Como fazer a folha de pagamento?

Perguntado por: Vera Adriana Soares de Miranda  |  Última atualização: 15. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

Confira o passo a passo abaixo e não erre mais no cálculo da folha de pagamento da sua empresa.
  1. Tenha controle sobre as admissões e demissões;
  2. Defina a categoria do funcionário;
  3. Calcule as horas trabalhadas;
  4. Conheça os encargos e descontos;
  5. Coloque o FGTS na folha;
  6. Separe o salário bruto do salário líquido;

Como fazer o cálculo da folha de pagamento?

O cálculo do salário líquido, ou seja, o valor final que o colaborador recebe tirando os descontos é baseado no valor base (bruto), que poderá ser mensal ou horário. Para converter o salário de horas para mensal, basta multiplicar por 220. De mensal para horas, basta dividir por 220.

Quem pode fazer folha de pagamento?

A empresa é obrigada a emitir a folha de pagamento de todos os colaboradores da empresa, seja o que já foi pago, devido ou que está creditado. Não existe modelo oficial para a elaboração da folha de pagamentos. Dessa maneira, cada empresa pode utilizar um modelo que melhor atenda às suas próprias necessidades.

Como fazer cálculo de holerite?

Entenda os descontos do seu holerite
  1. O cálculo do salário líquido é uma conta simples em que você soma todos os proventos e subtrai todos os descontos.
  2. O principal item da coluna de proventos é o salário. ...
  3. O INSS, ou Contribuição para Previdência Social, é um valor que você paga sempre que recebe salário.

Como calcular a folha de pagamento no Excel?

Cálculo de Horas Extras
  1. Salário-Base = R$2000.
  2. Hora-Base = R$2000 / 220 horas = R$9,10.
  3. Hora Extra com Adicional de 50% = R$13,64.
  4. Salário-base: R$2000.
  5. Décimo terceiro = R$2000 / 2 = R$1000.

Folha de Pagamento - Passo a passo (Aula que explica na prática os cálculos e descontos)

28 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma planilha de pagamento mensal?

Como fazer uma planilha de gastos
  1. 1 – Adicionar os meses do ano. Se você não está acostumado com esse tipo de ferramenta, uma boa opção é começar por uma planilha de gastos mensais. ...
  2. 2 – Elenque as suas despesas. ...
  3. 3 – Mapeie os seus gastos. ...
  4. 4 – Some e compare. ...
  5. 5 – Estabeleça metas.

Como é chamado a folha de pagamento?

Folha de pagamento é uma lista da remuneração paga aos trabalhadores de uma instituição, ou ainda do conjunto de procedimentos trabalhistas efetuado pela empresa para fazer o pagamento ao empregado. É também conhecido como holerite.

Quais as informações que devem constar na folha de pagamento?

Quais dados devem constar da folha de pagamento?
  • tipo de contrato — como regra, um empregado deve ser contratado por tempo indeterminado. ...
  • nome do trabalhador;
  • número e série da CTPS;
  • cargo, função e a natureza dos serviços prestados;
  • descontos legais;
  • parcelas que integram a remuneração (como as gorjetas);

Quais os tipos de folha de pagamento?

Podem ser dividido em três tipos: noturno: para o trabalhador que atua entre 22h e 5h; insalubridade: destinado ao empregado que atua tendo sua saúde posta em risco; periculosidade: adicional pago ao colaborador que corre risco em função da atuação, por exemplo, quando é exposto a inflamáveis ou explosivos.

Quanto descontar da folha de pagamento?

Vale destacar que os descontos na folha de pagamento não podem ultrapassar 70% do valor do salário do colaborador. Essa regra está no artigo 82 da CLT e visa garantir que o funcionário tenha condições de viver de forma digna.

Como é feito o cálculo do Vale-transporte?

Você, como empregador, deve fazer o desconto do vale-transporte no percentual de 6%. Então, para saber o valor real do desconto é necessário multiplicar o percentual pelo valor do salário, isto é R$ 2000,00 vezes 6%, o que totaliza 120,00.

O que é pagamento da folha?

Folha de pagamento é o nome dado a uma lista das remunerações pagas aos colaboradores de uma empresa. Também conhecido como holerite, o documento consiste na transformação das informações trabalhistas de cada funcionário em dados contábeis, para calcular o pagamento líquido e o pagamento bruto.

O que é a folha de pagamento?

O conceito para folha de pagamento é simples:uma relação de informações acerca da remuneração que o funcionário de uma empresa recebe.

Qual a origem da folha de pagamento?

No Brasil, uma curiosidade interessante é que a folha de pagamento oficialmente originou-se no fim do século XIX, pelo capitão Rodolpho Azambuja. Foi ele que recebeu a responsabilidade de organizar uma folha de pagamento para fazer a distribuição dos soldos.

Como fazer uma planilha no Excel de pagamento?

Na coluna Pagamento, você deverá inserir a descrição “Pago” quando a realizar o pagamento da respectiva conta. Caso a conta ainda não tenha sido paga, deixe este campo em branco. 4. Na coluna Status, vamos criar uma fórmula para verificar se a conta está vencida ou se ainda está dentro do prazo de pagamento.

Como fazer uma planilha de controle financeiro pessoal?

Veja como dá para criar uma planilha de gastos simples e de forma fácil.
  1. Reúna os dados. O primeiro passo deve ser separar os documentos (recibos, faturas, holerites, etc.) ...
  2. Crie as colunas e as abas. Para uma planilha de gastos simples, o ideal é contar com poucas informações. ...
  3. Insira os dados. ...
  4. Calcule os totais.

Como calcular os gastos do mês?

5. Some as despesas de cada mês:
  1. Some as despesas de cada mês: Na última linha, insira a soma de todas as despesas de cada um dos meses anteriores. ...
  2. Compare os gastos totais com sua renda mensal: Com suas despesas mensais mapeadas e somadas, fica mais fácil saber se você está gastando mais ou menos do que deveria:

Como funciona a venda da folha de pagamento?

Ao vender a folha de pagamento para os bancos, a Câmara vincula o salário de todos os servidores da Casa a contas nessas instituições. Segundo a nota, toda receita arrecadada na operação será transferida ao Tesouro Nacional. ... Hoje, os dois bancos já são responsáveis pela operação da folha de pagamento da Câmara.

Como é a discriminação da folha de pagamento?

Na folha de pagamento, deverão estar discriminados: - O nome do segurado: empregado, trabalhador avulso, autônomo e equiparado, empresário, e demais pessoas físicas sem vínculo empregatício. ... - A indicação do número de quotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.

Como fazer o cálculo do salário?

Como calcular o salário proporcional

Para calcular o salário proporcional, basta dividir o valor total por 30 dias e, então, multiplicar essa quantia pelo número de dias trabalhados. 33,70 x 26 = R$ 876,20 (salário proporcional).

Como fazer holerite online?

Passo a passo de como fazer um holerite
  1. Se cadastrar no site (caso ainda não seja cadastrado).
  2. Cadastrar as empresas.
  3. Cadastrar as funções (cargos).
  4. Cadastrar os funcionários.
  5. Fazer holerites.

Como é feito o cálculo do adicional noturno?

O cálculo do adicional noturno por hora pode ser feito a partir da divisão do salário base pelas horas trabalhadas ao mês. Assim, basta dividir o valor do seu salário pela carga horária, descobrir o valor pago por hora e somar 20%.

Como deve ser feito o pagamento de Vale-transporte?

O custo do vale-transporte deve ser dividido entre o funcionário e a empresa. Ela pode descontar do salário do colaborador o referente a 6% do seu salário, sendo o restante pago pelo empregador. E, se o valor total do benefício custar menos do que 6% do salário, será descontado dele o menor valor.

Artigo anterior
Como medir 1 metro quadrado?
Artigo seguinte
O que microsoft azure?