Como elaborar uma ata com eficiência?

Perguntado por: Gustavo Rui Fonseca  |  Última atualização: 19. November 2024
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

Como elaborar uma ata de reunião eficiente?
  1. Esteja a par de qual será o seu papel.
  2. Seja objetivo na ata de reunião.
  3. Lembre-se de anotar os dados básicos.
  4. Decisões importantes e pauta.
  5. Mantenha sua ata arquivada!

Como fazer uma boa ata?

Como fazer uma ata de reunião? 4 passos simples
  1. Defina o assunto, a data e os participantes do encontro. ...
  2. Escreva um esboço ainda durante a reunião. ...
  3. Revisar os dados e adicionar as notas adicionais. ...
  4. Estabeleça os prazos para o cumprimento das tarefas.

Como fazer uma ata corretamente?

Uma ata de reunião formal deve incluir:
  1. A data e o horário da reunião;
  2. Participantes, tanto os presentes como os ausentes;
  3. Pontos de discussão importantes;
  4. As decisões tomadas durante a reunião;
  5. Ações a realizar resultantes e etapas seguintes;
  6. A data e o horário das reuniões seguintes.

Como deve ser a estrutura de uma ata?

A ata é um texto técnico expositivo em que se faz um registro de discussões feitas em assembleias, reuniões e sessões. Apresenta a seguinte estrutura: título; data, hora e local da reunião; descrição da reunião; objetivos da reunião; pessoas envolvidas e assinatura de cada uma.

Quais palavras usar em uma ata?

Entre os verbos mais comummente utilizados numa ata, poderemos referir os seguintes: declarar, afirmar, apresentar, tomar (a palavra), intervir, decidir, discutir, analisar, votar, aprovar, rejeitar.

ATA de Reunião. Como fazer uma? 💁🏻‍♀️👁️

19 questões relacionadas encontradas

Como iniciar o texto de uma ata?

Comece a pauta para reunião colocando todos os assuntos e temas que serão discutidos; Siga com as discussões abordadas, relatando o porquê de algumas ideias não terem sido aprovadas e porque outras decisões foram tomadas.

Como iniciar uma ata exemplo?

Um modelo de ata padrão deve incluir:
  1. A data e o horário da reunião.
  2. Participantes, tanto os presentes como os ausentes.
  3. Pontos de discussão importantes.
  4. As decisões tomadas durante a reunião.
  5. Ações a realizar resultantes e etapas seguintes.
  6. A data e o horário das reuniões seguintes.

O que escrever no final de uma ata?

Na conclusão da ata, é preciso constar as deliberações tomadas e apresentar também todas as tarefas delegadas a cada pessoa, com os determinados prazos e nomes. A ata de reunião é um documento e não permite que haja qualquer tipo de modificação posterior.

O que não pode faltar em uma ata de reunião?

Objetividade: a ata de uma reunião deve ser um documento simples e de fácil compreensão. Não vale escrever detalhes que não irão influenciar no dia a dia do trabalho ou conversas paralelas. Fique atento as decisões e as tarefas programadas.

O que não pode ter em uma ata de reunião?

Na ata não deve haver abreviaturas, e os números, datas e valores por exemplo, devem ser escritos, preferencialmente, por extenso. Exemplo: “Aos quinze dias do mês de fevereiro de mil novecentos e noventa e nove, realizou-se…”

Como se lavra uma ata?

Obrigatoriamente, a estrutura deve conter algumas informações, como:
  1. dia, mês, ano e hora da reunião por extenso;
  2. local;
  3. relação e identificação das pessoas presentes;
  4. declaração do presidente e secretário;
  5. ordem do dia com registros das discussões;
  6. fecho, finalização e assinaturas.

Como iniciar uma ata no primeiro dia do mês?

Deve-se dizer «ao (ou no) primeiro dia do mês de Março», mais usual em documentos jurídicos, «no dia 1 do mês de Março», ou, ainda, «no dia 1 de Março».

Como preencher caderno de ata?

Quais as informações que devem constar no termo de abertura de livro de atas?
  1. quantidade de folhas que devem ser numeradas;
  2. nome da associação;
  3. localização da associação, com rua, número, bairro, município e estado;
  4. registro da associação em Cartório de Pessoas Jurídicas, com número de registro;

Como fazer o fechamento de uma ata?

Finalize a ata com uma frase ou parágrafo que indique o encerramento da reunião ou assembleia. Alguns exemplos de encerramentos formais são: "Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada às [horário]." "Não havendo mais assuntos a serem discutidos, a assembleia foi encerrada às [horário]."

Como fazer ata ABNT?

A Ata deve ser redigida de forma clara e concisa e ser preenchida conforme 6.1 a 6.10. 6.1.1 O logotipo da ABNT deve estar contido no canto superior direito do cabeçalho da Ata. 6.1.2 O número e o nome do ABNT/CB ou do ABNT/ONS devem ser escritos em negrito e em fonte Arial 12, no canto superior esquerdo do cabeçalho.

Como organizar a pauta de uma reunião?

A pauta deve incluir as seguintes informações básicas:
  1. Data, horário e local da reunião.
  2. Uma lista de chamada dos participantes.
  3. Os objetivos da reunião.
  4. Tópicos ou perguntas para discussão.
  5. Tempo destinado para discutir cada tópico.
  6. Anotações, documentação ou sugestões de reuniões anteriores.

Pode escrever no verso da ata?

Preenchimento do livro

A ata de uma nova reunião ordinária ou extraordinária sempre deve começar em uma nova folha, mesmo que haja espaço sobrando. Ela também nunca deve ser começada em um verso, ou seja, deve sempre estar em uma lauda nova e numerada.

Pode pular linha em ata?

Ata precisa ser tradicional sem espaço ou pode ser em forma de relato com parágrafos, salto de linha.

Quem deve assinar a ata de uma reunião?

Quem deve assinar a ata? A ata deve ser assinada pelo secretário e pelo presidente da mesa, cargos geralmente escolhidos no início da assembleia pelos presentes. A ata deve sempre ser registrada em cartório?

Qual a validade de uma ata de reunião?

Com ou sem registro em cartório, a validade de uma ata é vitalícia. A menos que suas deliberações sejam revogadas posteriormente em nova assembleia.

Como escrever hora em ata?

Use 16h30 ou 16h30min10s. Escreva h, min e s para horas, minutos e segundos. O min é necessário se a indicação especificar a hora até o número de segundo. Note que em horas, minutos e segundos, nas formas abreviadas, não há s, ponto final, dois pontos nem espaço.

Qual a finalidade de uma ata de reunião?

A ata tem como intencionalidade ou objetivo a realização de registros de ideias, informações e decisões tomadas por uma coletividade. É um importante e eficiente recurso para se documentar tudo o que foi discutido e deliberado em assembleias, congressos, conferências, e, principalmente, reuniões.

Por que a ata precisa ter assinatura de todos os participantes?

Como a ata é um documento formal, é necessário colher todas as assinaturas dos presentes, para validar as informações registradas.

O que é uma ata de reunião formal?

Qual a diferença da ata informal e formal? A ata formal – ou ata de reunião oficial – deve ser assinada por todos os integrantes, devendo conter todas as informações que foram previamente discutidas e, também, deve ser obrigatoriamente registrada em cartório.

O que é uma ata exemplo?

Geralmente redigida por um secretário ou pessoa designada para essa função, uma ata inclui informações como data, hora e local da reunião, lista de participantes, pauta da reunião, resumos das discussões, decisões tomadas, votações, assuntos pendentes e quaisquer outras informações relevantes.

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