Como faço para registrar um imóvel em meu nome?

Perguntado por: Sérgio Ivo Marques de Nascimento  |  Última atualização: 22. Februar 2022
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Como realizar o Registro do seu imóvel
  1. Passo a passo para Registro* da propriedade:
  2. Procurar um Tabelionato de confiança, para lavratura da Escritura;
  3. Para lavratura da Escritura é preciso a cópia do Contrato de Compra eVenda assinado, documentos pessoais do comprador (RG, CPF, Certidão decasamento, etc.),

O que é necessário para registrar um imóvel no cartório?

Quais são os 9 passos sobre como tirar escritura de imóvel?
  1. Saiba onde fazer. ...
  2. Reúna a documentação exigida pelo cartório. ...
  3. Verifique as certidões negativas. ...
  4. Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ...
  5. Espere a análise do tabelião. ...
  6. Compareça ao cartório. ...
  7. Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis.

Como registrar um imóvel pela primeira vez?

Para registrar um imóvel deve haver formalização da intermediação do imóvel com a escritura pública de compra e venda. Deverá ir ao cartório de notas aonde um tabelião ou notário irá registrar o seu imóvel.

Onde deve ser feito o Registro de Imóveis?

No Brasil, o registro deve ser feito tanto quando compramos um imóvel, como quando o recebemos via herança, garantindo o seu direito de posse sobre a casa, o apartamento ou o terreno. E, o registro do mesmo deverá ser feito no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o bem está localizado.

O que impede o registro de um imóvel?

Inúmeras situações podem impedir o registro entre elas diferença no cadastro da prefeitura e do cartório, divergências na documentação dos vendedores e compradores e escrituras(caso em que o vendedor comprou o imóvel como solteiro já estando casado), construção no terreno não legalizada, enfim, são muitas situações que ...

Como registrar um imóvel?

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O que acontece se não registrar a escritura?

Se não for feito o registro no Cartório de Registro de Imóveis, o comprador corre alguns riscos: - o vendedor pode agir de má-fé. ... - caso o vendedor possua alguma dívida e um de seus credores mover uma ação de execução contra ele, esse imóvel poderá ser levado à hasta pública (leilão) e posteriormente arrematado.

Por que registrar escritura de imóvel?

De forma geral, a escritura concede apenas o direito de uso do imóvel, sem que necessariamente a pessoa seja dona dele. A posse só é reconhecida de maneira definitiva com o registro. Por isso, em um processo de compra e venda, é necessário elaborar primeiro a escritura e depois o registro.

Quanto custa para registrar uma escritura no cartório de imóveis?

Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.

Qual cartório faz transferência de imóvel?

A escritura do imóvel é o documento no qual consta o processo de transferência de um imóvel de um proprietário para outro. Esse documento precisa ser lavrado no cartório de notas, assinado pelas partes e registrado no cartório de registro de imóveis.

Como fazer registro de imóvel online?

Com a documentação reunida, acesse o site do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) e escolha a opção “Certidão” para realizar o registro. Importante: caso a pessoa que realizará o trâmite seja representante do comprador, o Certificado Digital a ser utilizado é um e-CNPJ.

Como obter o desconto de 50 para o registro do primeiro imóvel?

"Para obter o desconto, o comprador preenche uma declaração firmada de próprio punho, perante o cartório, atestando que aquele imóvel é o seu primeiro, responsabilizando-se pela afirmação nos termos da lei", orienta. Guilherme Guedes também explica que o comprador têm recursos caso o cartório negue o desconto.

Qual o valor do registro do primeiro imóvel?

Em média, o cálculo gira em torno de 5% do valor do imóvel. Tirando as taxas e impostos, temos também algumas documentações necessárias, que você deve se programar para não pesar de surpresa em seu bolso. São elas o ITBI, o Registro do Imóvel e escritura.

Tem desconto para registrar o primeiro imóvel?

Segundo a Lei 6015/73, que trata de registros públicos, qualquer pessoa que financia a compra de uma residência pela primeira vez pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) tem o direito a um desconto de 50% no valor das taxas de registro e escritura do imóvel. ...

Quem tem direito a escritura gratuita?

Para famílias com renda de até três salários mínimos, a escritura sairá de graça, assim como os registros da garantia real do imóvel para fins de financiamento. ...

Quanto custa para fazer uma escritura?

O documento de matrícula custa, em média, R$ 50. Já o custo da escritura pode variar bastante de estado para estado. De acordo com a tabela oficial do Estado de São Paulo, para um bem com valor de venda de R$ 514 mil, por exemplo, o preço cobrado pelo cartório para produção da escritura pública é de R$ 3.630,52.

O que é preciso para fazer uma escritura pública?

A escritura pública deve ser realizada no Cartório de Notas. Dessa maneira, as partes devem comparecer ao local com os documentos necessários. Feita a solicitação, devem ser pagos os impostos, se houver. Após, há a lavratura da escritura.

Quais são as taxas para transferência de imóvel?

O valor total gasto com a transferência de um imóvel fica em torno de 4.5% do preço total do bem. Ou seja, se o preço do imóvel é de R$ 250 mil, você desembolsará um total de R$ 11.250 mil.

Como fazer uma declaração de transferência de imóvel?

A transferência é feita por meio da escritura pública, documento que precisa ser lavrado no Cartório de Notas, assinado pelas partes e registrado no Cartório de Registro de Imóveis da região onde está localizado.

Qual a forma mais barata de transferir um imóvel?

Não há necessidade de contratar um advogado para realizar uma doação de imóvel em vida, portanto, os gastos que se tem com honorários advocatícios nas outras duas modalidades, tornam a doação em vida o meio mais barato para transferir um patrimônio.

Quanto custa para registrar um imóvel em Goiânia?

Escrituras. 63 A XII a – Escritura completa, sobre o valor econômico do ato – até R$ 130.738,82 (selo de adequação da Taxa Jud. 2020).

Qual o valor da taxa de registro de imóvel no cartório SP?

Em São Paulo, corresponde a 3% do valor venal do imóvel ou do valor da compra e venda. Lembrando que o valor venal é diferente do valor negociado na compra e representa o preço estimado pela Prefeitura, baseado em informação da Certidão de Valor venal, obtida no site.

Qual é a diferença entre escritura e registro de imóveis?

Enquanto a escritura de um imóvel oficializa sua propriedade, a matrícula confere publicidade à propriedade, ou seja: torna a informação pública e acessível para a sociedade. O documento que dá direito à propriedade é a escritura de compra e venda emitida pelo cartório local.

Onde registra a escritura?

Diferente do registro, a escritura pode ser feita em qualquer cartório de notas, não havendo a necessidade de ser no cartório de circunscrição do imóvel.

Qual a diferença entre escritura e certidão?

A Escritura Pública não é responsável por provar a propriedade de um imóvel, e o documento pode ser emitido em qualquer Tabelionato de Notas. ... Partindo dessa explicação, a Certidão de Escritura é o documento que comprova que a Escritura foi feita, e que está registrada no tabelionato.

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