O que significa quando o exame de Coombs indireto da Negativo?

Perguntado por: Frederico Dinis de Alves  |  Última atualização: 26. April 2024
Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)

Quais são os resultados possíveis para o exame Coombs Indireto? O resultado normal é negativo, ou seja, ausência de anticorpos contra células vermelhas Rh positivas. Resultados positivos indicam a presença desses anticorpos, sugerindo que já houve contato com um tipo sanguíneo diferente.

O que fazer se o Coombs indireto for negativo?

Caso o Coombs indireto resulte negativo, ele deve ser novamente solicitado a cada 4 semanas, após a 24ª semana gestacional.

Quando o Coombs indireto da Negativo precisa tomar vacina?

Quando identificada a incompatibilidade da mãe com o feto, a partir do teste chamado Coombs indireto, ou seja, o Rh da mãe é negativo (A -, B-, AB-, O-) e do bebê é positivo, é administrada a vacina entre 28 e 32 semanas da gravidez em todas as gestantes negativas com o objetivo de diminuir a chance de sensibilização.

Para que serve o exame Coombs indireto negativo na gravidez?

Como protocolo, todas as gestantes Rh negativas que gerarem filhos Rh positivos devem realizar o exame de Coombs indireto mensalmente. O objetivo é identificar os fetos com risco potencial de anemia fetal e de desenvolvimento da doença hemolítica perinatal.

Qual deve ser o resultado do Coombs indireto?

Já, no caso de teste de Coombs indireto, o resultado positivo significa que a pessoa tem um anticorpo que pode causar coágulos quando se recebe outro tipo de sangue e, dessa forma, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma transfusão sanguínea.

TESTE DE COOMBS DIRETO E INDIRETO: O QUE É, COMO É FEITO E PARA QUE SERVE?

22 questões relacionadas encontradas

O que acontece se o Coombs indireto for positivo?

Caso este exame tenha como resultado coombs indireto positivo, essa gestante deve ser encaminhada para o pré-natal de alto risco para seguir com a investigação e intervenções pertinentes ao caso.

Como saber se o feto e Rh positivo?

O fator Rh está ligado à tipagem do sangue e é isso o que define se ele será positivo ou negativo. As gestantes que precisam realizar esse exame podem solicitar no RDO a partir da 8a semana de gestação, quando já é possível identificar essa característica no bebê.

O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?

A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto de uma mulher com sangue Rh negativo e de um homem com sangue Rh positivo é examinado periodicamente para detectar sinais de anemia.

O que significa um teste de Coombs Direto positivo?

Um resultado positivo sugere a presença de autoanticorpos nos eritrócitos.

É possível um bebê nascer com o tipo de sangue diferente dos pais?

Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.

Quando repetir o Coombs indireto?

Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana.

Quando a mãe tem que tomar imunoglobulina?

A administração da imunoglobulina anti Rh(D) em mulheres Rh(D)negativas é indicada nos seguintes casos: Gravidez/parto de criança Rh(D) positiva. Aborto /ameaça de aborto, gravidez ectópica ou mola hidatiforme.

O que acontece quando o sangue da mãe é negativo?

Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.

O que é Coombs indireto positivo na gravidez?

Um resultado positivo do teste de Coombs indireto indica isoimunização (nomeadamente, incompatibilidade Rh com o feto), estando assim em circulação anticorpos contra os glóbulos vermelhos fetais e podendo o feto desenvolver a doença hemolítica perinatal.

O que acontece se não tomar a vacina de imunoglobulina?

Se o seu filho for Rh positivo e se você não fez a imunoglobulina, existe risco de isoimunização anti-Rh. Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez.

Para que serve o exame de sangue Coombs indireto?

Esse teste normalmente é realizado para detectar anemias hemolíticas autoimunes. Teste de Coombs indireto: Avalia o plasma do sangue, identificando os anticorpos ali presentes, e geralmente é solicitado em situações de transfusão, para garantir que o sangue que vai ser doado é compatível com quem está recebendo.

Qual o valor do exame Coombs indireto?

Coombs Indireto - R$55,00 - Labi Saúde.

Qual a importância do teste de Coombs?

O teste de Coombs indireto é utilizado para detectar a presença de anticorpos maternos no sangue do feto, auxiliando no diagnóstico e monitoramento dessa condição. Esse teste é essencial para a prevenção de complicações graves, como a icterícia neonatal.

Qual a combinação de sangue que não pode ter filhos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

De quem o filho herda o sangue?

Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.

Qual o tipo de sangue perigoso na gravidez?

Quando a mãe tem um tipo sanguíneo Rh Negativo e o pai Rh Positivo existe a chance do bebê vir como o pai, ou seja, Positivo também. E isso é motivo para uma certa preocupação.

O que fazer com gestante Rh negativo?

Se o sangue da mãe for Rh negativo, o médico administra à mulher uma injeção de imunoglobulina Rho(D). Essa injeção reduz a capacidade de o organismo da mãe reagir ao sangue Rh positivo do bebê. Isso faz com que a mãe tenha menos propensão de fabricar anticorpos anti-Rh que podem ser prejudiciais ao bebê.

É possível saber o tipo sanguíneo do bebê ainda na barriga?

Enquanto o bebê está na barriga, não é possível saber seu tipo de sangue.

Quais os 3 tipos de sangue mais raros?

No Brasil, para além do sangue dourado, há outros tipos sanguíneos considerados raros porque não são muito presentes na população brasileira, como é o caso do AB-, B-, e AB+.

Artigo anterior
Quantos habitantes tinham em São Paulo em 2010?
Artigo seguinte
Como funciona o sistema A-gps?