Como está o julgamento da correção do FGTS?

Perguntado por: Mia Isabel Cunha Andrade Neto  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram, em julgamento no plenário virtual, que não há direito à correção maior do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) durante o Plano Collor 2. A decisão foi unânime.

Quando vai ser julgado a correção do FGTS?

A revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estava na pauta para julgamento no dia 13 de maio de 2021.

Foi liberado a revisão do FGTS?

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou em agosto deste ano o repasse de R$ 8,12 bilhões. O valor representa 96% do resultado positivo registrado em 2020.

Como anda o processo da correção do FGTS?

Há dois anos a discussão sobre correção monetária dos saldos das contas vinculadas ao FGTS segue sem uma decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF). ... O processo busca a atualização das contas do FGTS por algum índice de inflação. Hoje, os saldos são corrigidos pela TR (Taxa Referencial) mais juros de 3% ao ano.

Como anda o processo do FGTS de 1999 a 2013?

Não existe a situação onde de 1999 a 2013 o mesmo foi Inconstitucional e após isso voltou a ser constitucional. Assim, a Taxa Referencial é inconstitucional desde sua aplicação, permitindo a revisão para todos os trabalhadores, até mesmo os que exerceram atividade de carteira assinada após 2013.

STF adia julgamento sobre correção do FGTS

21 questões relacionadas encontradas

Quem trabalhou de 1999 a 2013 tem direito a dinheiro da Caixa?

Os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada de 1999 a 2013 podem solicitar a revisão do FGTS. ... Com isso, os trabalhadores terão direito a restituição das perdas ao longo dos anos que foram prejudicados. O pedido de revisão do FGTS seria julgado no Supremo Tribunal Federal no mês de maio.

Como saber se tenho direito a correção do FGTS de 1999 a 2013?

Tem direito a correção do saldo do FGTS entre os anos de 1999 a 2013 todo o trabalhador que possuía saldo na conta seja ele aposentado ou não. Para ter direito a revisão é necessário entrar com uma ação judicial.

Como saber se tenho dinheiro retido na Caixa?

Acesse o site (www.caixa.gov.br/contasinativas​) ou ligue no 0800 726 2017 para saber, de forma personalizada, o saldo, data e local mais conveniente para o saque nos termos da MP 763/2016.

Como consultar se tenho direito a correção do FGTS?

Pelo extrato do FGTS será possível verificar os valores depositados, dos créditos de juros e atualização monetária (JAM). O extrato pode ser obtido diretamente nas agências da Caixa ou ainda pelo site www.caixa.gov.br/fgts/, ou ainda pelo aplicativo FGTS disponível para celulares Android e iOS.

Como saber se tenho dinheiro retido no Banco?

No fim de 2021 o Banco Central lançou um sistema de consulta que permite aos cidadãos checar se têm dinheiro a receber de instituições financeiras.

Como saber se eu tenho algum dinheiro para receber?

Como saber se tenho valores a receber?
  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
  3. Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar.

Como consultar conta inativa?

É possível consultar o saldo da sua conta inativa pelo site da CAIXA, internet banking, APP FGTS e pelos canais de atendimento oficiais da CAIXA. Além de comparecer pessoalmente a sua agência.

Artigo anterior
Onde Luna Lovegood nasceu?
Artigo seguinte
Qual corte de frequência para médio grave?