Como evitar retenção de placenta em vacas?

Perguntado por: Rebeca Benedita Rodrigues de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Assim, deve-se sempre tratar a vaca para que ela tenha melhor capacidade de controlar esse processo. A ocitocina e a prostaglandina são hormônios que desempenham um papel na contração uterina e podem ser eficazes no tratamento do retenção de placenta devido à atonia uterina.

Como prevenir a retenção de placenta em vacas?

A prevenção é a melhor opção para evitar a doença e prejuízos econômicos ao pecuarista, e pode ser feita garantindo aos animais:
  1. Fornecimento de mistura mineral adequada.
  2. Piquete maternidade e instalações limpas e com sombras.
  3. Cuidados com a temperatura do ambiente evitando o estresse térmico.

Qual o melhor antibiótico para retenção de placenta?

Outra opção altamente eficaz é o uso da Enrofloxacina, um antimicrobiano de amplo espectro, eficaz na eliminação de cepas resistentes a outros medicamentos frequentemente utilizados (GOLLUM, 1986; SPIECKER, 1986; BEHR, 1986; BRAUNIUS, 1987; MARÇAL, 1993).

Quais são os fatores que podem causam retenção de placenta?

Os principais causadores da retenção de placenta, são os fatores estressantes como: deficiência nutricional, falha de manejo, distúrbios endócrinos, duração anormal de gestação, deficiências imunológicas e fatores ambientais estressantes.

O que acontece se a vaca não comer a placenta?

A retenção de placenta em vacas pode acontecer em alguns casos. Até mesmo em animais sadios, sem problemas apresentados durante toda a gestação. O agravante precisa ser identificado rapidamente, pois pode causar infecções, levando a matriz à óbito.

Como evitar e tratar retenção de placenta em vacas leiteiras com Ph.D Carlos Antonio Fernandes

22 questões relacionadas encontradas

Porque comer a placenta?

Segundo os adeptos, a ingestão melhora a produção de leite, dá mais energia e diminui os sintomas da depressão pós-parto. É possível consumi-la em cápsulas (seca, desidratada e em pó), em tintura (extrato líquido), óleo e ainda em creme para a pele, da mãe e do bebê.

Por que os animais comem a própria placenta?

No reino animal, a alimentação da placenta é conduzida pela necessidade de nutrientes após o estresse do nascimento. Alguns cientistas também teorizam que ao comer a placenta, o animal vulnerável está removendo vestígios de sangue que, de outra forma, poderia ser uma trilha para presas.

Como diagnosticar retenção de placenta?

A retenção de placenta, quando não cuidada, quase sempre provoca infecção no útero da vaca, que fica irritada, com os pêlos arrepiados e cheiro fétido na vagina, culminando com a queda na produção de leite.

O que é retenção de placenta?

A retenção de placenta é uma enfermidade caracterizada por uma falha do mecanismo de separação das estruturas que fixam a placenta ao útero da vaca (placentoma). É considerado retenção apenas quando a placenta demorar mais de 12 horas pós-parto para ser eliminada.

O que fazer quando a placenta não sai?

Tratamento. Normalmente a placenta retida é removida puxando o cordão umbilical, massageando o útero externamente ou, caso não funcionem, entrando manualmente no útero. A ocitocina intra-umbilical ou intravenosa ou a ergometrina, também podem ser utilizadas para expulsar a placenta.

Para que serve o remédio Prolacton?

INDICAçÕES: Nos trabalhos de parto para encurtar o período de expulsão; nos casos de insufi- ciência contrátil da musculatura uterina: aplicar subcutaneamente; após 20 a 30 minutos não se registrando ainda contrações suficientes, repetir a administração subcutânea na dosagem mais alta ou então, pela via endovenosa.

Como usar o Ciosin?

Ciosin® é um potente agente luteolítico que causa uma regressão funcional e morfológica do corpo lúteo (luteólise) em bovinos e equinos, seguida de um retorno ao cio e ovulação normal.

Quando aplicar Placentina na vaca?

Placentina é altamente indicado para provocar ou reforçar as contrações do útero durante o parto para a expulsão do feto ou da placenta e também para favorecer o início da lactação, deve ser utilizada somente em casos de partos normais, é contra indicada em casos de partos distócicos ou em casos de obstrução mecânica.

Como fazer lavagem uterina em vaca?

O tratamento recomendado é a administração de PGF2α ou produtos análogos, causando luteólise, comportamento de estro de três a cinco dias após a aplicação, abertura da cérvix e expulsão do conteúdo acumulado e eliminação dos agentes contaminantes do útero em aproximadamente 90% dos casos tratados (Noakes et al., 2001).

O que é retenção placentária em bovinos?

Resumo: Retenção de placenta é a permanência, total ou parcial, da placenta no útero após o parto, por um período acima de 12 -24 horas. A retenção parcial é observada principalmente na parte apical do corop gestante.

Qual remédio para vaca se limpar?

Além de auxiliar durante o parto e expulsão da placenta, acelerando o processo, o Placentex também age nos alvéolos mamários, promovendo um esvaziamento mais completo do úbere. Em casos de retenção do leite, aplique o medicamento em injeção subcutânea após o parto.

O que é bom para limpar o útero depois do parto?

Os chás para 'limpar' o útero que ajudam no período pós-parto
  • Chá de gengibre. Conhecido pela sua ação detox e termogênica, o chá de gengibre costuma ser usado por quem busca emagrecer de forma saudável. ...
  • Chá de framboesa. ...
  • Chá de damiana. ...
  • Bônus: Chá de barbatimão.

Como saber se estou com resto de placenta?

Alguns sintomas que podem indicar a presença de restos de placenta no útero após o parto são:
  • Perda de grandes quantidades de sangue pela vagina;
  • Perda de sangue escuro ou viscoso;
  • Corrimento com mau cheiro;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Dor abdominal;
  • Tontura;
  • Suor frio;
  • Fraqueza.

O que é a manobra de credé?

A micção, nestes casos pode ser conseguida através da manobra de Credé, ou seja, compressão do baixo ventre com as mãos espalmadas e flexão do tronco sobre as coxas.

O que é manobra de Jacob Dublin?

Manobra de Jacob-Dublin: rotação da placenta.

É normal gata comer a placenta?

Não se preocupe se a mamã comer algumas placentas porque é normal. No entanto, deverá ficar ainda mais atento durante o nascimento!

Pode deixar a cachorra comer a placenta?

Esta pode ser uma situação de risco, pois a placenta dentro do útero poderá causar uma infecção conhecida como metrite puerperal, que pode se tornar um problema ainda maior, caso atinja a corrente sanguínea, por exemplo.

Como usar Placentina em vaca?

Administrar por via subcutânea após os devidos cuidados da assepsia. Precauções: Manter a embalagem sempre fechada em local fresco e seco ao abrigo da luz solar e fora do alcance das crianças e de animais domésticos.

Quantos mL de Placentina em uma vaca?

Dosagem: Vacas e éguas: 3 a 10 mL. Porcas: 1 a 3 mL. Ovelhas e cabras: 2 a 5 mL.

Como usar Placentina em animais?

ADMINISTRAÇÃO Aplicar por via subcutânea após os devidos cuidados da assepsia. Venda sob prescrição do Médico Veterinário. Manter a embalagem fechada em local fresco e seco, ao abrigo da luz solar e fora do alcance de crianças e de animais domésticos.

Artigo anterior
Quanto choveu no ano de 2021?
Artigo seguinte
Como tratar sífilis 1 4?