Como faço para comprovar que moro com minha avó?

Perguntado por: Salvador Ivan Mendes Loureiro  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

No caso de quem mora com avó, tio ou outro parente, o que geralmente é aceito é um comprovante de residência em nome do parente acompanhado de uma declaração do parente assinada e com firma reconhecida em cartório.

Como comprovar que moro com uma pessoa?

Exemplo de declaração: Eu, ________________________________________, portador do RG: ____________ e CPF: ___________________, residente no endereço ___________________, venho por meio deste declarar que sou ________(avô, tio, etc) de _____________(nome da pessoa), a qual reside comigo.

Como fazer declaração para comprovar residência?

____________, telefone (_____)___________________, na falta de documentos para comprovação de residência, em conformidade com o disposto na Lei 7.115, de 29 de agosto de 1983, DECLARO para os devidos fins, sob penas da Lei, ser residente e domiciliado no endereço ____________________________________________ ...

Como comprovar vínculo familiar?

Certidão de casamento ou Declaração de união estável Todas as pessoas do grupo familiar casadas Caso não haja documento expedido oficialmente, apresentar declaração conforme modelo disponível no site da PRAC.

Como comprovar que moro no Brasil?

O Atestado de Residência é geralmente utilizado para fins de isenção, junto à "Receita Federal do Brasil (RFB)", de impostos alfandegários referentes aos bens de brasileiros ou estrangeiro residente no Brasil que retornam ao Brasil em caráter definitivo, após residirem no exterior por mais de um ano.

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA 3 MODELOS DE COMPROVAÇÃO DE RESIDÊNCIA

45 questões relacionadas encontradas

Como comprovar residência morando com os pais?

Para quem mora com os pais, geralmente é aceito um comprovante de residência em nome do pai ou da mãe acompanhado de um documento que comprove a filiação, exemplo: certidão de nascimento.

Quais comprovantes de residência são aceitos?

Resposta: O documento de residência atual e no nome do autor (água, luz, gás ou telefone) ou declaração de residência expedida pela Associação de Moradores (CNPJ) ou declaração de próprio punho, assinada pelo proprietário do imóvel onde você reside (anexar também cópia do RG e CPF do proprietário).

Qual documento comprova parentesco?

Para pessoas que moram com os pais ou filhos e não têm o comprovante, é necessário comprovar o grau de parentesco. A pessoa pode mostrar o RG, a certidão de nascimento, CNH, ou outro documento que descreva a filiação em conjunto com o comprovante de residência em nome dos parentes.

O que é comprovação de vínculo?

Comprovar vínculo empregatício é a forma segura de o empregado mostrar que está contratado em uma empresa (ou pessoa física, no caso de empregado doméstico), além do empregador demonstrar em que condições a contratação ocorreu.

Qual documento prova parentesco?

Viajando com irmãos maiores de 18 anos – O RG de ambos poderá comprovar a mesma filiação, provando, portanto o parentesco entre irmãos; Viajando com tios – o menor deverá apresentar sua Certidão de Nascimento e o(s) tio(s) o RG, a fim de comprovar o parentesco (os avós do menor serão os pais do(s) tio(s)).

Como fazer uma declaração de residência a mão?

Eu, _____________________________________________________, portador do RG n.º _______________________, CPF n.º _________________________, residente e domiciliado no endereço: _________________________________________________________________ com fulcro na Lei Estadual n.º 4.082/2011, DECLARO que sou residente e ...

Como fazer uma declaração por escrito?

Eu, _________________________________________________________, portador (a) do RG n. º________________ e do CPF n.º _____________________, declaro , para os devidos fins e sob as penas da lei, que exerço atividades “do lar”, sem remuneração. DECLARO ainda não possuir nenhum tipo de renda, formal ou informal.

O que é prova de mesmo domicílio?

Prova do mesmo domicílio, mediante correspondências para um e outro companheiro dirigidas para o mesmo endereço; g. Prova de encargos domésticos evidentes e existência de sociedade ou comunhão dos atos da vida civil, como contas de consumo de luz, água, telefone, gás, em nome de ambos.

Como fazer uma declaração de união estável simples?

O processo para formalizar a união estável é bastante simples, basta que o casal se apresente em um cartório de notas perante um escrivão e, após pagar a taxa requerida, a qual pode variar de um estado para outro, a certidão é emitida.

Como provar na Justiça que moro com meu namorado?

A certidão de união estável pode ser solicitada em qualquer cartório de notas do Brasil. Para requerer a certidão, não existe tempo mínimo de relacionamento nem necessidade de comprovação de que o casal vive junto.

Como comprovar vínculo no INSS?

Veja outros documentos que você pode comprovar tempo de contribuição ao INSS
  1. Carteira profissional ou CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  2. Contrato individual de trabalho;
  3. Contrato de trabalho por pequeno prazo;
  4. Carteira de férias;
  5. Carteira sanitária;
  6. Caderneta de matrícula;

Como incluir vínculo no meu INSS?

Caso deseje realizar o acerto de vínculos do CNIS você deve ligar para o 135 de um telefone fixo e solicitar o serviço Acerto de vínculo do CNIS. Esta solicitação feita pelo 135 abrirá uma tarefa na plataforma do Meu INSS, onde o segurado (ou procurador) poderá juntar documentos para comprovação do seu direito.

Como comprovar vínculo sem carteira?

Entre eles podemos citar holerites, recibos, comprovantes de férias, depósitos bancários, documentos sindicais.

Como comprovar grau de parentesco tio?

Por exemplo: Se queremos saber o grau de parentesco do seu tio (irmão da sua mãe) temos que subir até sua avó, pois é o ascendente comum e descer até o tio, contando as gerações. Temos que seu tio é seu parente de terceiro grau.

Quando o comprovante de residência não está no meu nome?

Caso o comprovante de residência não esteja em nome do proponente, será necessário apresentar junto com o documento uma declaração de residência emitida pelo titular indicado no comprovante. Segue abaixo o modelo de Declaração de Residência.

O que é uma declaração especial feita perante tabelião?

Declaração especial feita perante tabelião (escritura pública declaratória de dependência econômica); ... Escritura de compra e venda de imóvel pelo segurado em nome do dependente; Declaração de não emancipação do dependente menor de vinte e um anos; Documentos que possam levar à convicção do fato a comprovar.

O que é prova de companheirismo junto ao INSS?

Após a morte se inicia a batalha para aqueles que não são casados no civil de demonstrar a convivência em união estável para receber a pensão por morte. O INSS exige, no mínimo, 03 provas documentais; é possível constituí-las enquanto ambos estão vivos.

O que é escritura pública declaratória de dependência econômica?

Uma Declaração de Dependência Econômica é o documento em que uma pessoa declara que um indivíduo é seu dependente financeiro, para que este possa usufruir de Convênio Médico, previdência, entre outros benefícios. A Declaração é feita por Escritura Pública, em Cartório de Notas.

Como fazer uma declaração informando algo?

Geralmente, a declaração é escrita em primeira pessoa do singular ou plural: “Eu declaro para fins de comprovação...”; “Declaramos que o aluno João de Souza Pinheiro...” Local e Data: Depois do corpo do texto, é muito importante indicar o local e a data em que o documento foi redigido.

Como fazer uma declaração simples?

Como fazer declarar? 1) Entre no Portal do Microempreendedor Individual (www.portaldoempreendedor.gov.br) e acesse vá para a sessão Faça sua Declaração Anual de Faturamento. 2) Após ser direcionado para o site da Receita Federal e adicionar seus dados, e declare o valor recebido durante o ano de 2019 na sua empresa.

Artigo anterior
Qual o SUV mais rápido do mundo?
Artigo seguinte
Como criar uma tabela personalizada?