Como verificar se os pneus estão carecas?
Perguntado por: Edgar Matias Cunha Ramos | Última atualização: 2. Juli 2024Pontuação: 4.8/5 (48 avaliações)
Quando o carro começa a sacudir, perder a estabilidade e dentre outras coisas, é sinal que o pneu está careca e precisa ser substituído. Por fim, quando o pneu fica careca, o motor trabalha mais, o que aumenta consideravelmente o desgaste de peças como suspensão, e até mesmo prejudicando o consumo de combustível.
Como verificar se o pneu está careca?
Se você posicionar a moeda entre os sulcos e a parte dourada não ficar visível, isso significa que o pneu ainda está em bom estado para uso. Mas se você consegue ver a parte dourada da moeda de um real, a troca do pneu precisa ser considerada. E quanto mais dourado, mais urgente.
Como verificar o desgaste dos pneus?
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.
Como constatar pneu careca?
Observe o marcador TWI
O TWI é um indicador de desgaste que está presente em todos os pneus. Ele se posiciona lateralmente e você pode reconhecê-lo facilmente pela indicação da sigla, uma seta, triângulo ou ainda pelo nome da fabricante.
Como saber se está na hora de trocar o pneu do carro?
Prazo vencido: a validade média de um pneu é de cinco anos. Se o prazo expirou, o ideal é fazer a troca; Desgaste: esse é o famoso pneu careca. Se o pneu encostou numa pequena saliência de borracha no interior do sulco do pneu, é hora de trocar.
Você sabe quando deve trocar o pneu?
Qual o tempo de vida útil de um pneu?
Quantos km dura um pneu novo? Cálculos feitos por fabricantes estimam que, pneus originais, em um carro de passeio, sob boas condições de uso, manutenção e direção, costumam durar entre 40 a 60 mil quilômetros.
Qual o limite de uso de um pneu?
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.
Quanto tempo para um pneu ficar careca?
De acordo com as empresas fabricantes de pneus, não é possível definir em números de meses ou em quilometragem qual é a durabilidade de um pneu. Porém, de forma geral, pneus que são bem conservados e rodam em estradas adequadas, tem uma vida útil prevista de pelo menos 60.000 quilômetros.
Quanto tempo dura um pneu careca?
Por isso, a Michelin não recomenda o uso de um pneu com mais de 10 anos de fabricação, mesmo estando aparentemente em bom estado e mesmo que tenha pouca ou nenhuma quilometragem de uso”, alertou Santana.
Pode-se afirmar que os pneus desgastados ou carecas?
Um pneu desgastado pode ser definido como careca. Apesar de ser uma afirmação óbvia, muitos motoristas têm dúvidas a respeito do assunto. O Conselho Nacional de Trânsito define as características ideais dos pneus na Resolução nº 540/2015.
Quais pneus trocar primeiro?
Independentemente do tipo de tração do seu carro, os pneus novos devem sempre ir atrás.
O que define um pneu careca?
O que é o pneu careca? Quando se diz que o pneu ficou careca, quer dizer que os sulcos da banda de rodagem perderam a sua profundidade. Essa indesejada situação acontece pelo uso e atrito contínuo com o solo.
Qual o pneu mais perigoso de estourar?
Pois é: além de comprometer a dirigibilidade, o pneu careca também fica mais vulnerável a estourar em um buraco ou mesmo em uma emenda mais acentuada na pista.
Pode apreender o veículo com pneu careca?
Além de multa e acréscimo de pontos na habilitação, você ainda poderá ter o veículo retido por circular com pneu careca. Nesse caso, o automóvel não será apreendido no pátio do Detran. No caso da retenção, o veículo apenas terá que permanecer no local da abordagem até que a troca dos pneus seja feita.
Qual o valor de uma multa por pneu careca?
A penalidade inclui multa de R$195,23 e a aplicação de cinco pontos na carteira de motorista do condutor. Além disso, o veículo pode ser retido até que os pneus sejam substituídos.
O que acontece se andar com o pneu careca?
O motorista flagrado conduzindo com pneus carecas, com desgaste superior a 1,6 mm (ou 1 mm no caso das motos), será autuado em uma infração de natureza grave. Além de pagar a multa no valor de R$195,23 o motorista terá 5 pontos adicionados a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Tem multa para pneu vencido?
O motorista não deve ser penalizado por estepe vencido
Em uma blitz, esse não deverá ser um motivo para penalizar o condutor. O que acontece é que, nas operações de fiscalização, são checadas as condições de desgaste do pneu, independentemente do ano de fabricação.
Qual é a melhor marca de pneus?
- Goodyear. Há mais de 120 anos, a Goodyear fabrica pneus para diversos tipos de veículos, incluindo carros. ...
- Michelin. ...
- Continental. ...
- Bridgestone. ...
- Pirelli. ...
- Kumho. ...
- Firestone. ...
- Momo.
Onde o pneu gasta mais?
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
O que acontece quando o pneu vence?
Além disso, os pneus vencidos tendem a ter sua estrutura deslocada. Isso significa que toda a estrutura de aço que dá forma e resistência ao pneu pode mudar de posição, perdendo a função e interferindo na rodagem do veículo.
É melhor colocar os pneus novos na frente ou atrás?
Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.
Onde colocar 2 pneus novos na frente ou atrás?
No caso de ter dúvidas entre colocar os pneus novos na frente ou atrás, o mais indicado é sempre priorizar a traseira, garantindo mais segurança. Por exemplo, em uma situação de pista molhada, é exigida a aderência dos pneus. As ranhuras da borracha fazem a drenagem dessa água parada na estrada.
Porque colocar pneus novos na frente?
O senso comum nos faz acreditar que as rodas dianteiras merecem os pneus mais novos e não os mais gastos. Afinal, na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor, maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Mas o correto é colocar o par novo nas rodas traseiras.
Tem problema colocar 2 pneus de marcas diferentes?
Em uma emergência, pode ser que você precise usar pneus de marcas diferentes no seu veículo. Ainda que algumas pessoas digam que não tenha problema, essa ação pode trazer sérios danos para a segurança no trânsito. Fora de situações extremamente urgentes, não se deve dirigir com marcas ou modelos distintos de pneus.
Pode trocar apenas 2 pneus do carro?
São condições mais específicas em que a troca de apenas um pneu é recomendada. Mas, no geral, a recomendação é sempre substituir pelo menos dois pneus localizados no mesmo eixo. Se tiver somente dois pneus novos, os fabricantes orientam a utilizá-los sempre no eixo traseiro, independente do tipo de tração.
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