Como executar um acordo judicial não cumprido?

Perguntado por: Francisca Rodrigues Branco  |  Última atualização: 30. August 2024
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

O que fazer quando um acordo não é cumprido? Em caso de descumprimento de uma das partes, a outra pessoa poderá procurar o Centro Judiciário de Solucação de Conflito (Cejusc) ou buscar a justiça para fazer valer o acordo.

Qual o prazo para executar acordo judicial não cumprido?

ACORDO NÃO CUMPRIDO. É de cinco anos o prazo para ajuizar ação de execução de acordo judicial não cumprido.

Como executar acordo judicial?

Para que o acordo judicial tenha validade, é preciso que ele seja homologado pelo juiz. Como fazer um acordo judicial? O primeiro passo é manifestar ao juízo a intenção de se fazer um acordo. Depois, seguem-se as audiências de conciliação ou mediação, em que se estabelecem as condições deste acordo.

O que acontece com o não cumprimento de um acordo judicial?

“Se ele não cumprir, vai incidir multa de 10% em cima do valor cobrado na sentença e em cima dos honorários devidos, de acordo com o CPC [Código de Processo Civil]. Além da multa, a gente pede pro juiz os meios coercitivos, que são o bloqueio de contas do devedor ou a transferência de algum bem.

O que ocorrerá caso haja descumprimento do acordo celebrado e homologado judicialmente?

O acordo homologado judicialmente, caso não seja cumprido, deve- rá ser executado.

Fiz ACORDO em Audiência, o acordo não foi cumprido e agora?

15 questões relacionadas encontradas

É possível executar acordo não homologado?

O acordo não homologado perante à Justiça do Trabalho não produz efeito de transação feita no processo, não podendo ser considerado judicialmente válido, nem produz os efeitos do parágrafo único do art. 831 da CLT . Quando muito, representa a notícia de um pagamento realizado.

Qual o valor da multa por descumprimento de acordo judicial?

Advogada da parte exequente, Camila Lastra, do Lavocat Advogados, destaca que o entendimento do STJ garante aos credores cobrarem multa de 10% do valor da dívida no caso de descumprimento de acordo homologado judicialmente também no caso de acordo originário de uma execução.

O que acontece quando o executado não se manifesta?

O que acontece quando o executado não se manifesta? Se o executado descumprir ordem judicial, conforme indicado pelo § 3º do art. 536, incidirá a pena por ato atentatório à dignidade da justiça (art.

Como resolver uma cobrança judicial?

Se você recebeu uma cobrança judicial, reconhece a dívida, mas não tem recursos para quitá-la, é preciso tentar uma negociação. Caso contrário, o credor pode executar o pedido de penhora após o prazo de manifestação. Nesse caso, o juiz pode decidir pelo bloqueio de bens do devedor e até impedir movimentações bancárias.

O que é execução de acordo judicial?

Indica que um juiz ou uma juíza confirmou o acordo feito entre as partes do processo.

O que acontece depois de um acordo judicial?

A partir do momento em que o acordo é efetivado, ele passa a ter validade jurídica e seu cumprimento é obrigatório. Se isso não acontecer, a parte lesada pode entrar com uma ação judicial para cobrar os valores acordados.

Quando um acordo judicial pode ser anulado?

A anulação de acordo homologado judicialmente exige a demonstração efetiva dos vícios descritos no art. 849 do Código Civil , qual seja, dolo, coação, ou erro essencial quanto à pessoa ou coisa controversa, sem o que improcede, pois, o pedido de anulação de acordo já homologado.

É possível executar acordo extrajudicial?

É possível celebrar o termo de acordo extrajudicial apenas nos casos que dizem respeito a direitos disponíveis, como direitos patrimoniais, por exemplo. Por exclusão, não será possível firmar este tipo de acordo quando a questão versar sobre direitos indisponíveis.

Qual o prazo prescrição cobrança acordo judicial?

Assim, não há que falar em prescrição, cujo prazo é de cinco anos (artigo 206, § 5º, I, do CC/2002).

Quanto tempo prescreve uma ação de execução?

206, § 5º, I, CC) o prazo para exercer a pretensão executória é de 5 anos, sendo este, também, o prazo da prescrição intercorrente, contados a partir do fim da suspensão por 1 (um) ano concedida. Outra inovação é o tratamento expresso do instituto como causa de extinção da execução, prevista no art. 924, V.

Qual o prazo para pagamento de acordo judicial?

Após a fase de execução, o juiz definirá o valor total da condenação e também um prazo fixo para o pagamento. Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias.

Qual o valor mínimo para cobrança judicial?

A partir de agora, só serão alvo de novas ações fiscais débitos inscritos em dívida ativa de pessoas físicas ou jurídicas com valor igual ou superior a R$ 50 mil. A Portaria GAB/PGE 58/2021 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (22).

Como cobrar o devedor?

4 dicas de como cobrar alguém
  1. Tenha clareza da cobrança e seja objetivo. A abordagem inicial possivelmente será a mais difícil, especialmente se for o primeiro contato para fazer a cobrança. ...
  2. Cobre educadamente e com empatia. ...
  3. Indique um novo prazo para o devedor. ...
  4. Mantenha-se firme na cobrança.

Como fazer cobrança judicial sem advogado?

Quando uma pessoa recorre ao JEC (Juizado Especial Cível) para cobrar uma dívida não há a necessidade de contratar um advogado (dívida de até 20 salários mínimos) e basta ter a documentação comprovando o débito para que o devedor seja citado.

Quando o executado não cumpre a obrigação de fazer?

Havendo recusa ou mora do executado, sua obrigação pessoal será convertida em perdas e danos, caso em que se observará o procedimento de execução por quantia certa.

O que fazer quando o executado não tem como pagar?

Portanto, se você não tem como pagar uma dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento via justiça, após a negociação. Porém, a Serasa pode ajudar a evitar chegar a essa situação.

É possível parcelar uma dívida judicial?

Tem como parcelar uma dívida judicial? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

O que diz o artigo 413 do Código Civil?

Tema criado em 30/1/2023.

“2. O art. 413 do Código Civil possibilita a redução equitativa da cláusula penal quando a obrigação principal tiver sido cumprida em parte ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, considerando a natureza e a finalidade do negócio.

Para quem vai a multa por descumprimento de liminar?

Ao conceder a decisão judicial o juiz poderá fixar prazo e valor de multa para que haja o cumprimento de sua decisão e essa multa poderá ser revertido ao consumidor lesado com o descumprimento da decisão judicial.

O que diz a Súmula 410 do STJ?

410-STJ. 1. 'A prévia intimação pessoal do devedor constitui condição necessária para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.

Artigo anterior
Quais são os pontos fracos do corpo humano?
Artigo seguinte
O que é o poder de polícia na Administração Pública?