Como era o Segundo Estado da Revolução Francesa?

Perguntado por: Alícia Nádia Valente Paiva  |  Última atualização: 26. April 2024
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

Segundo Estado: essa divisão era formada pelo rei e sua família, correspondendo a 2,5% da população. Além deles, havia uma pequena parcela de burgueses que compravam os títulos de nobreza para fazer parte da classe, que não pagava impostos e ainda ocupava cargos públicos.

Qual é a função do segundo estado?

Os nobres do Segundo Estado possuiam vários privilégios como por exemplo a isenção de impostos, a posse de terras, o recebimento de rendas feudais e o fato de somente eles terem acesso aos altos cargos do governo.

Qual é o segundo estado?

Na monarquia tanto em França, até à Revolução Francesa, como na restante Europa, nomeadamente no Reino de Portugal, o termo Segundo Estado (fr. second état) indicava os representantes da nobreza; no Primeiro Estado estava o clero e no Terceiro Estado estava o Povo.

O que aconteceu na segunda fase da Revolução Francesa?

Na primeira fase, houve o anúncio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e foi promulgada uma Constituição, em meio à radicalização da população. Na segunda fase, instaurou-se uma república e teve início o período de Terror, no qual jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, estiveram no poder.

Quais eram os privilégios do primeiro e segundo estado?

Os privilégios desfrutados pelo Primeiro (Clero) e Segundo Estado (Nobreza) na sociedade, às vésperas da Revolução Francesa eram:
  • Isenção Fiscal (Ambos)
  • Privilégios Feudais (Ambos)
  • Cobrança do Dízimo (Clero)
  • Controle do Poder Político (Nobreza)

REVOLUÇÃO FRANCESA: RESUMO | HISTÓRIA | QUER QUE DESENHE?

42 questões relacionadas encontradas

Quem formava o Segundo Estado francês?

Segundo Estado: essa divisão era formada pelo rei e sua família, correspondendo a 2,5% da população. Além deles, havia uma pequena parcela de burgueses que compravam os títulos de nobreza para fazer parte da classe, que não pagava impostos e ainda ocupava cargos públicos.

Quais eram as desvantagens do Segundo Estado?

b) Segundo estado: formado pela nobreza, que tinha a vantagem de receber benefícios do clero, pois eram valorizados pelos reis e afins, uma vez que os nobres defendiam seus ideais. Uma desvantagem que pode ser percebida é que eram eles que participavam das guerras, correndo sérios riscos de morte ou de graves lesões.

Quais as 4 fases da Revolução Francesa?

Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório.

Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?

Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia ...

O que é primeiro e segundo estado?

* 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

O que marcou o fim da Revolução Francesa?

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Qual foi o fato mais importante da Revolução Francesa?

O fato inaugural desse importante evento histórico foi a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789. A Bastilha era uma prisão localizada em Paris, para aonde eram direcionados os condenados por ações políticas que desagravam à realeza absolutista francesa.

Quem ganhou a Revolução Francesa?

A revolução só foi encerrada na França quando Napoleão Bonaparte tomou o poder do país por meio do Golpe do 18 de Brumário.

Quem foi o grande líder da Revolução Francesa?

Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder. Havia ainda um grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer.

Como estava dividida a sociedade francesa na época da Revolução Francesa?

Naquele período a sociedade francesa estava dividida em três estamentos, ou classes sociais: Nobreza, clero e plebe (povo e burguesia). Havia desigualdade entre ele com relação ao tratamento político, a condições de vida e a cobranças de impostos.

Qual foi a causa da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa, iniciada em 1789, com a queda da Bastilha, foi motivada pela desigualdade social, pela crise econômica e pela fome, sendo inspirada nos ideais do Iluminismo. Em 14 de julho de 1789, a população parisiense rebelada atacou a Bastilha, antiga prisão e símbolo do absolutismo francês.

O que levou à Revolução Francesa?

Causas da Revolução Francesa

No fim da década de 1780, a burguesia, os trabalhadores urbanos e os camponeses começaram a exigir uma resposta do rei e da Corte à crise que os afetava, bem como passaram a reivindicar direitos mais amplos e maior representação dentro da estrutura política francesa.

O que foram os jacobinos?

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Quais são os acontecimentos mais marcantes da Revolução Francesa?

Convenção Montanhesa
  • 13 de julho de 1793: Assassinato de Marat, nova Constituição;
  • De março a dezembro de 1793: Contrarrevolução da Vendéia;
  • Setembro de 1793 a julho de 1794: Terror revolucionário;
  • 27 de junho de 1794: queda do comitê jacobino, execução de Robespierre.

Quais são as consequências da Revolução Francesa?

Consequências da Revolução Francesa

Ampliação dos direitos e privilégios da burguesia; Fortalecimento do capitalismo; Fim do absolutismo francês; Originou uma Constituição.

Qual era a posição da burguesia na época da Revolução Francesa?

A burguesia, que também fazia parte do terceiro estado, estava descontente. Reivindicava a redução das taxas que provocavam o encarecimento de seus produtos e queria a ampliação dos mercados para as suas indústrias.

Qual é o lema da Revolução Francesa?

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

Artigo anterior
Quanto vale 7 pontos na carteira?
Artigo seguinte
Quanto tempo devo deixar a pastilha de cloro na água da piscina?