Como é uma procuração?

Perguntado por: Paulo Miguel Fonseca Magalhães  |  Última atualização: 28. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

Uma procuração particular é aquela feita pelas próprias partes, em um papel comum e assinado por quem dá os poderes. Nesse caso, ela será válida para todas as finalidades em que a Lei não exija o chamado instrumento público.

Onde e como fazer uma procuração?

Para fazer uma procuração pública, o outorgante, que é quem concede poderes, deve dirigir-se a um cartório de notas de sua preferência. Não é necessário o comparecimento do procurador (o outorgado, que recebe poderes).

Quais são os tipos de procuração?

Há dois tipos: a pública e a particular. Particular: é o documento em que não há a necessidade de um cartório. Pode ser feito em casa com o envolvimento do outorgante e outorgado. Contudo, pode ocorrer de uma das partes (outorgante ou outorgado) querer a oficialização do documento.

O que é uma procuração?

Procuração é o instrumento pelo qual alguém nomeia outrem de sua confiança como seu representante (procurador), para agir em seu nome em determinada situação em que não queira ou não possa estar presente.

O que é uma procuração para que serve?

A procuração é um instrumento formal e legal através do qual uma pessoa autoriza outra a agir em seu nome, ou seja, é uma formalidade jurídica que possibilita a outorga de poderes de uma pessoa (outorgante ou mandante) à outra (outorgado ou mandatário).

AGU Explica - Você sabe o que é uma procuração?

34 questões relacionadas encontradas

Para que me serve uma procuração?

Para que o advogado possa representar o seu cliente no processo judicial, é necessário que a ele sejam concedidos poderes para atuar em seu nome. Ou seja, a procuração – no âmbito jurídico – é uma autorização que o cliente dá ao seu advogado para que ele possa praticar todos os atos necessários dentro do processo.

Quando se usa uma procuração?

Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."

O que é preciso para fazer uma procuração?

Para emitir uma procuração o documento deve conter dados da localidade onde foi emitida, validade, e dados pessoais do outorgante e outorgado, como: a naturalidade, o estado civil, a profissão, o endereço, o RG e o CPF.

Quais são os poderes especiais de uma procuração?

São poderes especiais: receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica (art. 105 do NCPC).

O que não pode ser feito por procuração?

A procuração não pode ser usada nos casos que tenham a ver com os chamados "direitos personalíssimos": direitos que dizem respeito à própria pessoa e que não podem ser transferidos. · renunciar a direitos de imagem (reality shows).

O que é preciso para fazer uma procuração no cartório?

Pessoa Física: o interessado em nomear um procurador deverá apresentar os seus documentos pessoais originais (RG e CPF) e certidão de casamento (se casado, separado, divorciado ou viúvo) ou nascimento (se solteiro) (atualizada até 90 dias).

Como fazer uma procuração simples?

A Procuração deve ser assinada e registrada em cartório.
...
Como fazer uma procuração simples?
  1. Identificação do outorgante;
  2. Identificação do outorgado;
  3. Data da outorga;
  4. Objetivo da outorga;
  5. Identificação do local onde a procuração foi passada;
  6. Descrição e extensão dos poderes conferidos.

Como passar procuração para outra pessoa?

O substabelecimento de procuração pode ser feito em qualquer Cartório de Notas, sendo dispensável a presença e a autorização do outorgante (aquele quem passa a procuração). No ato, devem estar presentes o atual procurador e aquele que vai receber os poderes. É preciso ter uma cópia da procuração para fazer a alteração.

Quais os poderes conferidos pela procuração ad judicia?

8) Determinados atos, todavia, embora se considerem tecnicamente processuais, exigem poderes especiais e menção expressa na procuração "ad judicia", para que possam ser praticados pelo procurador: receber a citação inicial, confessar, transigir, desistir e dar quitação e firmar compromisso.

O que é uma procuração específica?

A procuração pode outorgar poderes gerais ou especiais. A depender do ato que se vai realizar, a procuração deve ser específica, isto é, outorgar poderes especiais. A procuração com poderes gerais ou em termos gerais só confere poderes de administração ordinária.

Quem pode fazer uma procuração?

Podem receber procuração todas as pessoas capazes. Também pode ser procurador a pessoa maior de dezesseis (16) anos e menor de dezoito (18) anos, mas, neste caso, o outorgante não tem, como regra, direito de ação contra eles em caso de má gestão.

Qual o valor de uma procuração pública?

Tirando a procuração para fins previdenciários que, normalmente, é isento de valor, os outros casos variam entre R$ 80,00 e R$ 250,00. É importante que, antes de realizar a procuração, o interessado tenha plena certeza do poder que ela outorga.

O que é preciso para ser procurador de um idoso?

Esta procuração fica registrada em Livro do Cartório de Notas. Em regra, a idade não é impeditiva para a outorga de procurações. Ou seja, um idoso de 90 anos, se lúcido, poderá indicar um procurador da sua confiança para representá-lo.

Como fazer uma procuração e para que serve?

Deve ser lavrada em Tabelionato de Notas e precisa informar os poderes, gerais ou específicos, que estão sendo passados para os representantes. É redigida pelo próprio outorgante (quem será representado) e reconhecida em cartório. Assim como na procuração pública, ela também deve indicar os poderes ao seu outorgado.

Para que serve a procuração de plenos poderes?

Plenos poderes: Este tipo permite que o outorgado faça trâmites de qualquer natureza em nome do outorgante. A documentação pode incluir até mesmo interesses bancários e judiciais.

Como fazer uma procuração para transferência de veículo?

( estado civil ), …………… ( profissão ), portador da cédula de identidade nº …………., expedida pelo ……… ( órgão expedidor ), CIC nº …………………., residente e domiciliado na cidade de……………., na rua ………………, nº ….., Estado………………………

Como fazer uma procuração para transferência de imóvel?

Modelo de Procuração para Transferência de Imóvel
  1. PROCURAÇÃO.
  2. Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF).

Tem como fazer uma procuração pela internet?

O outorgante deve acessar o site da Receita Federal na área de “Senhas e Procurações” e clicar no tipo de serviço que deseja para criar a procuração. A procuração será impressa, assinada pelo outorgante diante de um funcionário da Receita ou com firma reconhecida em cartório.

Como fazer uma procuração de pessoa física?

Eu, __________________________________________________, nacionalidade: ___________________, estado civil: __________________, profissão: _____________________________, portador(a) do RG/RNE nº__________________ e inscrito(a) no CPF sob nº_______________________ residente e domiciliado na ...

Como fazer procuração de pessoa física?

Para emitir a procuração, o cidadão deverá acessar o site da Receita Federal, preencher e imprimir o documento, indicando quais serviços o procurador poderá acessar, ou indicar todos os serviços.

Artigo anterior
Como por o messenger em português?
Artigo seguinte
Como se preparar para correr meia maratona?