Como elaborar um recurso de apelação?

Perguntado por: Violeta Sara de Oliveira  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

Para fazer um recurso de apelação penal, ele deve ser interposto em primeiro grau, como já foi dito. Depois, o juiz deve atribuir a este os efeitos previstos na lei (regra de suspensividade) e encaminhar o processo a um tribunal. Já encaminhado, um relator será sorteado a examinar o caso e julgar a apelação.

O que deve conter no recurso de apelação?

A apelação, especificamente, possui três requerimentos básicos para poder ser interposta em um processo: a existência de uma sentença judicial, o preenchimento dos requisitos apontados no artigo 1.010 do Novo CPC e a interposição no prazo estabelecido pelo Código de Processo Civil.

Como fazer uma apelação cível passo a passo?

Ele deve ser realizado por meio de petição dirigida ao juiz, contendo os nomes e a qualificação das partes do processo, a exposição do fato e do direito, as razões do pedido de alteração ou anulação da sentença, assim como o pedido por uma nova decisão judicial.

Qual a estrutura de uma apelação?

Nome das partes (apelante e apelado); Origem: dados do processo. ... Síntese do processo: Fazer um resumo de todo o ocorrido e destacar a decisão impugnada. Razões para reforma: Fundamentar as razões pelas quais merecer reforma ou anulação.

Onde deve ser protocolado o recurso de apelação?

A apelação deve ser interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau. Ou seja, o protocolo da petição deve ocorrer junto ao processo em trâmite.

PRÁTICA CÍVEL - APELAÇÃO

34 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma apelação penal passo a passo?

A sua apelação deve começar pela identificação do réu. Nessa parte você deve dar o máximo de qualificações possíveis para demonstrar vínculos e idoneidade do acusado. É necessário preencher com informações como estado civil, idade, profissão etc.

O quê relator pode fazer quando analisa o recurso de apelação?

Somente se o recurso for considerado admissível é que o relator prosseguirá dando início à análise da respectiva fundamentação, momento em que será apreciado e debatido o pedido de integração, anulação ou reforma da decisão, seja ela interlocutória ou sentença.

O que o relator desembargador deve fazer assim que receber o recurso de apelação?

8. Não sendo caso de decisão monocrática, o relator deverá elaborar seu voto, expondo o resumo dos fatos e os fundamentos de seu voto, para - por fim - votar pelo conhecimento ou não do recurso de apelação e se conhecido, pelo provimento ou não deste.

O que vem depois das contrarrazões de apelação?

Após a juntada de todas as razões e contrarrazões de apelação, os autos devem ser remetidos ao tribunal responsável pelo julgamento do recurso. Note que o juízo de admissibilidade (avaliação se o recurso cumpre todos os preceitos e requisitos exigidos pela lei) será realizado só no tribunal.

O que posso alegar nas contrarrazões de apelação?

Contrarrazão pode ser conceituado como o instrumento legal, de ordem processual, que visa contrariar, refutar, combater as razões do recurso, apresentadas pela parte contrária. As contrarrazões estão relacionadas ao recurso de apelação, recurso ordinário, recurso especial e o extraordinário.

Como fazer razões de apelação criminal?

FULANO DE TAL, devidamente qualificado nos autos da ação penal em epígrafe, por intermédio de sua Defensora que adiante subscreve, vem à presença de Vossa Excelência, com fulcro no artigo 600, caput, do Código de Processo Penal, apresentar RAZÕES DE APELAÇÃO, requerendo a juntada desta aos autos.

Quando começa a correr o prazo para apelação criminal?

2. O início da contagem do prazo para interposição do recurso de apelação conta-se da intimação da sentença, e não da juntada aos autos do mandado respectivo. (Súmula 710 do STF e precedentes desta Corte).

Quem é o recorrido na apelação criminal?

Em alguns recursos, a parte contrária ao recurso (o recorrido) tem de ser ouvida para opinar a respeito do recurso interposto pelo recorrente. É assim que funciona: Portanto, temos razões do recorrente e do recorrido.

O que é julgamento de apelação?

É decisão emanada do juiz de primeiro grau de jurisdição. Por intermédio da apelação, se busca obter a reforma total ou parcial da decisão impugnada, ou até sua invalidação.

O que significa artigo 588?

Art. 588. Dentro de dois dias, contados da interposição do recurso, ou do dia em que o escrivão, extraído o traslado, o fizer com vista ao recorrente, este oferecerá as razões e, em seguida, será aberta vista ao recorrido por igual prazo. ... Se o recorrido for o réu, será intimado do prazo na pessoa do defensor.

O que é artigo 600?

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. Art. 600. Assinado o termo de apelação, o apelante e, depois dele, o apelado terão o prazo de oito dias cada um para oferecer razões, salvo nos processos de contravenção, em que o prazo será de três dias.

Qual o prazo para interpor recurso de apelação?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

Como é a contagem de prazo no processo penal?

No Processo Penal, continua-se contando os prazos processuais em dias corridos, excluindo-se o dia inicial e incluindo o de vencimento. “Art. 798. Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado.

Como é contado o prazo no processo penal?

Na contagem do prazo penal o primeiro dia é contado, independente do horário de início, quanto ao prazo processual, não se inclui o dia de início no prazo, mas sim o dia do vencimento (art. 798, § 1.º, Código de Processo Penal). Art. 10 – O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo.

O que é uma razão de apelação?

No nosso sistema legal, a apelação é o recurso cabível da decisão ou sentença do juiz, quando não couber recurso em sentido estrito, dirigido ao Tribunal, objetivando a reforma ou anulação do julgado.

O que quer dizer razões de apelação?

4 - As razões do recurso interposto tratam de matérias que não foram enfrentadas na sentença recorrida, ou seja, razões recursais dissociadas das do decisum impugnado, o que não se admite ante a ausência de qualquer exposição de razões e motivos, fáticos ou jurídicos, para se alterar a decisão proferida, não havendo, ...

Como fazer razões recursais?

Pelo 135: Você pode fazer isso através do telefone no INSS: 135. Agendado o horário, é só comparecer na agência e protocolar o Recurso. É importante verificar se as agências estão atendendo neste momento de pandemia.

O que pode ser alegado em preliminar de contrarrazões?

1.009, parágrafo 1º, do Novo CPC. (2) Devem ser suscitadas na preliminar de apelação ou nas contrarrazões, todas as questões resolvidas na fase de conhecimento cuja decisão a respeito não comportasse agravo de instrumento e, dessa forma, não tenham sido cobertas pela preclusão.

Pode alegar fato novo na apelação?

As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. ... 1.014 do CPC não trata da alegação de fatos novos (supervenientes). Estes podem ser veiculados, na apelação ou outro momento, porque o art.

O que alegar em contrarrazões de recurso especial?

I - a exposição do fato e do direito; II - a demonstração do cabimento do recurso interposto; III - as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão recorrida.

Artigo anterior
O que é uma pessoa x1?
Artigo seguinte
Como prevenir a leishmaniose em cães?