Como é realizado o exame Parasitologico de fezes?

Perguntado por: Telmo Esteves de Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Esse exame é feito analisando as amostras de fezes coletadas por métodos de separação que permitem identificar parasitas, quando presentes. Para esse exame, você deve retirar no laboratório o material para coleta das amostras de fezes. Depois disso, a amostra pode ser obtida em qualquer evacuação.

Como é feito o exame parasitológico?

O exame parasitológico é feito por meio da análise de uma amostra de fezes do paciente, que deve ser coletada pelo paciente de acordo com as instruções do local do exame. Em geral, para a realização do exame parasitológico pede-se que o paciente evacue diretamente em um frasco específico para esse tipo de exame.

Qual a forma correta para liberação de um exame parasitológico de fezes?

Recomenda-se que a coleta aconteça sobre papel ou plástico secos e você transfira uma porção das fezes (meia colher de sopa) ao recipiente fornecido pelo laboratório. Situações de diarreia requerem soluções especiais para coleta, também fornecidas pelo local de análise. Jejum não é necessário.

Quanto tempo posso guardar as fezes para exame?

Dependendo do caso, a amostra precisa ser levada para análise algumas horas após a coleta. Em outros, pode ficar na geladeira --o tempo varia, mas geralmente é por até 24 horas.

Quanto tempo demora um exame parasitológico de fezes?

No geral, o resultado de grande parte dos exames de fezes fica pronto em até 2 dias úteis após a entrega do material. Caso a análise necessite de um período mais longo, os resultados podem ficar prontos em cerca de 5 dias.

PARASITOLOGICO DE FEZES

39 questões relacionadas encontradas

Pode coletar fezes no vaso sanitario?

Não use o vaso sanitário, e sim um recipiente ou superfície (como um bidê ou o próprio chão) forrada com folhas de papel ou plástico. Utilize uma colher descartável ou a pazinha que vem junto com o pote para coletar um pouco do material.

O que posso comer antes de fazer exame de sangue oculto nas fezes?

É necessário seguir uma dieta durante os 3 dias anteriores ao exame:
  • Não ingerir carne vermelha (carne de vaca ou de porco) ou derivados como caldos, extratos e molhos.
  • Evitar os seguintes vegetais e frutas: nabo, rabanete, brócolis, couve-flor, cogumelo, alcachofra, maçã, laranja, banana e uvas.

Quanto tempo as fezes pode ficar em temperatura ambiente?

- Se o material for colhido em frasco sem conservador ou em fralda, deve ser entregue em até 1 hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido refrigerado (2-8 ºC).

Quantos dias pode guardar as fezes na geladeira?

No caso do exame parasitológico e na pesquisa de sangue oculto as fezes podem ser guardadas na geladeira por até 24 horas.

É preciso estar em jejum para fazer exame de fezes?

Ambos não precisam ser colhidos em jejum. Para o exame de fezes não precisa ser a primeira evacuação do dia. Já o de urina os médicos tem preferência quanto a primeira urina do dia, mas quando não for possível, pode ser colhida em qualquer horário, desde que tenha pelo menos 2 horas de retenção urinária.

Quais as principais orientações que devem ser repassadas ao paciente para se obter uma amostra fecal viável para a análise parasitológica?

O frasco fornecido deve ter boca larga, boa vedação e capacidade aproximada de 50 mL. Não se deve coletar fezes eliminadas no solo ou vaso sanitário, pois inviabilizam o exame devido à contaminação da amostra e consequente alteração no resultado.

Qual o primeiro procedimento a ser feito pelo profissional técnico em análises clínicas ao receber amostras de EPF na área técnica?

Coleta de fezes (Exame parasitológico de fezes - EPF)

Realizar a coleta preferencialmente pela manhã no dia da entrega ao laboratório. Apanhar 03 (três) porções pequenas do mesmo material fecal, em posições diferentes (começo, meio e fim das fezes).

Como colher EPF 3 amostras?

Preparação do Paciente: Nesse exame o paciente irá coletar 3 amostras de fezes. Deve-se coletar uma amostra por dia, não havendo necessidade de serem coletadas em dias consecutivos. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório. A amostra coletada durante o dia deve ser logo enviada ao laboratório.

Que tipo de exame é parasitológico?

O exame parasitológico é um teste realizado com amostras de fezes. O objetivo principal da análise é diagnosticar parasitas intestinais. Para isso, são utilizados critérios morfológicos. Ou seja, com o material coletado, a forma dos seres vivos é procurada e estudada.

Para que serve o exame de parasitológico?

Já o exame parasitológico de fezes ajuda a entender melhor as dores de estômago, por exemplo, ou confirmar a suspeita de que algum parasita, como a lombriga, instalou-se no sistema digestivo. Existe também a pesquisa de sangue oculto nas fezes, teste que detecta possíveis tumores e outros males intestinais.

Porque 3 amostras de fezes?

Porque solicitar três amostras ? Nos estudos comparativos dos métodos tradicionais, procedendo-se a coleta de três amostras em vez de uma única, a sensibilidade do exame aumenta em até 31,1 %.

Quais os sintomas de sangue oculto nas fezes?

Como saber se tem sangue nas fezes
  • Cor avermelhada da água do vaso sanitário após evacuar;
  • Presença de sangue no papel higiênico;
  • Manchas avermelhadas nas fezes;
  • Fezes muito escuras, pastosas e com mal cheiro.

Como colher 3 amostras de fezes?

Colocar 01 medida de fezes com a “pazinha” no interior do tubo; Deixar em local fresco e não precisa guardar na geladeira; Se tiver 2 ou 3 amostras, fazer as próximas coletas da mesma forma, respeitando os intervalos de dias; Quando completar as coletas, entregar os coletores no laboratório.

Como fazer para ir ao banheiro rápido?

8 dicas simples para soltar o intestino preso
  1. Beber água morna com limão ao acordar. ...
  2. Tomar óleo mineral. ...
  3. Mastigar bem os alimentos. ...
  4. Beber alguns chás laxantes. ...
  5. Manter uma alimentação saudável e variada. ...
  6. Fazer massagens na barriga. ...
  7. Praticar exercícios físicos regularmente. ...
  8. Estabelecer um horário.

Como fazer exame de fezes na criança?

Usando uma pazinha, coletar uma porção das fezes, do tamanho de uma noz, e colocar no frasco próprio (aproximadamente uma parte de fezes e quatro partes de conservante). - Fechar bem o frasco e agitar de modo a dissolver as fezes completamente. - Identificar o frasco com o nome completo da criança e a data.

Como se preparar para fazer o exame de sangue oculto nas fezes?

1. Colete as fezes no frasco fornecido pelo laboratório ou apropriado. 2. Não necessita dieta alimentar, pois o teste utilizado segue método com anticorpos monoclonais específicos para Hemoglobina Humana, não tendo reações cruzadas com outros alimentos de origem animal e interferências significativas de medicamentos.

Pode comer ovo na dieta para exame de sangue oculto nas fezes?

Alimentos permitidos: Macarrão, batata, arroz, ovos, maçã, pão francês, enlatados, amendoim, farelos de cereais (trigo aveia etc.); A Higiene bucal deve ser feita com escova de cerdas macias ou gaze e algodão.

Como coletar fezes com diarreia?

Se estiver com diarreia usar o lado da colher ou uma colher de sobremesa para pegar as fezes e colocá-las diretamente no líquido conservante. – Fechar o frasco com cuidado, agitar em movimentos circulares por 1 a 2 minutos para dissolver as fezes e trazer ao laboratório em até 24 horas.

Como coletar fezes para EPF?

Parasitológico de Fezes (EPF):
  1. Retirar no laboratório o frasco coletor sem conservante e a pazinha que o acompanha.
  2. Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina.

Como coletar exame EPF?

O EPF é realizado em uma amostra de fezes recém-colhida em um recipiente higienizado. Retirá-lo do vaso sanitário não é permitido, pois isso altera suas características, inviabilizando a análise. Em seguida ao recolhimento, o frasco com o material deve ser fechado e levado ao laboratório.

Artigo anterior
Que cuidados se deve ter ao trabalhar essas competências?
Artigo seguinte
Como saber se o feto foi afetado pela toxoplasmose?