Como ensinar um aluno com altas habilidades?

Perguntado por: Ivan Nuno Batista  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

7 Dicas para lidar com alunos superdotados
  1. Aprenda a detectar as características de alunos altamente inteligentes. ...
  2. Aposte em estratégias segmentadas. ...
  3. Estimule a participação de superdotados em concursos. ...
  4. Esteja alerta e mantenha contato com os pais. ...
  5. Estimule o bom humor. ...
  6. Não faça deles um professor substituto.

Como trabalhar com alunos com altas habilidades e superdotação?

  1. Conheça o potencial de seus alunos. ...
  2. Dê mais difícil em primeiro lugar. ...
  3. Diferencie, mas não acrescente. ...
  4. Use e abuse da variedade. ...
  5. Mude a abordagem. ...
  6. Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível. ...
  7. Estipule atividades em pares. ...
  8. Conheça os pais de seus alunos superdotados.

O que trabalhar com crianças com altas habilidades?

Os jogos para alunos com altas habilidades, por exemplo, desafiam, entretêm e ajudam a desenvolver o potencial dessas crianças. Jogos didáticos, artesanais e de montar são exemplos. Já o tipo psicomotor precisa de jogos de movimento, enquanto os do tipo talento especial precisam de atividades ligadas às artes.

Como deve ser o trabalho educacional do aluno que apresenta altas habilidades?

Enriquecer os conhecimentos do superdotado não significa separar inúmeras tarefas para ocupar o tempo desse aluno, trata-se do planejamento de atividades que estimulem e desafiem constantemente o educando em diversas áreas, de diferentes formas nas diferentes etapas do desenvolvimento e da educação.

O que é um aluno com altas habilidades?

A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ...

ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO - Psicóloga Christiannne Storrer de Oliveira

19 questões relacionadas encontradas

O que é uma pessoa com altas habilidades?

O que podemos dizer, de forma resumida, é a seguinte classificação: inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.

Quem tem altas habilidades?

Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades. Em geral, as crianças com habilidades acima da média manifestam as diferenças ainda na idade pré-escolar.

Como a escola pode favorecer o processo de inclusão de alunos com altas habilidades?

Para que o aluno com altas habilidades desenvolva sua habilidade o professor da sala regular deve primeiramente identificar quais as áreas específicas do aluno para promover o crescimento de acordo com o ritmo, os interesses e as necessidades do mesmo; manter uma postura facilitadora no processo de aprendizagem; ...

Como deve ser feito o atendimento educacional especializado?

O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de ...

Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos com deficiência e altas habilidades?

Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:
  1. Vôlei sentado. ...
  2. Jogo de passes. ...
  3. Montar o robô com formas geométricas. ...
  4. Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  5. Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  6. Canção nos palitos de picolé ...
  7. Memorização de letra e imagem.

Como comprovar altas habilidades?

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

Como deve se caracterizar o atendimento especializado?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial regulamentado por lei. Ele é responsável pelo planejamento e pela execução de recursos pedagógicos e de acessibilidade capazes de eliminar obstáculos para a participação efetiva de alunos, considerando suas necessidades específicas.

Quais as principais atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado?

O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.

Como fazer um plano de aula para AEE?

MODELOS DE PLANOS DE AEE PARA ALUNOS DI
  1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO. ...
  2. RESUMO DO CASO (Relatar brevemente a vida do aluno; uso de medicações, necessidades do aluno e as principais dificuldades e habilidades, etc.). ...
  3. Objetivos do plano: ...
  4. Organização do atendimento: ...
  5. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:

Como a escola pode contribuir para construir ambientes que favorecem o desenvolvimento das AH S?

Incentive a participação de todos

A interação do aluno com a escola não depende apenas dos professores. O gestor precisa mostrar para os outros funcionários que todos ali são responsáveis por construir um lugar saudável. Todos precisam investir esforços para melhorar a interatividade do aluno com o local.

Qual o papel da educação especial no que se refere ao aluno com altas habilidades superdotação?

A educação Especial deve agir pedagogicamente para garantir respostas educacionais de qualidade às necessidades dos alunos com necessidades educacionais especiais, dentre eles ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação, através de serviços, recursos e metodologias em todas as etapas ou modalidades da Educação Básica.

Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos?

O professor como mediador do processo de aprendizagem e inclusão em sala deve estar atento e ser o maior incentivador da atividade lúdica, respeitando o tempo do seu aluno, sobretudo a criança com deficiência intelectual e/ou múltipla, fazendo cumprir importantes orientações norteadoras do nosso ensino.

Qual é o QI de uma pessoa superdotada?

O superdotado resolve questões matemáticas com maior facilidade. Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler.

Como saber se um adulto e super dotado?

A principal característica que define as pessoas com superdotação é o seu coeficiente intelectual. Neste caso, se trata das pessoas com um QI superior a 130, desvio padrão 15. Contudo, devemos ter em conta outras características que as pessoas com altas habilidades/superdotação apresentam: Altas capacidades.

Como saber se você é um super dotado?

Pessoas são consideradas superdotadas quando apresentam, desde crianças, a maioria das seguintes características:
  1. Boa memória.
  2. Bom desempenho em assuntos do seu interesse.
  3. Poder de liderança.
  4. Criatividade e imaginação.
  5. Riqueza verbal.
  6. Vocabulário avançado para sua idade.

Quem tem altas habilidades é autista?

É quando a pessoa tem desempenho elevado em alguma área — das artes, da psicomotricidade, assuntos acadêmicos, criatividade, liderança etc. Quando você tem o autismo leve, tem também algumas limitações, mas tem QI bem acima do normal, você será um autista com altas habilidades.

Como saber se seu filho é um gênio?

Como saber se o seu filho é superdotado? Confira as 23 características mais comuns
  1. #1 Estado de alerta.
  2. #2 Rápida união de ideias.
  3. #3 Excelente memória.
  4. #4 Vocabulário avançado pra idade.
  5. #5 Metáforas e ideias complicadas.
  6. #6 Adoram resolver problemas de quebra-cabeça ou com números.
  7. #7 Autodidatas para ler e escrever.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Qual é a função do professor que trabalha no AEE?

Segundo Maria Teresa Mantoan, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) da Universidade de Campinas (Unicamp), o professor de AEE é um professor investigador, que estuda casos referentes à educação especial para ver quais são as barreiras que colocam o aluno em uma situação de ...

Quem atua no atendimento educacional especializado AEE?

A quem se destina o AEE? Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades / superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado.

Artigo anterior
Como lidar com diferença de idade no relacionamento?
Artigo seguinte
Como por bordas nas fotos?