado por: Mara Sá  |  Última atualização: 16. März 2022
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Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:
  1. a) tamanho de papel: A4 (29,7 cm x 21cm);
  2. b) margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;
  3. c) margem lateral direita: 1,5 cm;
  4. d) margem superior e inferior: 2 cm;

Como fazer um ofício segundo a ABNT?

2) Os elementos essenciais que a norma traz para referenciar esses documentos são os seguintes: “[…] jurisdição ou cabeçalho da entidade (em letras maiúsculas); epígrafe: tipo, número e data de assinatura do documento; ementa; dados da publicação.”

Qual o padrão de um ofício?

Salvo as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todos os ofícios devem conter o signatário, ou seja, a identificação do remetente, com o seu nome e cargo ocupado. Seu alinhamento é centralizado. Além disso, a partir da segunda página, é necessário haver numeração.

Como se faz um ofício passo a passo?

Faça uma lista de pontos necessários: ofícios devem ser diretos, sendo assim, faça uma lista de todos os pontos que deseja ressaltar em seu texto para que não faltem nem sobrem informações. Faça uma frase final: a frase final do ofício deve agradecer a parte recebida pela atenção.

Como é feita a numeração de um ofício?

Da mesma forma, o ofício é numerado quando o remetente é pessoa jurídica. Normalmente, pessoas físicas não costumam numerar correspondência. O número é de ordem e geralmente recomeça do 1 a cada ano civil.

Formantando ofício no Word

41 questões relacionadas encontradas

Como deve ser a estrutura de um ofício?

Partes do ofício

Número do ofício, local e data: o número fica à esquerda enquanto o local e data ficam no centro-direita. Assunto: um resumo sobre o que o ofício irá tratar. Vocativo: um vocativo direcionado ao seu destinatário. Corpo do texto: Aqui onde o remetente expõe o objetivo do ofício.

Como numerar Ofício Circular?

Ofício/Ofício-Circular

O tipo e o numero do ofício deve ser repetidos na folha de continuação, devidamente numerada. Esses elementos ficarão alinhados à esquerda, assim dispostos: Fl 2 do CF-OFI-2011/123.

Quais são os tipos de ofício?

Quais são os tipos de ofício?
  • Pedido ou requisição. Um ofício nesse formato serve para os casos nos quais um pedido precisa ser feito por alguém com autonomia ou autoridade para tanto. ...
  • Solicitação. ...
  • Comunicado. ...
  • Pedido de apoio/patrocínio. ...
  • Extra-judicial.

Como se elabora un ofício formal?

  1. OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO. Ofício nº ___/___ À Secretaria de Saneamento (nome do órgão). Município de (cidade) – (estado). ...
  2. OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO. Ofício ___/___ Ao Senhor (nome) (Cargo)

Qual a fonte de um ofício?

No Padrão Ofício deve ser utilizada fonte do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.

Qual é as margens para fazer um ofício?

margens superior e inferior: 2 cm; área de cabeçalho: na primeira página, 5 cm a partir da margem superior do papel; área de rodapé: nos 2 cm da margem inferior do documento; impressão: na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel.

Quais tipos de ofício mais comuns?

Para utilização e elaboração deste documento, os tipos de ofício mais usados no cotidiano são:
  • Ofício de Comunicação;
  • Ofício de Solicitação;
  • Ofício para Requerimento ou Pedido;
  • Ofício de Patrocínio;
  • Ofício Jurídico.

O que é o ofício?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

O que é cordiais cumprimentos?

Cordialmente indica que algo foi feito de forma cordial, cortês, gentil. Assim, são expressões de despedida sinônimas, usadas como fórmulas gentis e corteses de realizar a despedida em correspondências formais.

Qual é diferença entre um memorando é um ofício?

Entre as principais diferenças entre ofício e memorando está a finalidade de cada um deles. Como vimos, o ofício é caracterizado como um ato externo e formal que costuma exigir respostas da parte que o recebe. O memorando, por sua vez, costuma ser utilizado para comunicações expressas e, em geral, internas.

O que é um ofício expedido?

Expedição de ofício de texto livre: expedição de Ofício significa que foi enviado, pelo cartório judicial, uma carta solicitando alguma informação, ou, dando uma ordem judicial para alguém que não é parte no processo.

Qual a ordem de assinaturas em documentos oficiais?

Quando o expediente for assinado por mais de uma pessoa, a ordem das assinaturas segue a hierarquia dos cargos, começando do nível inferior (é como se o ocupante do cargo mais alto desse aval às informações prestadas). No caso de signatários da mesma hierarquia, as assinaturas devem vir lado a lado.

Qual o plural de ofício-circular?

Ofício-circular - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No dia-a-dia somos confrontados com palavras do tipo "ofício, ofício-circular ou ofício-circulado". ... Qualquer chefia ou responsável pode emitir (assinar) ofícios e ofícios-circulares, desde que para tanto lhe sejam delegadas competências pelo superior hierárquico.

Para que serve o número do ofício?

Número do ofício: A numeração do ofício tem como finalidade organizar internamente as notificações enviadas com a respostas recebidas. É possível organizar ainda com base nos assuntos de cada ofício. Por exemplo: Ofício para cobranças: COB 001.

Quais os elementos de um ofício?

  • Estrutura do ofício. São apresentados, a seguir, os elementos indispensáveis à elaboração do ofício. ...
  • Timbre. Identifica o órgão Tribunal Superior Eleitoral e compõe-se juntamente com o brasão.
  • Índice. ...
  • Local e data. ...
  • Vocativo. ...
  • Comunicação. ...
  • Fecho. ...
  • Assinatura.

Quais as principais características do ofício?

Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc.

O que não pode faltar em um ofício?

O que não pode faltar no meu documento?
  • Numeração do ofício.
  • Data de envio do ofício.
  • Nome/qualificação ou setor a quem/ ao qual se dirige o ofício.
  • Nome da pessoa que remete o ofício.
  • Informação do teor do ofício (solicitação de documentos, informações ou envio de algum anexo, por exemplo).
  • Data e local.

Como fazer um ofício simples de solicitação?

O ofício é um documento largamente usado em procedimentos para solicitação de algo ou de algum serviço. Acompanhe todas as informações.
...
Os dados que precisam constar no ofício são:
  1. nome;
  2. CPF ou CNPJ;
  3. informações pessoais;
  4. endereço;
  5. data e local;
  6. número de ofício.

Quais são os tipos de documentos oficiais?

Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

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