Como trabalhar as linhas na educação infantil?

Perguntado por: Violeta Nádia Tavares Almeida  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (68 avaliações)

No chão da sala de aula ou em um espaço externo, faça desenhos de linhas inclinadas e peça para as crianças que andem sobre as linhas fazendo diferentes movimentos, por exemplo de braços abertos, na ponta dos pés, com as mãos na cabeça, etc.

Qual objetivo de trabalhar linhas na educação infantil?

Seja por meio do uso de materiais ou de cenários variados, as propostas apresentadas no trabalho com linhas contribuem para a ampliação do uso do desenho como forma de expressão e também possibilitam que as crianças desenvolvam narrativas descrevendo ideias, observações, vivências e sentimentos.

Como trabalhar linhas retas e curvas na educação infantil?

Atividades de linhas retas, curvas abertas e fechadas
  1. Pinte os sólidos. ...
  2. Pinte as figuras. ...
  3. Linhas. ...
  4. Linhas abertas e fechadas. ...
  5. Círculos, linhas e pontilhados. ...
  6. Faça traços com o lápis. ...
  7. Passe o lápis por cima das linhas que ligam os animaizinhos. ...
  8. Atividade das linhas abertas e fechadas.

Qual o objetivo de trabalhar o tracejado?

- A atividade com linhas tracejadas retas ou em zig zag, tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e habilidades manuais nas crianças.

Quais as atividades na educação infantil?

Ainda há jogos e brincadeiras para educação infantil que auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças, como o jogo da memória, esconde-esconde, amarelinha e queimada. Elas estimulam, desde cedo, o raciocínio lógico e estratégico. Dependendo da faixa etária, fomentam até mesmo o aprendizado dos números e letras.

As linhas para crianças - Geometria para crianças

38 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de brincadeiras na educação infantil?

Brincadeiras para educação infantil
  1. Pega-pega. A brincadeira chamada de "pega-pega" é uma das mais conhecidas entre as crianças. ...
  2. Bobinho. "Bobinho" é uma brincadeira que se assemelha bastante com o jogo de futebol. ...
  3. Caixa sensorial. ...
  4. Corre cotia. ...
  5. Quente ou frio. ...
  6. Pula corda. ...
  7. Estátua. ...
  8. Dragão.

Quais temas trabalhar na educação infantil?

  • Desenvolvimento do bebê mês a mês (do 1º mês ao 12º mês)
  • Alimentação Infantil.
  • Cuidados diários/Saúde.
  • Educação Infantil.
  • Livros Infantis.

Qual o objetivo de trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil?

Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.

Qual o objetivo de trabalhar a coordenação motora na educação infantil?

Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.

Como ensinar o traçado das letras na educação infantil?

Artes e escrita numa única brincadeira
  1. O primeiro passo é pedir para seu filho usar o lápis escrever uma palavra no papel, usando letra bastão. ...
  2. Em seguida, vem a “segunda camada” de letras. ...
  3. Fica assim:
  4. A terceira camada vai ser feita com cola branca.
  5. Olha o resultado!

O que são linhas curvas e linhas retas?

As linhas simples podem ser retas ou curvas. - Retas - são as linhas que seguem sempre a mesma direção. - Curvas - são as linhas que estão sempre em mudança de direção, de forma constante e suave.

Como trabalhar a coordenação viso motora?

Atividades para estimular essa coordenação
  1. Empilhar objetos. As atividades de empilhar os objetos são atividades simples. ...
  2. Recorte e colagem. ...
  3. Bolhas de sabão ajudam na coordenação visomotora. ...
  4. Brincadeiras com bolas. ...
  5. Abotoar camisas. ...
  6. Pintura é ótima para a coordenação visomotora.

O que é uma linha curva?

Em matemática, uma curva ou linha curva é, em termos gerais, um objeto semelhante a uma linha reta, mas que não é obrigatoriamente retilíneo.

Qual a importância da Linha na arte?

A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada. As principais propriedade das linhas são: Contém grande expressividade gráfica e muita energia.

O que trabalhar no campo traços sons cores e formas?

O Campo de Experiência “Traços, sons, cores e formas” implica essa possibilidade para a Educação Infantil.
...
São eles:
  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Por que trabalhar a coordenação motora?

Pode-se dizer que estimular a coordenação motora fina é a primeira etapa do processo de alfabetização infantil. Por meio dela, a criança desenvolve as habilidades motoras que serão necessárias no momento de escrever com o lápis.

Qual a função da coordenação motora?

A coordenação motora é definida como a capacidade de usar, de forma eficiente, os músculos do corpo e obedecer os comandos que o cérebro envia ligados aos componentes de aptidão motora como: equilíbrio, velocidade, agilidade, força e resistência.

Para que serve a coordenação motora?

Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.

Como trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil?

Como desenvolver a coordenação motora fina em crianças?
  1. Desenhar e colorir. Estimular o gosto pelo desenho e pela pintura é uma excelente forma de treinar a coordenação motora fina. ...
  2. Fazer origamis.
  3. Brincar de pegar vareta. ...
  4. Cortar e colar. ...
  5. Cozinhar. ...
  6. Modelar massinha.

Para que serve a motricidade fina?

A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.

Qual campo de experiência trabalha a coordenação motora fina?

Campo de Experiências: Corpo, gestos e movimentos.

O que trabalhar na educação infantil de acordo com a Bncc?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais os tipos de brincadeiras que existem?

10 brincadeiras antigas que as crianças vão adorar
  1. Brincadeiras antigas: amarelinha.
  2. Bolinha de gude.
  3. Pipa.
  4. Pular elástico.
  5. Bandeirinha.
  6. Cabaninha.
  7. Pular corda.
  8. Bambolê

Quais os tipos de jogos e brincadeiras?

A amarelinha é uma brincadeira infantil tradicional que consiste em um circuito que liga a terra ao céu, através de casas numeradas.
...
Também é proibido pisar em qualquer uma das linhas.
  • Piques. ...
  • Cabra-cega ou cobra-cega. ...
  • Quente ou frio. ...
  • Queimada (ou queimado) ...
  • Morto, vivo. ...
  • Adedanha/Adedonha/Stop! ...
  • Forca. ...
  • Jogo da Velha.

Artigo anterior
O que é a linguagem HTML?
Artigo seguinte
Como a vaca chegou ao Brasil?