Como está a situação do bilhete do Idoso?

Perguntado por: Alexandra Luciana Barbosa Assunção Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

Publicado 13/05/2021 - 13h33
São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) voltou atrás e restabeleceu a gratuidade no transporte público do estado aos idosos de 60 a 64 anos.

Como vai ficar o Bilhete Único do Idoso?

No centro das discussões estava o decreto municipal nº 60.037, de 30 de dezembro de 2020, que atualizou as normas sobre o Bilhete Único e retirou o benefício da gratuidade das pessoas idosas com idade entre 60 a 64 anos usuárias do transporte coletivo público na cidade de São Paulo.

Quando vai voltar o Bilhete Único do Idoso?

A Justiça de São Paulo restabeleceu a gratuidade de transporte público para passageiros a partir de 60 anos. A decisão, de sexta-feira (7), anula decreto do governo Doria que limitava, desde fevereiro, o benefício para quem tem 65 anos ou mais.

Como ficou a passagem dos idosos de 60 anos?

Antes a gratuidade valia para idosos a partir de 60 anos. No PL 16/2021, o autor defende que o acesso gratuito das pessoas idosas ao transporte público coletivo é uma forma de promover justiça social, já que a aposentadoria não sofre os mesmos reajustes de salários de profissionais da ativa.

Como ficou o bilhete do Idoso em São Paulo?

No início de 2021, São Paulo definiu que apenas idosos com 65 anos ou mais teriam como conseguir gratuidade no transporte em SP. Media é válida para ônibus, metrô ou no transporte intermunicipal. A alteração impacta a vida de cerca de 190 mil usuários do Bilhete Único do Idosos em SP.

Justiça determina a volta do transporte coletivo gratuito para idosos em SP

24 questões relacionadas encontradas

Quem já tem o bilhete do Idoso vai perder?

A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1º de fevereiro de 2021 serão cancelados.

Quem acabou com a gratuidade para idosos?

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

O prefeito de Guarulhos, Grande São Paulo, Gustavo Henric Costa (Guti), sancionou o projeto de sua autoria que impede o direito à gratuidade para idosos com idades entre 60 a 64 anos nos ônibus municipais que ainda não têm esse benefício na cidade.

Qual a idade para tirar o RioCard de Idoso?

As informações sobre quem tem direito à gratuidade estão no site da RioCard, e resumidas a seguir: - Idosos maiores de 65 anos: livre acesso em ônibus do transporte público municipal e no VLT (por uma hora de uso). Cartão Sênior deve ser apresentado nos veículos.

Tem 60 anos ou mais conheça seus direitos?

Parte desses direitos está assegurada no Estatuto do Idoso, que completou 18 anos recentemente. Saúde, transporte, habitação e lazer são alguns exemplos de garantias legais e que podem ser usadas de forma gratuita por pessoas com mais de 60 anos, ou mais de 65, em alguns casos.

O que muda aos 60 anos?

Muita gente não sabe, mas pessoas com mais de 60 anos possuem direito a alguns benefícios que vão além da gratuidade no transporte público e do desconto no cinema. De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas acima de 60 anos têm direito a 50% de desconto na entrada de qualquer atividade esportiva, artística e cultural.

Quem faz 60 anos em 2021 pode aposentar?

Se você cumpriu os requisitos de tempo de contribuição de uma ou mais regras que mencionei acima (exceto a Aposentadoria Programada), então, sim: você pode se aposentar com 60 anos de idade.

Qual a idade que têm prioridade?

É sabido que a Lei 10.048/2000, que trata das prioridades, estabelece o atendimento prioritário às pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às gestantes, às lactantes, às pessoas com crianças de colo e aos obesos.

Como fazer Rio Card Idoso?

Não é necessário realizar agendamento. Compareça a uma das lojas Riocard Mais com atendimento à gratuidade portando os documentos originais listados abaixo: - Documento de identificação oficial com foto; - CPF.

Como tirar o cartão de gratuidade do Idoso?

Para solicitar o BU Especial -Idoso é necessário comparecer a um dos Postos de Atendimento ao Passageiro Especial de Gratuidades, portando os seguintes documentos:
  1. Documento pessoal com foto (RG, CNH, CIE) – original e cópia simples;
  2. CPF – original e cópia simples (caso o número não conste no documento apresentado);

Onde tirar o Riocard Idoso RJ?

Entre em contato com o RioCard Mais Atende pelo telefone (21) 2127-4000 ou se dirija a uma das Lojas Riocard Mais para solicitar um novo cartão e/ou obter maiores informações. A Central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 08h às 14h.

Porque o Bilhete Único Idoso bloqueado?

Se for constatado o extravio, o cartão será bloqueado e a 2ª via será solicitada. O Bilhete Único será enviado pelos Correios.

Quem criou o bilhete do Idoso?

O passe livre entre 60 e 64 anos foi instituído na capital em 2014, pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT). A gratuidade também vale para o Estado de São Paulo, desde o mesmo ano, com a regulamentação específica feita pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Como saber se o Bilhete Único está ativo?

A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.

Qual a validade do cartão BOM Sênior?

ATENÇÃO: O Cartão BOM Sênior das pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e inferior a 65 (sessenta e cinco) anos deixou de ser aceito a partir de 1º de fevereiro de 2021 por determinação dos Decretos Estaduais nº 65.414 de 22/12/2020 e nº 65.455 de 30/12/2020.

Como fazer o Bilhete de idoso pela internet?

Os passageiros com idade entre 60 e 64 anos devem atualizar seu cadastro no site sptrans.com.br/cadastro, conferir seus dados e selecionar a opção de receber o novo cartão em casa. O prazo de envio pelo Correio é de até 10 dias, sem custo para o passageiro.

Como fazer a carteira do idoso pela internet?

Também é possível solicitar a Carteira da Pessoa Idosa pela internet. Para isso é necessário acessar o site Gov.br, no serviço relacionado a carteira para o idoso de baixa renda. Feito isso, deve-se clicar em “Emitir Carteira” e fazer o login na plataforma. Quem não é cadastrado, deve clicar na opção “Crie sua conta”.

Como faço para tirar cartão de idoso?

Onde tirar o cartão do idoso

Para emitir seu cartão, o idoso deve procurar o órgão de trânsito estadual (DETRAN), municipal ou a prefeitura do município onde reside, desde que ela seja integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Quem é considerado prioridade?

Atualmente, a Lei 10.048/00 já assegura atendimento prioritário na administração pública a idosos (60 anos ou mais), mas não faz distinção entre eles. Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade.

Qual idade é considerado Idoso 2021?

Meia-idade: 45 a 59 anos; Idoso(a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos; Velhice extrema: 90 anos em diante.

Qual a idade que o Idoso se torna incapaz?

Qual a idade que o idoso é considerado incapaz? Na verdade, não há um limite de idade para considerar um idoso como incapaz. Não é incomum se encontrar idosos com 90 anos (ou mais) tendo uma vida perfeitamente ativa.

Artigo anterior
Quem matou o Zetsu branco?
Artigo seguinte
Como atualizar o Discover no celular?