Como está a Educação Especial nos dias de hoje?
Perguntado por: Rúben Bruno Guerreiro | Última atualização: 5. August 2024Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)
Atualmente, apenas 30% das escolas que registram matrículas de alunos com deficiência oferecem atendimento educacional especializado. Além disso, somente 26% contam com salas de recursos multifuncionais e apenas 4% dos professores que atuam nessas escolas têm formação específica em educação especial.
Como é a Educação Especial na atualidade?
No cenário atual, a educação inclusiva é um direito de todas as pessoas com deficiência. A escola acolhe, integra e proporciona aos alunos avanços em todas as dimensões que englobam o aprender (CARVALHO; LOPES, 2020).
Como está a educação nos tempos de hoje?
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).
O que mudou na educação especial?
A nova Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (PNEE), lançada em 2020 e revogada pelo Decreto nº 11.370/2023, de 01 de janeiro de 2023, teve como principal objetivo ampliar a oferta de atendimento educacional especializado a mais de 1,3 milhão de educandos com ...
Quais foram os avanços da educação especial?
O desenvolvimento e a evolução da Educação Especial ficaram marcados através dos muitos avanços na área da medicina a partir da compreensão das deficiências analisadas de maneira individual e também na área da Pedagogia através da criação dos diversos métodos que foram usados como forma de desenvolver a escolarização ...
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O que mudou na Educação Especial com a perspectiva da educação inclusiva?
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Qual é a realidade da educação inclusiva no Brasil?
Aqui, a educação inclusiva é feita em dois ambientes principais: as classes regulares e escolas exclusivas. Nas escolas regulares, todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou deficiências, são incluídos em turmas comuns e recebem o suporte necessário para suas necessidades individuais.
Qual a proposta da Educação Especial?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
Quais são as duas fases da evolução da Educação Especial no Brasil?
O Brasil, desde 1961, garante educação de alunos deficientes na rede comum de ensino e, em 1996, reforçado pela Declaração de Salamanca (1994) também preconiza atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades educacionais específicas, preferencialmente na rede regular de ensino.
Qual é a trajetória da Educação Especial no Brasil?
No Brasil, até a década de 50, praticamente não se falava em Educação Especial. Foi a partir de 1970, que a educação especial passou a ser discutida, tornando-se preocupação dos governos com a criação de instituições públicas e privadas, órgãos normativos federais e estaduais e de classes especiais.
Qual o maior desafio da educação hoje?
Diminuição das matérias, ausência de professores e aumento da deficiência de ensino são os principais desafios na educação levantados por estudantes, professores e pesquisadores da área.
O que mudou nas escolas de antigamente para hoje?
Se fala em menos tempo despendido, de forma mais efetiva. Se fala em desenvolver habilidades gerais e aprofundar em algumas mais específicas. Se fala em competências do século XXI e em preparar seres humanos completos para a vida. Se fala em crianças protagonizando seu aprendizado enquanto se divertem.
Qual é a evolução da educação?
A evolução da Educação é visível! Com o passar do tempo, o entendimento sobre os processos pedagógicos vai mudando. Com isso, surgem novos paradigmas educacionais, que se refletem em metodologias, estruturas, recursos e tecnologias diferentes. Até a perspectiva sobre o papel do professor e do aluno muda.
O que falar sobre a educação especial?
A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art. 58, que alterou a LDB).
Quais são os maiores desafios na educação especial?
Uma das principais barreiras para a educação especial e inclusiva é a falta de recursos adequados, como: recursos financeiros, materiais de ensino adaptados, tecnologias assistivas e suporte profissional.
O que o MEC fala sobre a educação especial?
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Como era a educação especial antigamente?
Origens da educação especial
Foi na época de D. Pedro II, mais especificamente na década de 50 do século 19, que foram criadas as primeiras escolas voltadas para alunos com necessidades especiais, mais especificamente os surdos-mudos e os deficientes visuais.
Quem é o pai da educação especial?
Jean Marc Itard, (1774-1838) no início do século XIX, passa a ser considerado o pai da educação especial, após desenvolver tentativas de educar um menino de 12 anos chamado Vitor, o menino lobo (menino considerado com deficiência mental profunda, criado por lobos na floresta).
O que é educação especial e educação inclusiva?
Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.
Qual é o público alvo da educação especial?
Trata-se das pessoas com elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas, incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância. Tais campos incluem as áreas intelectual, esportiva, liderança, psicomotricidade e artes.
Qual a importância da educação especial nas escolas?
A educação inclusiva é importante para permitir que os estudantes, ainda que apresentem necessidades especiais, se desenvolvam no convívio de outros alunos de uma escola regular, tornando-se parte integrante da sociedade.
Quais as principais atuações da educação especial nas escolas?
Ela abrange todos os níveis e etapas de ensino na rede regular pública e privada. Sua principal característica é o atendimento educacional especializado, que pode complementar ou substituir os serviços de educação tradicionais, garantindo uma boa experiência de aprendizado ao aluno.
Quais são os 4 eixos principais do AEE?
- identificação das necessidades dos alunos;
- criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
- produção de materiais acessíveis e adaptados;
- compra de ferramentas e demais materiais de apoio;
O que diz a Lei sobre alunos especiais?
O artigo 208, que trata da Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, afirma que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.
Qual a Lei que ampara o aluno com deficiência?
LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 20151
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
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