Como elaborar uma atividade para o trabalho de corpo e movimento nas aulas da educação infantil?

Perguntado por: Patrícia Matos  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Confira abaixo:
  1. 1 – Músicas com comando e ações. Existem diversas melodias que estimulam as crianças a fazerem movimentos simultâneos, como pular, agachar, rodopiar e entre outras ações. ...
  2. 2 – Circuitos. ...
  3. 3 – Brincadeiras de imitação. ...
  4. 4 – Montagem com diferentes objetos. ...
  5. 5 – Parquinho.

O que trabalhar no campo de experiência corpo gestos e movimentos?

Abaixo você pode conferir algumas atividades desenvolvidas por educadores com base no campo “Corpo, gestos e movimentos”.
...
São eles:
  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Como preparar atividades para seus alunos do Infantil?

9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
  1. Invista em capacitação profissional. ...
  2. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  3. Utilize plenamente o espaço escolar. ...
  4. Fique atento ao tipo de interação que quer criar em suas aulas. ...
  5. Planeje atividades que desenvolvam a disciplina nos alunos.

Quais atividades devem ser trabalhadas na educação infantil?

Essas atividades, aliás, são ótimas para desenvolver a concentração. Ainda há jogos e brincadeiras para educação infantil que auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças, como o jogo da memória, esconde-esconde, amarelinha e queimada. Elas estimulam, desde cedo, o raciocínio lógico e estratégico.

Como trabalhar o corpo humano na educação infantil de acordo com à Bncc?

OUTRAS SUGESTÕES:
  1. Criar um corpo humano usando o tangram-Traços, sons, cores e formas.
  2. Nomear as partes do corpo oralmente e apontá-las em esquema corporal previamente montado- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  3. Observar o corpo no espelho e nomear oralmente suas partes - Corpo, gestos e movimentos.

Corpo, gestos e movimentos na Educação Infantil | campo de experiência da BNCC

29 questões relacionadas encontradas

O que é EF01CI02?

A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Como podemos trabalhar o corpo humano na educação infantil?

Então, provocar movimentos como levantar os bracinhos e perninhas, atrair a criança com objetos e sons pode ser um bom começo. Além disso, fazer mímicas, gestos e deslocar o pequeno em diferentes ambientes é importante para que ela reconheça os espaços.

O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a Bncc?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais temas trabalhar na Educação Infantil?

  • Desenvolvimento do bebê mês a mês (do 1º mês ao 12º mês)
  • Alimentação Infantil.
  • Cuidados diários/Saúde.
  • Educação Infantil.
  • Livros Infantis.

O que se deve desenvolver na Educação Infantil?

Quais habilidades podem ser desenvolvidas na educação infantil?
  • Desenvolvimento cognitivo.
  • Desenvolvimento social e emocional.
  • Desenvolvimento da fala e da língua.
  • Desenvolvimento de habilidades físicas e motoras.

Como fazer uma atividade para os alunos?

Criar uma atividade
  1. Acesse classroom.google.com e clique em Fazer login. Faça login com sua Conta do Google. Por exemplo, voce@suaescola.edu ou voce@gmail.com. Saiba mais.
  2. Clique na turma. Atividades.
  3. Na parte superior, clique em Criar. Atividade.
  4. Digite o título e as instruções que você quiser.

Quais atividades fazer com os alunos?

Conheça sugestões de brincadeiras para fazer com a turma e envolver as famílias durante o período de quarentena
  • Fazer uma receita. ...
  • Bingo de palavras. ...
  • Adivinhas. ...
  • Brincar com histórias. ...
  • Fazer brinquedo com sucata. ...
  • Cantar karaokê ...
  • Sarau em família. ...
  • Experiências pelo Brasil.

Como fazer atividade pedagógica?

Brincadeiras e jogos que envolvem leitura, memorização e atenção, estimulam o desenvolvimento do raciocínio e ajudam as crianças a ampliar seus conhecimentos. As atividades pedagógicas e lúdicas na educação infantil são estimulantes, motivadoras e ajudam na interação social de forma prazerosa!

Qual o objetivo de trabalhar corpo e movimento na educação infantil?

O corpo possibilita a criança apreender e explorar o mundo, estabelecendo relações com os outros e com o meio, de forma a se descobrir. Assim, acredita-se que sejam necessárias práticas pedagógicas na educação infantil que beneficiem o espaço de expressão através de suas experiências com o movimento.

O que trabalhar no campo de experiência traços sons cores e formas?

O foco desse campo é a interação das crianças com materiais e sons que as permitam conhecer cores, formas e texturas diversas nos objetos. Também como volume, intensidade e frequência (grave ou agudo) de instrumentos musicais ou outros materiais que emitam sons, como uma colher batendo numa panela.

Como trabalhar partes do corpo?

Deitar a criança na folha e fazer o contorno dela com pincel atômico. Colocar o nome. Após terminar – pedir que cada criança olhe para seu desenho e digam o que tem de diferente dos coleguinhas, depois pergunte o que tem igual. Explicar que todos temos as partes do corpo, pernas, pés, mãos, dois ouvidos, um nariz etc…

O que trabalhar na Semana de educação para a Vida na educação infantil?

O objetivo desta Lei é ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do curriculo obrigatório, tais como: Ecologia e Meio Ambiente, Educação para o Trânsito, Sexualidade, Prevenção contra Doenças Transmissíveis, Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, etc.

Como trabalhar os dias da semana na Educação Infantil BNCC?

Ensine ao seu filho que todo dia é um novo dia. Comece explicando que sempre que ele acorda é o começo de um dia. Diga os nomes dos dias da semana. São eles: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo.

O que trabalhar nos campos de experiência na Educação Infantil?

Educação Infantil: 6 planos de atividade para trabalhar os campos de experiência
  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Como trabalhar o corpo humano na creche?

Deixe a sua criança explorar, livremente, a sua imagem em frente ao espelho.
  1. Explorar as diferentes partes do corpo. ...
  2. Jogos Sensoriais. ...
  3. Sentir as texturas com as mãos. ...
  4. Sentir as texturas com os pés. ...
  5. Sentir os diferentes aromas. ...
  6. O som. ...
  7. Lupas coloridas.

Como trabalhar o corpo humano na sala de aula?

Sustentação e movimento do corpo humano

A aula pode começar com uma atividade lúdica, em que os alunos vão dançar e perceber a movimentação do seu corpo. Convide então o grupo a falar sobre suas impressões da atividade e, em seguida, convide os alunos a montar um esqueleto, reproduzindo o próprio corpo.

Como trabalhar o corpo humano de forma ludica?

Passo a passo da brincadeira sobre o corpo humano Mapeando o corpo: A brincadeira começa separando a turma em grupos, onde a criança deverá deitar sobre o papel kraft e o restante deverá desenhar todo o corpo do colega (basicamente contornando o corpo do colega na folha) a qual será o mapa do corpo.

O que significa EF01LP08?

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. - Palavras como unidades gráficas num texto. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

O que significa EF03CI04?

A habilidade EF03CI04 consiste em: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

O que significa EI02TS03?

A habilidade EI02TS03 consiste em: Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Artigo anterior
Qual o malefício do alumínio?
Artigo seguinte
Em que país a arquitetura é mais valorizada?